terça-feira, 23 de julho de 2013

PM atira em jovem com bala de verdade enquanto Dilma diz que juventude brasileira clama por direitos



Por Redação - Rádio Gospel FM





Enquanto a presidente Dilma Roussef, discursava para o papa Francisco dentro do Palácio Guanabara, dizendo que a juventude brasileira clamava por direitos sociais, um manifestante foi atingido nesta segunda-feira (22/07), na perna esquerda, por um projétil, por volta das 19h, durante confronto com a Polícia Militar (PM), naquelas proximidades. A informação foi divulgada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Segundo o advogado Gustavo Proença, da Comissão dos Direitos Humanos e coordenador do plantão da OAB, a vítima identificada como Rafael Barros Caruso foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar. “Ele foi atingido assim que começou o confronto, em uma rua próxima ao Palácio Guanabara.”
As primeiras informações levadas à OAB davam conta de que o ferimento foi provocada por um tiro, mas as assessorias da PM e da Secretaria de Segurança do Estado negaram que algum manifestante foi ferido por armamento letal e informaram que se tratou de um tiro de bala de borracha.
Também no Souza Aguiar foi atendida uma jovem com uma luxação na mão esquerda, provocada por um golpe de cassetete. Ainda durante os protestos, dois policiais sofreram queimaduras provocadas por coquetéis molotov lançados por vândalos infiltrados entre os manifestantes.
De acordo com a PM, cinco pessoas foram presas. Três delas foram flagradas com coquetéis molotov, uma por desacato e mais uma por atirar pedras nos policiais. Todos foram levados para a 9ª Delegacia de Polícia (Catete). Por causa dos tumultos, o comércio nas proximidades do Palácio Guanabara fechou mais cedo.
Polícia fere fotógrafo da AFP em protesto no Rio
O fotógrafo da Agência France-Presse Yasuyoshi Chiba foi ferido na cabeça por um policial militar na noite desta segunda-feira, durante um protesto nos arredores do Palácio Guanabara contra o gasto público por ocasião da visita do Papa Francisco, revelou a própria vítima.
Fotógrafo da AFP atingido pela PM no Rio
Fotógrafo da AFP atingido pela PM no Rio
O japonês Chiba, 42 anos, recebeu um golpe de cassetete quando fotografava o confronto entre policiais de choque e manifestantes diante do Palácio Guanabara, onde o Papa Francisco foi recebido pela presidente Dilma Rousseff e o governador Sérgio Cabral antes dos incidentes.
Chiba foi levado a uma clínica e recebeu três pontos na cabeça, além de realizar exames.
“Vi um manifestante cair no chão. Os policiais o agarraram e o levaram. Fotografava a cena quando fui bruscamente empurrado por outros policiais. Então levantei os braços com minha câmera para mostrar que era fotógrafo e que tinha intenções pacíficas, mas um policial de uniforme e escudo me acertou a cabeça com o cassetete”, revelou.
O protesto, no qual centenas de manifestantes denunciaram o gasto de 53 milhões de dólares com a visita do Papa e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio, foi dispersado pela polícia com jatos d’água e bombas de gás lacrimogêneo.
Cinco manifestantes foram detidos e um policial sofreu queimaduras ao ser atingido por um coquetel molotov, segundo a polícia.
Chiba começou sua carreira no Japão, atuou para a AFP no leste da África e reside no Brasil há dois anos, primeiro em São Paulo e agora no Rio de Janeiro.
Manifestantes entram em desespero quando jovem é atingido por bala de verdade

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.