quarta-feira, 8 de maio de 2013

Bairro San Martin pede policiamento



Polícia

Segundo moradores e comerciantes investidas ocorrem principalmente no intervalo do almoço



 MARIANA CLARISSA


Moradores e comerciantes do bairro de San Martin, no Recife, afirmam estarem convivendo com a insegurança por conta da onda de assaltos que vem se alastrando pela localidade. De acordo com populares, a Patrulha do Bairro realiza as rondas pelas ruas, mas logo vão embora e que o horário do almoço é o momento mais propício para os assaltantes agirem. Localizada na rua Mossoró, as lojas da Galeria San Martin são constantemente alvo dos criminosos. No fim de semana retrasada, uma loja de joias foi o mais novo alvo dos bandidos. 

No momento do roubo havia apenas uma funcionária no local. De acordo com os comerciantes dois homens entraram no estabelecimento pedindo as mercadorias e todo o dinheiro que tinha no comércio. Os assaltantes levaram também a CPU do computador para que as imagens gravadas pela câmera interna da loja não servisse de meio de identificação dos criminosos. “Todo mundo que tem loja por aqui vive com medo. Às vezes os prejuízos financeiros não são nem tão grandes, mas o medo que sentimos traumatiza a todos que presenciam a abordagem”, relatou uma comerciante que preferiu não se identificar. 

No ano passado, três lojas da rua General San Martin foram assaltadas pelo mesmo assaltante. “Nesta loja, o ladrão colocou a arma na minha barriga e pediu o dinheiro. Ele chegou se fingindo de cliente, esperou a mulher que eu estava atendendo ir embora e depois veio até o balcão iniciar o assalto. A câmera da loja filmou tudo, mas como ele estava de boné e olhava sempre para baixo não conseguimos identificá-lo”, disse uma funcionária de um dos estabelecimentos.

Moradora há 23 anos do bairro, Michele da Silva conta que nunca foi assaltada, mas que tem medo que esse dia chegue. A jovem também apontou que o policiamento localidade é fraco e que o ideal seria que as viaturas ficassem estacionadas perto das lojas para evitar mais prejuízos. “A polícia até passa por aqui, mas de nada adianta. É tanto que os comerciantes estão se juntando para pagar um segurança para ficar vigiando as lojas. Quando tem um assalto, a viatura demora muito para chegar e acaba não prendendo ninguém”, indagou. 

O 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) é responsável pela segurança do bairro de San Martin. De acordo com o comandante Arlis Gadelha viaturas da Patrulha do Bairro realizam rondas diariamente pela localidade juntamente com policiais com motocicletas, realizando abordagens, além do apoio do Grupo de Operações Táticas (Gati). O oficial compreende que nem sempre é possível evitar alguns assaltos, mas que é importante que a população registre as ocorrências para ajudar na identificação dos criminosos. “Estamos de portas abertas para receber a comunidade para reuniões para conseguirmos identificar e acabar com os assaltos. As viaturas da Patrulha do Bairro tem um esquema de rondas e de estacionamento em alguns pontos, mas se a população estiver insatisfeita podemos agendar uma reunião para melhorar tanto o local de parada das viaturas quanto o tempo de percurso“, informou o comandante Gadelha. Os telefones do 12º BPM são: 3183.5392 ou 3183.5395.

Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.