segunda-feira, 24 de março de 2014

PMPE: vai chegar a hora que os PMs vão apanhar nas ruas feito está acontecendo com os PMs do Rio que tem uma ordem para não reagir. Policial militar é "pichado" durante passeata na Conde da Boa Vista.


Policial militar é "pichado" durante passeata na Conde da Boa Vista

Publicação: 24/03/2014 11:58 Atualização: 24/03/2014 12:20

Rosto e roupa do policial militar ficaram manchados pela tinta jogada pelos manifestantes. Foto: Rosália Vasconcelos/DP/D.A Press
Rosto e roupa do policial militar ficaram manchados pela tinta jogada pelos manifestantes. Foto: Rosália Vasconcelos/DP/D.A Press
O protesto realizado por comerciantes ambulantes no centro do Recife na manhã desta segunda-feira teve mais um momento de tensão. Na altura no Colégio Marista, na Avenida Conde da Boa Vista, integrantes do movimento "Não vai ter Copa", que acompanhavam a passeata, picharam o rosto e as costas de um policial militar. O gesto foi repudiado pelo presidente do Sindicato dos Comerciantes Informais de Pernambuco, Severino Silva, que reforçou, no carro de som, o tom pacífico da mobilização.

Ambulantes se concentraram em frente ao antigo Colégio Marista.
Ambulantes se concentraram em frente ao antigo Colégio Marista.
Por volta das 10h, os comerciantes fecharam o cruzamento da Avenida Conde da Boa Vista com a Rua Gervásio Pires, no centro do Recife. Agentes da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) e do desviaram o tráfegop pela Rua Corredor do Bispo.Na ocasião, outro momento tenso. Alguns motoristas furaram o bloqueio e, com receio, lojas fecharam as portas, inclusive o Shopping Boa Vista. 

Os ambulantes pedem a instalação de um shopping popular na cidade e sugerem a desapropriação do terreno do antigo colégio Marista, na Avenida Conde da Boa Vista. Exibindo faixas e cartazes, os manifestantes contam com o apoio de representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do movimento estudantil. 
Depois fecharam o cruzamento da rua Gervásio Pires com a Avenida Conde da Boa Vista
Depois fecharam o cruzamento da rua Gervásio Pires com a Avenida Conde da Boa Vista
A passeata segue pelo centro do Recife até a sede da prefeitura, no Cais do Apolo, onde o grupo quer ser recebido pelo prefeito Geraldo Julio e não pelo secretário João Braga. De acordo com a vice-presidente do Sindicato dos Comerciantes Informais de Pernambuco, Luciana Mendonça, nas negociações iniciadas em janeiro deste ano, a prefeitura ofereceu um terreno entre as ruas Sete de Setembro e da Soledade, mas os ambulantes não aceitaram por acreditarem que o local não tem movimento. Outra opção apresentada pela administração municipal serria um prédio localizado por trás do Colégio Marista, mas os comerciantes alegam que o espaço é pequeno, enquanto o terreno onde funcionava a unidade de ensino teria capacidade para abrigar cinco mil ambulantes.

Com informações da repórter Rosália Vasconcelos

4 comentários:

  1. Manifestações pacíficas sim, é justo, é constitucional, serve para revelar as dificuldades de cada profissional/categoria. Mas enveredar pela quebra da ordem pública é no mínimo, intolerância constitucional para com as forças auxiliares que tem o dever de manter a incolumidade das pessoas e a ordem pública. Atentar contra essa ordem é desordem, é inconstitucional, é crime. Valter - Ten BM.

    ResponderExcluir
  2. que ponto nós chegamos, o estado tem que tomar uma providência.

    ResponderExcluir
  3. o estado ta nem ai companheiro o governo quer saber de votos e os comandantes de segurança publica não estão no combate direto e também estão pouco se lixando só fazem o que é mandado pelo governo já foi o tempo em que "policia mandava em policia" agora quem manda é os paisanos e eles não estão nem um pouco preocupados com a ordem pública pelo contrario. Uma pena ver o país chegar ao ponto que chegou ver quem deveria da ordens para manter a ordem ter medo mandar fazer o que é certo e está de forma indireta dando ponto para o errado.

    ResponderExcluir
  4. Sou Policial Militar e fico revoltado com uma cena dessa, mais revoltado ainda com a falta de atitude e firmeza do policiamento. A Policia nunca pode ficar desmoralizada; ser policial controlado e legalista não é ser policial frouxo e válvula de escape de vagabundo. O cara que fez isso com o PM deveria no mínimo está com a cabeça aberta e os dentes quebrados, ele e tantos outros que viesse pra cima do policiamento. Posso até dá um vacilo e levar um banho desses, mas tenham certeza que eu e meus companheiros de serviço iriamos quebrar geral sem medo de impressa ou policiólogos hipócritas. Responderia com muito orgulho e pularia de felicidade ao ver um monte de cabeça de vagabundo jorrando sangue.

    ResponderExcluir

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.