sábado, 20 de julho de 2013

Manifestantes entram em confronto com a PM em Natal; guarda municipal tem ataque cardíaco e morre


UOL

  • Divulgação/Via Certa Natal
    Manifestantes depredaram uma agência bancária localizada na avenida Rio Branco, no bairro Cidade Alta, em NatalManifestantes depredaram uma agência bancária localizada na avenida Rio Branco, no bairro Cidade Alta, em Natal
Manifestantes do movimento #RevoltaDoBusao entraram em confronto com a polícia em frente à Câmara de Natal, nesta sexta-feira (19). No tumulto, manifestantes jogaram pedras contra os policiais militares, que revidaram usando sprays de pimenta, bombas de gás e efeito moral. Durante o confronto, um guarda municipal que estava dentro da Câmara se assustou com o barulho, sofreu um ataque cardíaco fulminante e morreu, segundo a PM (Polícia Militar).
Segundo a PM, pelo menos duas pessoas foram presas --um adolescente que estava apontando uma caneta de raio laser para o helicóptero da PM e um jovem que estava com a mochila cheia de pedras.
De acordo com a PM, o movimento iniciou pacificamente, na parte da tarde, mas ao anoitecer começou a ocorrer tumultos, vitrines de várias lojas que estavam no percurso que integrantes passaram para chegar até a Câmara de Vereadores de Natal foram apedrejadas, como O Nordestão e Jacaúna, além de agências bancárias depredadas, como o banco Santander, localizado na Avenida Rio Branco, no bairro Cidade Alta.
A polícia informou que um carro de reportagem da TV Tropical foi depredado --uma das portas do veículo foi arrancada as placas foram pichadas. Ainda na Avenida Hermes da Fonseca, os manifestantes atearam fogo em lixeiras e jogaram pedras no prédio da emissora de rádio 95 FM. Ninguém saiu ferido durante os ataques.


A concentração do protesto foi iniciada na BR-101 (Avenida Salgado Filho), próximo ao Shopping Via Direta. Depois os manifestantes seguiram para a Câmara de Vereadores de Natal pela Avenida Hermes da Fonseca.
Apesar de terem iniciado o movimento pacificamente, integrantes do #RevoltaDoBusao prometeram retaliação no ato desta sexta-feira devido à maneira que foram abordados pela polícia na tarde dessa quinta-feira (18) para desocuparem a Câmara de Vereadores de Natal. 

Nota de repúdio

A OAB/RN (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Norte) divulgou uma nota após o fim do protesto repudiando "atos de violência praticados no transcorrer da manifestação".
"Ao recriminar a arbitrariedade estatal, ocorrida ontem na Câmara Municipal de Natal, contra manifestantes que estavam, pacificamente, reivindicando o amplo debate sobre transporte público e mobilidade urbana, a OAB/RN reafirma seu compromisso com a defesa intransigente da ordem democrática.
O texto reforça ainda que as pessoas tem o direito constitucional de liberdade de expressão e de imprensa e rechaçou atos e as condutas que violaram a "integridade do ser humano e do patrimônio público e privado."
"Sendo assim, a OAB/RN condena todo e qualquer ato de violência perpetrado em desacordo com a ordem constitucional e defende a identificação e responsabilização das pessoas que tenham praticado delitos durante as manifestações de ontem e de hoje", informou a OAB/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.