Marden Barbosa - por Edinaldo Souza Neves
O projeto de autoria do Soldado da PM Edinaldo Souza Neves, que é pioneiro no Brasil, tem como objetivo proporcionar ocupação e profissionalização das presidiárias e possibilitar o adestramento gratuito de cães abandonados e recolhidos pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para atuarem em associações de crianças excepcionais, asilos e centros de reabilitação.
O vice-presidente da Assembléia legislativa de MS detalha, conforme informações de veterinários especialistas, que por meio do estímulo do amor aos cães, e do convívio com esses animais, terapias irão permitir, nessas associações, asilos e centros de reabilitação, melhorias na condição psicossocial de cidadãos que necessitem de auxílio para sua ressocialização.
Segundo ele, os bichos também poderão ser doados a famílias carentes que necessitem do auxílio de um cachorro também para ser utilizado em terapias com crianças, adolescentes e idosos com necessidades especiais.
Segundo a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Mato Grosso do Sul possui 1.176 mulheres nos regimes aberto, semiaberto e aberto. E de acordo com o projeto, o órgão será responsável por disponibilizar técnicos e profissionais para ministrarem aulas práticas e teóricas com os cães recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses. A destinação de cães do CCZ ao Centro de Treinamento será realizada por meio de parceria com a prefeitura municipal de Campo Grande.
O deputado que apoia o projeto destaca que o custo desse Centro, uma vez em operacionalização, será baixíssimo, haja vista que as detentas produzirão artigos para pet shops, considerado hoje o segundo maior mercado do mundo, e no BRASIL também o segundo maior comércio interno: dados apontam que, em 2012, esse mercado movimentou mais de 14 bilhões de reais.
“ Os artigos confeccionados pelas detentas serão revendidos e o dinheiro será usado para a manutenção e custeio do Centro de Treinamento”, concluiu.
Dessa forma, os cães adestrados no referido Centro, também poderão ser treinados para cão de assistência - são cães treinados para empurrar cadeira de rodas, abrir portas, pegar e levar objetos,etc; Cães de alerta - são treinados para trabalhar com pessoas que têm epilepsia, diabetes ou problemas psicológicos e psiquiátricos, avisando quando alguém está chegando ou quando há perigo; Cães de resgate - trabalham em buscas, como parceiros dos bombeiros, em casos de acidente; Cães para deficientes auditivos - deverão avisar ao seu proprietário quando algum sinal sonoro tocar ou algum tipo de aviso.
Vale salientar que a ideia inicial partiu do adestrador do curso de Cinofilia e também Policial Militar Edinaldo Souza Neves dos Santos, Marcos Paulo da Silva Fernandes, que é tratador de cães, e por Rinaldo Costa Rodrigues , e encaminhada ao parlamentar que acreditando na proposta sentiu a necessidade de apoiá-los para que o excelente projeto pudesse ser colocado em prática.
Pesquisa
Pesquisas demonstram que, pessoas que tem um cão de companhia desenvolvem mais rapidamente sua habilidades cognitivas , sociais e emocionais. No BRASIL temos mais de 1 milhão de pessoas com deficiência visual e uma oferta de apenas 90 cães guia.
E De acordo com o Sistema Nacional de Informações Penintenciárias-Infopen, existem, atualmente, 34.058 mulheres encarceradas no Brasil, o que representa cerca de 7% da população penitenciária brasileira. Em Mato Grosso do Sul existem 12 (doze) Estabelecimentos Prisionais Femininos, sendo que, apenas 14,2% das presas cursam educação formal dentro do estabelecimento prisional. O percentual de mulheres em nosso Estado, em relação á população carcerária, é de 9,92%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.