Operação contra fraudes da internet prendeu cinco pessoas nesta quarta-feira no Triângulo Mineiro. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), duas pessoas estão foragidas. Os suspeitos são acusados de criar sites de venda de produtos eletrônicos e não entregar a mercadoria, apesar da realização do pagamento.
Ainda de acordo com o MPMG, a ação foi coordenada pela Promotoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos e contou com a participação das polícias Civil e Militar.
A Operação Salamandra, como foi nomeada, cumpriu ainda cinco mandados de busca e apreensão em estabelecimentos localizados em Araguari e Uberlândia, no Triângulo Mineiro e em Brasília.
Como agiam
Os sites ofereciam descontos para o pagamento à vista por meio de boleto bancário e, recebido o dinheiro, não entregavam os produtos. A quadrilha de estelionatários também fazia vendas por telefone e era proprietária de uma loja no centro de Uberlândia, que, segundo as investigações, era utilizada para lavar o dinheiro angariado com os golpes virtuais.
Conforme informou o Ministério Público Estadual, os acusados tiveram suas contas bancárias bloqueadas e decretada a indisponibilidade de seus bens. A Justiça determinou que os provedores retirassem os sites do ar e substituíssem as páginas por um aviso do Ministério.
As investigações começaram em março deste ano e partiram de denúncias feitas à Promotoria de Combate aos Crimes Cibernéticos. A quadrilha agia desde 2008 e já lesou mais de mil consumidores em todo o país. Não foi informado o valor do prejuízo causado aos usuários dos sites.
Os sites identificados são:
http://www.compradachina.com.br/
http://www.comprasdachina.com.br/
http://www.conectacomputadores.com.br/
http://www.celulareschina.com/
http://www.mercadodachina.com.br/
Do Estado de Minas http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20100923100638&assunto=25&onde=Economia
u&X74;swf ztгxo idib j&X62;qu &X76;hdst.
ResponderExcluirM&X79; b&X6C;og рost ... mozzart kladionica &X6c;iѕ&X74;&X61; рd&X66;, http://gg.gg,