segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Este pode ter sido o último ano do Camburão da Alegria na Av. Boa Viagem!



Terça-feira gorda? Quarta-feira ingrata? Que nada. Para muitos o Carnaval acabou mesmo ontem, no Camburão da Alegria, que arrastou uma multidão na orla do bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O tradicional bloco chegou à sua 21ª edição, animando os foliões com nove trios elétricos. Criado com o objetivo de proporcionar um dia de folia aos policiais e bombeiros militares que trabalharam durante a festa de Momo, ele sempre acontece no primeiro domingo após o feriado. Contudo, os civis também aproveitaram a diversão.

Folha de Pernambuco

O frevo e o brega levaram as pessoas ao delírio. Por volta das 12h, o primeiro trio começou a animar os que insistiam em adiar o fim do Carnaval. Entre as atrações do bloco estavam os Vilões Elétricos, Los Cubanos, Netinho do Recife e a banda de brega Musa do Calypso, a grande atração deste ano, comandada pela cantora Priscilla Senna. Alternando o repertório com frevo, a Musa botava a turma para dançar mesmo quando cantava músicas próprias, como ‘Baby fala pra mim’ e ‘Uma mulher é igual a uma flor’. Estima-se que cerca de 500 mil pessoas tenham participado da festa.

Até mesmo quem já partiu dessa para melhor voltou para aproveitar o bloco. Como foi o caso do cantor americano Michael Jackson. Apesar dos seguranças a sua volta, o assédio ao cantor foi grande. Não faltou quem o abraçasse e tirasse fotos. “Brinquei o Carnaval inteiro. Fui para Olinda e Recife Antigo. Para mim a folia ainda não acabou”, brincou o recreador Marcos Lee Galvão, de 33 anos, que se fantasiou do sau­doso artista. “Mes­mo depois de quatro dias de festa, ainda temos forças para proteger o Michael do assédio”, contou rindo o vigilante Jackson Simões, 25, um dos protetores do artista.
Entre os militares que aproveitaram o Camburão estava o soldado Leandro Montarroyos, de 33 anos, que trabalhou no domingo de Momo e Quarta-feira de Cinzas. Ele estava acompanhado do cabo Jocelino Machado, 47, que fez a segurança dos foliões no domingo e na terça-feira gorda. Liberados das obrigações profissionais, eles aproveitaram o dia para festejar. Juntos eles vestiram a fantasia das Burrinhas turbinadas. “Estou aproveitando a folga para curtir o fim do Carnaval no Camburão, que é o bloco mais seguro de Pernambuco”, festejou Montarroyos.

Para abençoar toda essa animação, antes do seu último dia como Pontífice, o próprio Papa Bento XVI viajou de Roma até a Orla de Boa Viagem. Como ninguém é de ferro, até mesmo o Pontífice se entregou ao frevo. Nem mesmo suas roupas sacras e o calor o impediram de se jogar na festa. “Vim direto do Vaticano abençoar o bloco. Todos os anos faço questão de prestigiar essa festa. Contudo, Carnaval é o tempo todo, desde que a gente saiba curtir com segurança, paz e harmonia”, comentou o funcionário público Roberto Carlos Menezes, 46, que se vestiu de Papa.

Cerca de 500 policiais e 20 viaturas ficaram de serviço a partir das 6h em locais estratégicos do desfile para garantir a segurança. Além disso, 50 agentes de trânsito monitoravam os principais cruzamentos das avenidas Domingo Ferreira e Conselheiro Aguiar. No entanto, algumas confusões e pequenos furtos puderam ser vistos no meio da multidão. Saindo das proximidades do Castelinho de Boa Viagem o bloco seguiu até o Segundo Jardim, onde a Orquestra de Frevo da Polícia Militar esperou o último trio chegar para fazer uma caminhada do frevo de volta ao ponto inicial do desfile, que acabou por volta das 16h.

ORLA
Este pode ter sido o último ano que o bloco Camburão da Alegria desfilou na avenida Boa Viagem. A decisão foi anunciada pelo secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti. Segundo ele, os eventos que levam trios elétricos e reúnem multidão não poderão mais ser realizados na via. Os motivos são os transtornos e as irregularidades frequentemente encontradas durante as festas. Nos próximos meses os organizadores dos grandes eventos, como os do Camburão da Alegria, Parada Gay e Desarmamento pela Paz, serão chamados para conversar sobre a nova norma. A partir daí serão estudados os lugares que comportem os eventos, antes realizados na Orla de Boa Viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.