quarta-feira, 23 de outubro de 2013

No Recife, manifestantes detidos em ato pelo passe livre são liberados


Dois jovens de 17 anos foram ouvidos no DPCA da Boa Vista, no Centro.
SDS informou que seis veículos foram depredados durante o protesto.


Do G1 PE


Protesto no Recife - 23 de outubro (Foto: joão Carlos Mazella/JCM/FotoArena)Protesto teve confronto entre PMs e manifestantes
(Foto: joão Carlos Mazella/JCM/FotoArena)


















Os três manifestantes levados ao Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, já foram liberados. Dois jovens de 17 anos, apreendidos por suspeita de pichação de ônibus e desacato a PMs, foram ouvidos e entregues aos pais e advogados. A delegada Lúcia de Fátima informou que a terceira pessoa, uma mulher maior de idade, não foi detida. Ela foi ao DPCA apenas para acompanhar um dos adolescentes. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), seis carros foram depredados na Rua das Emboabas, próxima ao Senac, durante o protesto pelo passe livre.

O adolescente havia sido apreendido na Avenida Visconde de Suassuna, na área central, no início da tarde. De acordo com a Polícia Militar, o jovem estaria pichando um ônibus. "Nós analisamos imagens do momento da pichação, mas não conseguimos identificá-lo, pois as pessoas estavam mascaradas, e ele chegou aqui sem máscara. Além disso, a polícia disse que ele usou giz", informou a delegada. O caso será entregue a outro delegado para instauração de um inquérito. O jovem foi entregue à mãe.
Um Boletim de Ocorrência foi registrado contra outra jovem, detida na Rua Marquês de Pombal, próximo ao Cemitério de Santo Amaro. "O militar disse que ela esculhambou a mãe dele, falando palavrões, dizendo que tinha nojo da polícia. Ela negou tudo", disse a delegada. A jovem foi entregue a um advogado e encaminhada ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, para realizar exame de corpo de delito.

Confronto
De acordo com a assessoria da PM, alguns manifestantes tentaram impedir a apreensão do adolescente de 17 anos, e os agentes precisaram usar "a força necessária para o cumprimento da lei". Já a SDS informou que, na Avenida Cruz Cabugá, alguns manifestantes "mais exaltados" entraram em confronto com a PM. "Houve correria e objetos arremessados contra o efetivo policial, que revidou com disparo de balas de borracha e gás pimenta", informa a nota do órgão. A ação foi filmada pelas câmeras da Defesa Social.

Protesto
Os manifestantes se concentraram no Parque Treze de Maio, na Boa Vista, pela manhã. Segundo a SDS, a passeata começou por volta das 9h30, com um grupo de 70 pessoas, alguns com rostos cobertos ou pintados. O protesto seguiu pelas ruas do Príncipe, Soledade e Gervásio Pires.
Frente Independente Popular esteve à frente da manifestação. (Foto: Kety Marinho/TV Globo)Frente Independente Popular esteve à frente da
manifestação (Foto: Kety Marinho/TV Globo)
De acordo com a SDS, por volta das 10h30, eles bloquearam a Avenida Conde da Boa Vista nos dois sentidos, interrompendo o fluxo de veículos, por cerca de 50 minutos. A caminhada continuou pela Rua da Aurora e passou em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco e à Câmara de Vereadores.

Em seguida, eles passaram pela Avenida Visconde de Suassuna. Com o tráfego interrompido no local, motoristas enfrentaram congestionamento na região. O protesto foi acompanhado por 130 PMs de vários batalhões da PM, inclusive BPTran e Rocam. A F

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.