terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Barbosa diz que Ministério Público deve apurar denúncia de Valério contra Lula


11/12/2012 - 12:53 - IG São Paulo

Barbosa diz que Ministério Público deve apurar denúncia de Valério contra Lula

Publicitário condenado no julgamento do mensalão declarou em depoimento à Procuradoria que ex-presidente deu o 'ok' a empréstimos do PT no esquema

Agência Estado
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, afirmou que o Ministério Público deve investigar as declarações feitas pelo operador do mensalão Marcos Valério que colocariam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no centro do esquema. Na saída da sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Barbosa afirmou que teve "conhecimento oficioso, não oficial" do teor do depoimento prestado por Marcos Valério e revelado nesta terça-feira (11) pelo jornal O Estado S. Paulo. Perguntado se as denúncias devem ser investigadas pelo Ministério Público, foi sucinto: "Creio que sim". Barbosa também é relator doprocesso do mensalão no STF. 
Leia mais: Valério diz que mensalão pagou despesas pessoais de Lula
PT: Declaração de Valério é 'tentativa desesperada' para reduzir pena, diz Falcão
Leia também: Oposição pede à Procuradoria para investigar ligação de Lula 
Valério disse que o ex-presidente deu o aval para os empréstimos bancários que financiaram o esquema. O encontro teria ocorrido no gabinete presidencial, conforme a versão contada por Valério. O empresário e operador do mensalão disse também ter repassado dinheiro para que Lula arcasse com despesas pessoais. De acordo com Valério, os recursos foram depositados na conta da empresa de segurança Caso, de propriedade do ex-assessor da Presidência Freud Godoy. No depoimento, Valério classifica Godoy como um "faz-tudo" do ex-presidente Lula.
Saiba mais: Operador do mensalão, Marcos Valério pede proteção e delação premiada
A existência do depoimento com novas acusações do empresário mineiro foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo em 1º de novembro. Após ser condenado pelo Supremo como o "operador" do mensalão, Valério procurou voluntariamente a Procuradoria-Geral da República. Queria, em troca do novo depoimento e de mais informações de que ainda afirma dispor, obter proteção e redução de sua pena. A oitiva ocorreu no dia 24 de setembro em Brasília - começou às 9h30 e terminou três horas e meia depois; 13 páginas foram preenchidas com as declarações do empresário, cujos detalhes eram mantidos em segredo até agora.
Mensalão: Decisão sobre perda de mandato chega a empate no STF; falta um voto
Confira a cobertura completa do iG sobre o julgamento do mensalão
O jornal teve acesso à íntegra do depoimento, assinado pelo advogado do empresário, o criminalista Marcelo Leonardo, pela subprocuradora da República Cláudia Sampaio e pela procuradora da República Raquel Branquinho.

2 comentários:

  1. Adeilton por favor, tem como me informar a cerca da 2º lista do curso de cabo para 2013?

    ResponderExcluir
  2. Como o "LULINHA NÃO SEI DE NADA" sabia e foi beneficiado diretamente pelo esquema, se o tal mensalão nem existiu?
    O próprio LULA afirmou isso para um jornal americano... rssssssss
    Será uma calúnia absurda, intriga, ou armação da justiça brasileira contra os honrados e honestos petistas e outros? Ou podemos dizer que realmente foi desvendada uma das maiores quadrilhas de ladrões da política brasileira?
    Será que isso pode dar origem a mais um livro de historinha denominado: "LULA BABÁ E SUA CORJA DE LADRÕES?" rsssssssssss
    O pior de tudo é que; Se o "LULINHA NÃO SEI DE NADA" se candidatar novamente, com certeza ganha a eleição.
    Em outros países, se é comprovado que o político se envolveu direta ou indiretamente em algum esquema de corrupção, esse não ganha eleição nem pra síndico de prédio, mas, no Brasil basta fazer que nem LULA, distribuir bolsa família, auxílio disso, daquilo, ou qualquer outro tipo de esmola, para o povão venerar.
    Como dizem muitos educadores: Uma nação para ter futuro, e não ter tanta gente IGNORANTE E DESPROVIDO DE CONHECIMENTO, tem que investir na educação.


    sd 31 mil do 22BPM(Surubim)

    ResponderExcluir

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.