sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Corpo de Bombeiros inicia Operação Carnaval

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco - CBMPE - inicia, neste final de semana, a “Operação Carnaval”, que tem o objetivo de garantir a segurança dos foliões e dos turistas até a Quarta-feira de Cinzas. O esquema de trabalho consiste em ações de caráter preventivo e de socorro e resgate a pessoas vítimas de acidentes e de afogamento nas praias.



O coronel Carlos Eduardo Casa Nova, comandante geral do CBMPE, explicou que o aspecto mais importante do trabalho da corporação é a questão preventiva. “Temos dado uma ênfase especial à questão preventiva porque está comprovado que com a orientação e educação da população, conseguimos evitar muitos casos, inclusive alguns que parecem banais, mas que deixam sequelas graves”, explicou.

A atuação dos bombeiros começou com a realização de palestras em educandários e entidades comunitárias, quando é mostrada a importância da precaução e dos cuidados em casa e durante os festejos carnavalescos. Eles têm alertado para a importância do uso de vestimentas e calçados adequados, para a alimentação correta e cuidados durante os desfiles das agremiações.

O tenente coronel Valdy Oliveira, chefe do Centro de Comunicação Social, afirmou que o trabalho dos Bombeiros será realizado de forma preventiva durante os desfiles dos principais clubes de Carnaval, que arrastam milhares de foliões. “Nestes casos, guarnições ficam localizadas em pontos estratégicos para atendimento de primeiros socorros e condução das vítimas, quando necessário, para os hospitais de referência” adiantou.

No próximo domingo, os Bombeiros estarão atuando no desfile do Bloco das Virgens de Olinda, que abre a programação carnavalesca daquela cidade e arrasta milhares de pessoas. Devido ao calor e a ingestão de bebidas alcoólicas, explicou o oficial, muitas pessoas precisam de atendimento pré-hospitalar por conta da desidratação. As vítimas mais graves serão conduzidas ao Hospital Miguel Arraes de Alencar.


Guarda vidas - Outra prioridade dos Bombeiros será a ampliação do atendimento nas praias de Boa Viagem, Piedade, Olinda, Porto de Galinhas, Itamaracá e Pontas de Pedra, com os guarda - vidas do Grupamento de Bombeiro Marítimo - GBMar. A maior preocupação é com o banho de mar em áreas perigosas, próximas a barretas e sem arrecifes, e com os banhistas mais afoitos que ultrapassam a barreira natural de pedras.

Na orla marítima, os Bombeiros intensificam o trabalho na localização de crianças perdidas. “Todo o pessoal empregado neste serviço está preparado para dar orientação aos turistas informando-os sobre os cuidados necessários para que tenham um lazer tranquilo”, afirmou o tenente coronel Valdy Oliveira.

Fonte D.O

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.