Informação policial e Bombeiro Militar

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Corregedoria manda prender 12 PMs entre Oficiais e Praças por segundo eles, os militares estariam participando da "Operação Tartaruga," no Distrito Federal.

Operação tartaruga dá cadeia para PMs

Os militares já foram levados para o 19º BPM

Tamanho da Fonte    DANIELA BARMA
dmachado@grupocomunidade.com.br
  Redação Jornal Coletivo
A Corregedoria da Polícia Militar expediu, hoje, 12 mandados de prisão para oficiais e soldados da corporação, que serão levados para o 19º BPM, em cumprimento à ordem da juíza da Auditoria Militar. Os policiais que tiveram o mandado de prisão decretado, possivelmente, estão ligados à operação tartaruga. Os PMs irão primeiramente para a Corregedoria, depois para o IML e em seguida serão encaminhados para o presídio militar e quartéis.

“Já temos 12 mandados expedidos e eles terão direito às garantias constitucionais, ou seja, o princípio da ampla defesa e do contraditório’’,  destacou o coronel PM, Civaldo Florêncio da Silva.
O corregedor Lima e o coronel Civaldo durante entrevista, hoje à tarde, no Comando Geral da Polícia Militar do DF
FOTO: Catarina CalladoO corregedor Lima e o coronel Civaldo durante entrevista, hoje à tarde, no Comando Geral da Polícia Militar do DF

Os militares foram indiciados, por quatro tipos de infrações previstas pelo Código Penal Militar,  Decreto Lei nº 1.001/69, como o artigo 155, em que se torna crime  incitar à desobediência, à indisciplina ou à prática de crime militar, a pena vai de reclusão de dois a quatro anos.  Artigo 160, desrespeitar superior diante de outro militar, detenção de três meses a um ano; artigo 163, recusar obedecer a ordem do superior sobre assunto ou matéria de serviço, ou relativamente a dever imposto em lei, regulamento ou instrução, detenção de um a dois anos; artigo 166,  publicar o militar ou assemelhado, sem licença, ato ou documento oficial, ou criticar publicamente ato de seu superior ou assunto atinente à disciplina militar, ou a qualquer resolução do governo, detenção de dois meses a um ano.

“Está sendo violado agora a hierarquia, a disciplina, à instituição da Polícia Militar, se a prisão não for decretada, muito provavelmente essa indisciplina não só vai continuar, mas vai tomar uma proporção que a gente não vai ter noção de onde poderá chegar. E estamos tomando essa medida para evitar’’, destacou o corregedor da PM, adjunto Lima.

Civaldo  explicou como foram identificados os policiais que praticaram as infrações e informa que novos pedidos de prisões podem ser decretados. “Desde de dezembro, nós fizemos a aquisição de ferramenta de TI (tecnologia da informática) que permite que todas as mensagens postadas via web, via rádio, ou via torpedo sejam identificadas. A partir de agora, temos condições de identificar essas pessoas que fizeram esse tipo de postagem.



Já temos 12 mandados expedidos e eles terão direito às garantias constitucionais”.
Civaldo Florêncio da Silva, Coronel da Polícia Militar

Fonte: Coletivo Mais Comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.