quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Pessoas privadas de liberdade farão a prova nos dias 6 e 7 de dezembro; no ano passado, 45,5 mil indivíduos prestaram o exame, alta de 19% ante 2014


Provas convencionais serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro; para presos, testes serão em 6 e 7 de dezembro
Elza Fiuza/Arquivo Agência Brasil
Provas convencionais serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro; para presos, testes serão em 6 e 7 de dezembro

O governo federal publicou nesta quarta-feira (21), no Diário Oficial da União, o edital com as regras do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano para pessoas que estão no sistema penitenciário e jovens que cumprem medida socioeducativa com privação de liberdade.  As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, a partir das 10h do dia 3 de outubro, e vão até o dia 21 do mesmo mês. Para esse público, o exame será aplicado nos dias 6 e 7 de dezembro. A prova convencional será em 5 e 6 de novembro.

Os interessados em participar deverão solicitar ao responsável pedagógico de sua unidade que efetue a inscrição do Enem pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação). As provas serão aplicadas nas unidades prisionais e socioeducativas. Para tanto, é necessária a indicação desses locais pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade federada.

No momento da adesão, os estabelecimentos devem indicar um responsável pedagógico, a quem caberá providenciar a inscrição dos participantes. Ele é também encarregado pelo acesso aos resultados, divulgação das informações do exame aos inscritos e encaminhamento dos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas de acesso à Educação Superior.

A chegada às salas onde as provas serão aplicadas deverá ser às 12h15, no primeiro dia de testes; e às 13h15, no segundo dia. De acordo com o edital, a diferença de horários se deve à necessidade de preencher um questionário socioeconômico no primeiro dia. O início do exame será às 13h30.

Os órgãos de administração prisional que desejarem indicar unidades para aplicação do Enem deverão firmar o termo de adesão, responsabilidade e compromisso junto ao Inep no endereço eletrônico entre os dias 26 de setembro e 7 de outubro.

No primeiro dia, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), com duração total de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, será a vez dos participantes testarem os conhecimentos em linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol –, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), redação e matemática, com duração total de 5 horas e 30 minutos.

Na edição passada, houve 45,5 mil participantes do Enem com privação de liberdade, um aumento de 19% em relação a 2014, quando foram registradas 38,1 mil inscrições.

    Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2016-09-21/mec-enem-presos.html

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.