Informação policial e Bombeiro Militar

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Polícia Federal autorizará a Guarda Municipal do Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco a portar arma de fogo! A autorização é para portar pistola cal. 380. Veja.

Folha da Pernambuco 


Guarda Municipal do Cabo tem porte de arma

Cotidiano

Agentes passaram por curso preparatório da PF. Autorizações serão liberadas na próxima semana

Por: Folha de Pernambuco em 20/10/16às 06h09, atualizado em 20/10/16 às 08h03

De 299 profissionais, 79 estão aptos a utilizar as pistolas com calibre 380
De 299 profissionais, 79 estão aptos a utilizar as pistolas com calibre 380Foto: Randy augusto/Divulgação

A partir de novembro, a Guarda Municipal do Cabo de Santo de Agostinho, na RMR, estará armada. Ao menos 25% dela. De 299 profissionais, 79 estão aptos a utilizar pistolas com calibre 380. O pleito da categoria para implementar lei federal de 2014 não é de agora. Em março, a prefeitura da cidade finalizou o curso preparatório com aulas teóricas e práticas para os agentes, além de aplicar um exame psicotécnico, cumprindo as normas da lei. Mas só ontem, a Guarda recebeu a autorização da Polícia Federal para se armar. Na próxima semana, já serão entregues as carteiras de porte.

De acordo com o Mapa da Violência de 2015, o Cabo teve uma incidência de 80 homicídios por 100 mil habitantes. Mais de três vezes superior à média nacional, de 25. 

Para o secretário municipal de Defesa Social, Elenilson Ferreira, a medida era inevitável. “A Polícia Militar oficia a Guarda Municipal quando vai realizar uma ação, para ter seu apoio. Ambas correm, então, os mesmos perigos, mas uma está armada e a outra não. A Guarda deu apoio durante as greves, também, garantindo que não houvesse saqueamentos na cidade como foi visto em Abreu e Lima, por exemplo”, argumentou o gestor.

A primeira cidade da RMR a ter Guarda Municipal armada pode inspirar outras. É preciso ter mais de 500 mil habitantes para que uma cidade arme sua Guarda. Em Pernambuco, até ontem, Petrolina era o único município do Estado a utilizar armas de fogo.

No Recife, os agentes já chegaram a fazer um protesto para chamar a atenção do poder público, mas não foram atendidos. “Recebemos 1 milhão de munições, mais de 500 armas de fogo automáticas e mais de 250 teasers. Estamos esperando a implementação da legislação há muito tempo”, contou o agente Manoel dos Anjos, que recebeu o material quando era presidente do Sindicato dos Guardas Municipais, Subinspetores e Agentes de Trânsito do Recife. Na época do protesto, a Prefeitura afirmou, por meio de nota, que observava as experiências em outros municípios antes de tomar uma posição.

Apenas 35 das 185 cidades podem solicitar à PF o armamento de sua Guarda Municipal. 

Isso porque um dos pré-requisitos é ter uma população de mais de 50 mil habitantes.Timbaúba, na Zona da Mata Norte, é a cidade menos populosa, com cerca de 53,5 mil moradores, capaz de realizar a solicitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.