sexta-feira, 8 de maio de 2015

Cai O Comandante Geral, o Secretário de Segurança e o Secretário de Educação!


Secretário de Segurança do Paraná pede demissão e amplia crise de Richa


Folha de S.Paulo
ANDRÉIA SADI
DE BRASÍLIA

 Ouvir o texto

O secretário de Segurança do Paraná Fernando Francischini entregou sua demissão nesta sexta-feira (8) ao governador do Estado, Beto Richa.

Foto de Fernando Francischini, que tem o mote de

Ficará interinamente em seu lugar Wagner Mesquita de Oliveira, que é delegado da PF e trabalha atualmente no departamento de Inteligência da secretaria.

Francischini cai depois de nove dias da ação policial que deixou ao menos 180 feridos numa manifestação contra o governo do Paraná, na semana passada. Bombas de gás e balas de borracha foram lançadas contra professores e servidores em greve, que protestavam contra um projeto que alterou a previdência do Estado, por quase duas horas.

Com a nova demissão –a terceira no alto escalão do governo paranaense–, amplia-se a crise na gestão Richa.

O comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel Cesar Vinicius Kogut, pediu exoneração, nesta quinta (7), por "dificuldades intransponíveis" com o comando da Segurança no Estado.

Na quarta (6), quem deixou o cargo foi o então secretário de Educação, Fernando Xavier Ferreira.

Francishini, apontado como principal responsável da operação que culminou em confronto, chegou a fazer um apelo ao governador para permanecer no cargo, mas enfrentava resistências da própria PM e críticas severas de manifestantes e até da base aliada.

Na última quarta (6), a mulher do secretário, Flavia Francischini, fez um desabafo nas redes sociais sobre as idas e vindas do processo, e disse, nas entrelinhas, que seu marido não depende de "homens sujos e covardes".

"Nunca pensei que ser honesto, profissional, linha-dura e determinado pudessem ser prerrogativas para não pertencer a um grupo político", escreveu ela no Facebook. "Um bom político trabalha e age por si só, não depende de homens sujos, covardes, que não honram as calças que vestem e precisam agir sempre em grupo, ou melhor, quadrilha."

A postagem foi apagada minutos depois.

O secretário é deputado federal licenciado pelo SD (Solidariedade), e um aliado antigo de Richa. Já foi filiado ao PSDB e atuou como secretário municipal quando o tucano era prefeito de Curitiba.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.