quarta-feira, 8 de junho de 2011

Comando Geral anuncia fim das companhias

Comando da PM anuncia fim das companhias


Projeto de reengenharia prevê bases operacionais


O comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo, anunciou durante audiência pública realizada anteontem em Piracicaba - a qual reuniu representantes de várias cidades da região -, o fim das companhias da Polícia Militar. O objetivo é reforçar o investimento humano da corporação.

Conforme explicou o comandante, a proposta é que esse setores passem a atuar como bases operacionais. "Hoje essas companhias operam apenas como áreas administrativas e, com a reengenharia, esses policiais passarão a atuar nas ruas, com viaturas", explicou.
Ele admitiu que o maior desafio da corporação, hoje, é zerar o déficit de policiais e acrescentou que o objetivo é atender as demandas das cidades do interior paulista.

"No que se refere a equipamentos, a PM não tem problemas, a polícia vai muito bem, mas o nosso desafio é eliminar os claros (falta de efetivo)", afirmou.


Segundo ele, em junho serão incorporados, no Estado, 2.000 soldados temporários ao efetivo, em outubro outros 1.680 e em dezembro, 2.190 oficiais. "Com isso, atingiremos os 100 mil homens e mulheres necessários para a Polícia Militar no Estado de São Paulo", destacou o coronel.

De acordo com Camilo, a expectativa é de que mais 6.000 homens reforcem o efetivo da PM no Estado nos próximos meses, porém, os reflexos desse investimento só serão percebidos a partir de 2013. "A formação de um soldado leva dois anos, durante um ano ele fica na escola e em outro passa a trabalhar com acompanhamento", observou.

DESINTERESSE

Entre os fatores que contribuem para a defasagem do efetivo de policiais militares na região está o desinteresse dos jovens em seguir a carreira militar. Para o coronel Camilo, isso ocorre pelo fato de a região apresentar baixo índice de desemprego. "Nessas cidades não há dificuldade de emprego, por isso não há interesse dos jovens em seguir a carreira policial", justificou. Nesse sentido, segundo o militar, a PM vem intensificando a divulgação de concursos para policiais militares. Segundo ele, para as 500 vagas disponibilizadas no último processo, foram inscritos 10 mil candidatos.


SALÁRIOS

Durante a audiência pública, o comandante da PM ouviu representantes da sociedade civil das cidades da região. Alguns dos participantes questionaram sobre os baixos salários dos policiais. O coronel informou que o governo do Estado criou a atividade delegada como forma de coibir os chamados bicos realizados por alguns militares de folga. Com o projeto, os municípios atuam como parceiros do Estado, solicitando a atuação de policiais militares em atividades de segurança que competem às prefeituras.

Para isso, as prefeituras precisam regulamentar o convênio por meio de projeto de lei e a contratação ocorre via decreto. O comandante explicou que a atividade delegada é exclusiva aos policiais que estejam com dificuldade financeira e que os dias trabalhados não podem exceder dez. "Priorizamos que o policial tenha um tempo para se dedicar à família", afirmou.


Carros policiais contarão com tablets

Os policiais militares do Estado de São Paulo passarão a contar com equipamentos tecnológicos de última geração para o combate ao crime. As viaturas serão equipadas com tablets que possibilitarão, entre outras pesquisas, a consulta a RGs (documentos de identidade) e a placas de veículos. Os atuais rádios serão substituídos por equipamentos digitais evitando que a frequência da PM sofra interferências. As armas dos policiais (revólveres calibre 38) vêm sendo substituídas por pistolas ponto 40.

Os investimentos foram anunciados anteontem pelo comandante da Polícia Militar no Estado, coronel Álvaro Batista Camilo, durante audiência pública em Piracicaba que reuniu representantes da sociedade civil no auditório do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

O objetivo do evento, promovido pelo Comando da Polícia Militar do Estado, foi a apresentação dos resultados obtidos nos últimos meses pela PM e, ao mesmo tempo, apresentar as metas e objetivos da corporação para os próximos anos.


O evento foi aberto ao público e reuniu representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e de associações de bairros das cidades da região e dos municípios que compõem o 10º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior).

Fonte: Jornal de Limeira  http://www.jlmais.com/index.php/cidades/regional/94624-comando-da-pm-anuncia-fim-das-companhias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.