terça-feira, 6 de novembro de 2012

Arena Pernambuco deverá ser confirmada na Copa das Confederações


Recado dado por Valcke parece ter sido bem assimilado pelos responsáveis pelas obras


05 de novembro de 2012

Almir Leite e Paulo Galdieri - O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - A Fifa anuncia na próxima quinta-feira, no Museu do Futebol, em São Paulo, as sedes da Copa das Confederações de 2013 e tudo indica que a Arena Pernambuco será confirmada na competição. O estádio que está sendo construído em São Lourenço da Mata, região metropolitana do Recife, ainda corre risco de exclusão, mas nos últimos dias foram dando alguns indícios favoráveis ao seu aproveitamento.

Índice de conclusão da obra atinge 70,5% - Divulgação
Divulgação
Índice de conclusão da obra atinge 70,5%

Nesta segunda-feira, por exemplo, o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL), José Maria Marín, fez uma visita-surpresa às obras, que de acordo com a Construtora Odebrecht atingiram 70,5% de conclusão no final do mês de outubro. Marin estava acompanhado de Ricardo Trade, diretor de operações do COL. De acordo com uma pessoa presente ao encontro, ambos demonstraram entusiasmo com o que viram.

Outro indício favorável à Arena Pernambuco é que os organizadores da cerimônia de quinta-feira acreditam que o local será mesmo confirmado, pois não receberam nenhum sinal contrário da Fifa ou do COL ao discutirem os preparativos.

A leitura dos organizadores é que o recado dado pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em sua coluna publicada na semana passada no site da entidade – disse que preparação da Copa das Confederações entra em um momento crucial, porque depois de iniciada a venda de ingressos seria complicado que ocorressem problemas com alguma sede e que as arenas não podem ser entregues muito próximo ao início da competição - já foi mais do que suficiente para os responsáveis pelos estádios respeitarem os prazos. A mensagem do cartola foi entendida como endereçada mais aos responsáveis pelas obras para a Copa do Mundo.

Além disso, o governador pernambucano, Eduardo Campos, está empenhando em garantir a presença do Estado na Copa das Confederações. Nas últimas semanas, conversou, pessoalmente, ou por meio de emissários, com integrantes de alto escalão do governo federal, COL e da própria Fifa.

No final da tarde desta segunda-feira, a Secopa local confirmou o avanço das obras anunciado pela construtora e informou que o índice de 70,5% foi alcançado com a conclusão, na última sexta-feira, da instalação da cobertura da ala sul.“A arena vem sendo atacada em várias frentes e essa aceleração das obras está de acordo com o cronograma alinhado com a Fifa em abril. Estamos na reta final, o que nos coloca mais próximos da confirmação do Recife na Copa das Confederações’’, afirmou o Secretário Extraordinário da Copa de 2014, Ricardo Leitão.

Como nas ocasiões anteriores, ele não deu detalhes sobre a visita de Marin e o integrante do COL. Quatro arenas estão asseguradas na Copa das Confederações, de acordo com a Fifa: Maracanã (Rio), Estádio Nacional Mané Garrincha (Brasília), Mineirão (Belo Horizonte) e Castelão (Fortaleza). Além da Arena Pernambuco, a Fonte Nova, em Salvador, também depende de confirmação da Fifa. O estádio baiano será inaugurado em 29 de março, data do aniversário de Salvador.

A previsão do primeiro jogo na Arena Pernambuco é 14 de abril, de acordo com o governador Eduardo Campos.

Fonte: estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.