domingo, 17 de novembro de 2013

‘Tolerância zero’ amplia expulsão de policiais militares.



‘Tolerância zero’ amplia expulsão de policiais

Comando na RMVale diz que intensificou investigações e que todas as denúncias são checadas
Rodrigo MachadoSão José dos Campos
A ordem de tolerância zero para policiais envolvidos em supostos casos de corrupção dada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem inchado os números de soldados expulsos pela corporação e impulsionado as investigações internas do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior), em São José dos Campos. 

Até agosto deste ano, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo tinha prendido 237 policiais entre militares e civis --uma média de 30 prisões por mês. No mesmo período, o governo diante da tolerância zero demitiu outros 398 policiais.

Os dados divulgados pela secretaria ainda apontam que em todo o ano passado houve a demissão de 511 policiais envolvidos em esquemas de corrupção. O número corresponde a exonerações na capital e no interior. 

Em São José dos Campos, segundo dados do comandante do CPI-1, coronel Cássio Roberto Armani, até agosto deste ano 21 policiais que tiveram má conduta foram expulsos ou demitidos. 

Segundo ele, há empenho do comando em abrir sindicância e investigação para todas as denúncias relacionadas a abusos de autoridade e má conduta do profissional. 

“Com apuração rigorosa e sempre dando o direito de defesa. É um processo feito com todo o rigor para que aqueles que tiveram desvio de conduta sejam punidos. Há casos em que o policial não serve mais para a corporação”, disse o coronel à época.

Armani fez questão de lembrar o lema do governador Alckmin: ‘policial corrupto é bandido ao quadrado’. Ele concorda e por isso lembra que a Corregedoria da Polícia Militar é bastante rigorosa.

Medidas.Na mesma direção, o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella, diz aplicar medidas severas e rápidas quando for constatado o policial envolvido com o crime organizado e em episódios de corrupção a terceiros. 

Hoje, o afastamento e demissão de um policial pode levar entre seis meses, no caso dos civis, e mais de um ano, quando são militares. Para estes há mecanismos que permitem o soldado ser afastado das atividades enquanto é alvo de investigação da Corregedoria.

Corrupção.Prova do cenário sobre corrupção entre policiais está o resultado de uma pesquisa feita pelo Instituto Data Folha e encomendada pelo Ministério da Justiça e pelo Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento com 78 mil pessoas neste ano. 
Em São Paulo, a pesquisa revelou que 18,2% dos entrevistados relataram ter sofrido extorsão e ter pago algum valor como propina a policiais.

Para o especialista em segurança pública, José Vicente da Silva Filho, a Corregedoria deve investigar o policial apenas as denúncias fundamentadas em provas. “É preciso criar mecanismos eficientes.”
 
 A ordem do Estado é tolerância zero para policiais envolvidos em corrupção - Foto:Arquivo/O VALE
Em xequeA ordem de tolerância zero para policiais envolvidos em supostos 
casos de corrupç
ão dada pelo governador inchou os números de soldados
expulsos pela corporação e impulsionou as investigações internas da PM no
Vale. Até agosto deste ano, a Secretaria de Segurança Pública já tinha prendido
237 policiais - Foto: Arquivo/OVALE
Tráfico e corrupçãolideramA PM conta com um efetivo de 3.550 homens para atuarem nas 39 cidades da RMVale. Já a Polícia Civil tem 1.400.  Segundo relatório da Ouvidoria da Polícia de São Paulo, o número de policiais denunciados tem aumentado nos últimos anos. Só em 2012 foram 225 agentes denunciados, aumento de 18,42% se comparado a 2011, quando foram denunciados 190 profissionais da área de segurança pública.

Crimes.Entre os crimes mais graves estão o tráfico de entorpecentes e a corrupção passiva, segundo a Secretaria de Segurança Pública. A ouvidoria tem como atribuições ouvir, encaminhar e acompanhar denúncias, reclamações e elogios sobre a atuação dos policiais. O órgão pé responsável por encaminhar a informação à Corregedoria”, disse o trecho da nota. 
Fonte: O Vale 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.