quarta-feira, 31 de julho de 2013

Será que vão formar Cabos e Sargentos lá? UFPE e SDS firmam convênio para graduação para as polícias e aumento de segurança no campus


Diario de Pernambuco

UFPE e SDS firmam convênio para graduação para as polícias e aumento de segurança no campus

Publicação: 31/07/2013 20:31 Atualização:

A Universidade Federal de Pernambuco e a Secretaria de Defesa Social firmaram convênio para melhorar o patrulhamento no campus Recife e capacitar os profissionais de segurança do estado. Em reunião entre o reitor Anísio Brasileiro e diretores da SDS, na última segunda-feira (29), foram discutidas ações de melhorias conjuntas como interligar as câmeras de monitoramento da universidade ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) e ao oferecimento de um curso de extensão universitária em Análise de Inteligência e Análise Criminal para as polícias Militar e Civil. Os bombeiros não ficaram de fora e deverão capacitar os seguranças para a formação de uma brigada de incêndio no centro acadêmico.

O protocolo de intenção entre as instituições já foi aprovado. A ideia é que, até outubro deste ano, essas e outras ações de segurança sejam colocadas em prática com a nova parceria.

O curso de extensão universitária em Análise de Inteligência e Análise Criminal será coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFPE. O programa irá incluir quatro módulos teóricos, cada um de 30 horas. A ideia é que, além do curso de extensão, seja incluída uma área de pesquisa vinculada a segurança no Mestrado Profissional em Políticas Públicas da UFPE. 

SBPC 
A experiência da 65ª Reunião Anual da SBPC, realizada na semana passada na UFPE, serviu como um laboratório para o quesito segurança na Universidade. Durante o evento, houve um incremento de mais de 20 mil pessoas, além das habituais 40 mil que circulam no Campus Recife da UFPE. Para garantir a segurança dos presentes, foi montada uma Central de Gestão Integrada e Controle de Segurança, a CGIS, composta por Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e CTTU. A coordenação da CGIS ficou com a Superintendência de Segurança Institucional da UFPE. Como resultado, não foram contabilizadas ocorrências como roubos, furtos e outros atos de violência no Campus durante o evento. O êxito da operação foi um incentivo para a busca da parceria entra a Universidade e a Secretaria de Defesa Social. 

Com informações da Universidade Federal de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.