sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Cães da PM são sacrificados por causa de calazar
Cães da PM de Cajazeiras, na PB, são sacrificados por causa de calazar
Cinco cães foram sacrificados após contaminação de calazar e cinomose. Dick e Baruck eram os únicos cães farejadores do canil em
14/09/2012
Do G1 PB
Três cães contraíram cinomose, que não é transmitida para o homem, e dois leishmaniose, doença conhecida popularmente como calazar e pode ser transmitida para o homem, causa da decisão de sacrificar os animais. “Cumprimos a determinação da Anvisa, de sacrificar os animais com procedimentos indolor com a aplicação de anestesia e em seguida da injeção letal”, explicou o cabo Sidnei. Outros quatro cachorros que também integram o canil foram submetidos aos exames e foi constatado que eles não haviam contraído nenhum tipo de vírus.
Os cães Dick e Baruck passaram por um treinamento de quase dois anos para poderem atuar na busca e localização de entorpecentes. “Eles trabalhavam em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal com a verificação de cargas nas estradas e em rodoviárias. Eles também eram utilizados para localizar drogas em residências durante as ações da polícia”, explicou o cabo Sidnei. Com as mortes dos animais, o canil ficou sem cães farejadores.
Já os cachorros Fly e Blade eram utilizados para realizar a guarda em proteção em estádios e também em caso de rebelião. Dos quatro animais que sobreviveram, dois já atuam na guarda. Para tentar suprir a necessidade, o 6º BPM está se organizando para adquirir filhotes, talvez do canil da Polícia Militar de João Pessoa, ou comprar um animal já treinado.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba . Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.