Três mil e duzentos militares das Forças Armadas vão trabalhar em Pernambuco durante a Copa das Confederações, que começa no próximo dia 15. Nesta terça-feira (04), eles participaram de uma cerimônia no Quartel do Exército, no bairro do Engenho do Meio, no Recife .
Participaram da apresentação 1.095 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, apenas uma parte do que vai trabalhar durante o evento. O comandante militar do Nordeste inspecionou as tropas, que serão controladas pela Coordenação de Defesa de Área.
Entre as atribuições deles estão controlar o tráfego aéreo e uso de aeronaves; defender as áreas portuárias, marítimas e fluviais; monitorar e impedir possíveis ataques contra a rede de computadores brasileira; conduzir operações de inteligência; realizar defesa contra terrorismo e armas químicas, biológicas e nucleares; participar da escolta de chefes de estado e de governo e defender estruturas estratégicas como rede de energia e abastecimento de água.
Para que tudo isso seja feito sem problemas, os militares contarão com 150 veículos, incluindo blindados, dois navios, quatro lanchas, seis aviões e oito helicópteros. “Eu não tenho a menor dúvida de que estamos preparados e de que a sociedade poderá contar com esse componente das Forças Armadas, apto a atuar nesse tipo de missão”, comentou o general Odilson Sampaio Benzi, comandante militar do Nordeste.