Informação policial e Bombeiro Militar

terça-feira, 27 de julho de 2010

Conquista da Anistia: quem sabe faz a hora não espera acontecer‏




*José Carlos dos Santos



Foram necessários dez anos de uma espera sofrida, mas a vitória finalmente chegou. Sem dúvidas, uma ótima, uma excelente notícia! A conquista da Anistia aos 24 policiais militares excluídos devido a participação na Mobilização Social de 2000 é fruto de muita luta, encabeçada pela Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS – PE), desde aquela época.

Em janeiro deste ano, a Lei da Anistia nº 12.191/10, foi sancionada pelo presidente Lula. Mesmo sendo uma Lei Federal, em nenhum momento o Governo do Estado fez menção de cumpri-la. Em março, o candidato a Deputado Estadual, Renílson Bezerra, à época coordenador, reuniu os profissionais do Corpo Jurídico da entidade e, juntos, tomaram a decisão de ingressar na Justiça com uma ação para a garantia dos direitos dos associados.

Ser excluído por exercer sua cidadania é uma das crueldades proporcionadas pelo militarismo. Mais do que 24 homens, eram 24 pais e mães de família lutando por um salário digno. Afinal, embora os militares devam ter suas condutas norteadas pelos pilares da hierarquia e da disciplina, não se pode admitir que lhes seja negado o direito básico de reivindicar melhores condições de trabalho e salariais.

Várias foram as tentativas de fazer cumprir o que o regia a Lei nº 12.191/10; porém todas foram infrutíferas, pois nada foi feito por parte do Governo. Desta forma, nos autos da apelação criminal de nº 134824-7 foi requerido o cumprimento do texto da lei, sendo aceito e efetivado pela Desembargadora Dra. Auderita Ramos de Oliveira. Ela anistiou os associados que haviam sido condenados a oito anos de prisão por participarem das mobilizações sociais, além de liberar as armas apreendidas.

* José Carlos dos Santos é diretor de Administração/Patrimônio e coordenador Interino da ACS - PE


Fonte: ACS-PE
Plantão Jurídico - 81-8657 2770
24h nos finais de semana e feriados
De segunda a sexta das 18:00h as 08:00


Diretor Jurídico
Otoniel - 81 - 3423-0604
Medeiros
Luiz de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.