sábado, 2 de fevereiro de 2013
Lembre-se PM se você acertar quem acertou foi a Policia Militar, se você errar quem errou foi você individualmente, e não a Policia Militar! MPPE recomenda cautela à PM durante o Carnaval, o MP diz "Caso policiais militares façam o uso abusivo ou arbitrário da força, eles poderão ser responsabilizados em âmbitos administrativo, civil e até criminal".
MPPE recomenda cautela à PM durante o Carnaval
Pernambuco
Exercer suas funções sem que haja emprego inadequado da força. Esta é uma das orientações que deve ser seguida pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) durante o Carnaval do Recife. A advertência consta em uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) enviada ao Comando Geral da Polícia Militar, com o objetivo de garantir que a segurança durante as festividades funcione de forma regular, sem o uso da força excessiva.
O documento, assinado pelos promotores de Justiça Westei Conde e Jecqueline Elihimas, alerta que é preciso prevenir e coibir eventuais excessos por parte da PM neste período carnavalesco. No eventual emprego de técnicas de detenção ou dispersão de foliões, a PMPE deve evitar a utilização de métodos que provoquem sofrimento desnecessário. Caso policiais militares façam o uso abusivo ou arbitrário da força, eles poderão ser responsabilizados em âmbitos administrativo, civil e até criminal.
É necessário, de acordo com a recomendação, compatibilizar o dever de preservação da ordem pública, atribuição da PMPE, com a observância do direito à vida, à liberdade e à integridade física e moral da população.
Entre as ações que devem ser cumpridas pela equipe da PM está também a de afixar a recomendação no quadro de aviso de todas as unidades policiais do Recife que estão envolvidas na Operação Carnaval 2013, assim como publicá-la no boletim geral da corporação.
Os representantes do MPPE estabeleceram o prazo de 48 horas para que a PM informe à Promotoria de Justiça sobre do acatamento da recomendação.
Fonte: MPPE - Ministério Publico de Pernambuco
Caro Adeilton.
ResponderExcluirHoje na Reserva Mal Renumerada, passei 30 anos e 13 dias, no serviço Ativo da "Antiga Gloriosa Policia Militar de Pernambuco". Nada mudou aliás, estão mudando. Antigamente, isso mesmo, antigamente e em todos os perídoos momesco, lá vinha a "ladainha" dos "entendidos" da PMPE repassar as famosas recomendações: não faça uso disso, daquilo etc, etc e tal...
Pronto agora lascou mais ainda para as Praças. A ingerência do MPPE, como se não bastasse o sofrimento de chegar-mos cêdo ao local denominado de "trabalho", ficar mais de 08 horas em pé com postura, sorrir para os foliões etc, etc e tal... Por que o MPPE, em suas "DETERMINAÇÕES", também não fez as ditas recomendações e observância, no cumprimento da carga horaria de trabalho, na alimentação, no deslocamento até o local em que os PPMMs irão ficar estático, nas acomodação: local para refeição, utilização de banheiros, alojamentos para suas necessidades...
Meu amigo, como escreví acima estou na RR, as vezes quando vejo uma GT com 02 PMs fico olhando.
Mais como dizíamos na minha época, somos bombril temos 1001 utilidades e custamos barato.
Aproveito para dar um bizú as praças que com certeza estarão, no sofrimento, no calor, no sereno e a população com todos os seus direitos de serem protegidos pela PMPE. Levem com vocês um instilingue e algumas bolas de papel e "se" em último caso ter que fazer uso, puxe a "Baliadeira" e atire no seu próprío pé.
Um Militar Estadual de Ontem, mais que não é reconhecido HOJE.
O MPPE deveria enviar estas recomendações as famílias desses jovens arruaceiros, viciados, muitos de classe média, filhos de Promotores, juízes, e não à PMPE que sabe fazer o seu trabalho. É isso que estar preocupando os senhores promotores, não querem ir as Delegacias resgatarem seus filhinhos arruaceiros. Sou Policial e não preciso desta recomendação imbecil.
ResponderExcluirPrimeiro que tudo devemos preservar a NOSSA INTEGRIDADE FÍSICA E O NOSSO RESGUARDO SOCIAL E MORAL, para depois não estar levando acocho desses promotores e magistrados que botam pra quebrar na gente quando erramos, pois o cerco está se fechando cada vez mais em cima de nós.
ExcluirHoje em dia não adianta o policial dar uma de xerife ou cavalo do cão, porém os que acham que tem que ser assim, SEGURE A ONDA QUANDO VIER A TROMBA, pois sociedade, juízes, promotores não querem saber se o policial é operacional, isso ou aquilo.
sd 31 mil do 22BPM(Surubim)