Modelo brasileiro de segurança pública está esgotado, afirma Haddad.
O atual modelo brasileiro de segurança pública está esgotado e é oportuno um debate sobre a municipalização e desmilitarização da polícia. A avaliação é do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, durante entrevista nesta segunda-feira (15) no programa "Gabinete Aberto", criado em sua gestão e transmitido ao vivo desde o Centro Cultural São Paulo.
Segundo o prefeito, é preciso repensar a questão da segurança pública, que tradicionalmente é tratada como um assunto do Estado e fica a cargo de uma polícia militar. "Acho que esses dois pilares estão atrelados a uma visão de Estado repressiva e política." Para ele, o Brasil criou um modelo que pensa a segurança pública a partir da segurança política.
"A polícia foi pensada como agentes de repressão aos descontentes. Então, a repressão sempre teve uma natureza política. Não vejo mais condições de o Brasil manter o tema da segurança no lugar em que ele se encontra. Esse lugar está errado e não responde mais aos desafios que estão colocados para os gestores".
Continua no link...
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/12/1562831-modelo-brasileiro-de-seguranca-publica-esta-esgotado-afirma-haddad.shtml
E qual é a novidade....?
ResponderExcluir