O Ministério Público do Ceará pede que a população envie aos promotores vídeos das manifestações de Fortaleza com imagens de vandalismo ou abuso de poder por parte de policiais. Os promotores querem avaliar se há excessos tanto da polícia quanto de vândalos infiltrados de manifestações pacíficas. Os vídeos devem ser enviados para manifestacoes.denuncia@mp.ce.gov.br.
Observadores do Ministério Público estiveram durante a manifestação de quinta-feira, que ocorreu no entorno do Castelão, durante jogo entre Espanha e Itália pela Copa das Confederações. Durante a manifestação, os observadores afirmaram não ter detectado abusos, agora eles pretendem aprofundar a investigação.
Torcedores e moradores se machucaram em meio ao conflito provocado por uma minoria durante o protesto na Avenida Dedé Brasil, nesta quinta-feira (27), dia da partida Espanha x Itália, na Arena Castelão. No total, 92 pessoas foram detidas durante o protesto. Não há balanço oficial de feridos. A comissão do Ministério Público que acompanhou o protesto atestou que a confusão foi promovida por um grupo à frente dos manifestantes pacíficos.

Centenas de manifestantes caminhavam pela Avenida Dedé Brasil em direção à Arena Castelão pedindo mais investimentos em educação e saúde, redução do preço do ônibus e o fim dos gastos excessivos com a Copa, entre outras reivindicações, até que, ao chegar à primeira barreira policial perto da igreja evangélica Canaã, uma minoria quis forçar passagem.