sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PIB de Pernambuco ficará acima da média nacional


Enviado por luisnassif

PIB de Pernambuco ficará acima da média nacional

Se o PIB do Nordeste crescer 1% acima do PIB do Brasil, serão necessários 40 anos para eliminar desigualdades entre Sudeste-Nordeste

Por Lilian Milena, do Brasilianas.org

O Nordeste tem o desafio de cresce mais do que o país nos próximos anos, para reduzir as desigualdades históricas socioeconômicas que existem entre a macrorregião e o Sudeste. Segundo estimativas abordadas por Paulo Câmara, Secretário da Fazenda do Governo do Estado de Pernambuco, durante 29º Fórum Brasilianas.org, realizado ontem, em São Paulo, se o PIB do Nordeste crescer 1% acima do PIB do Brasil, serão necessários 40 anos para reduzirmos as desigualdades históricas do país.

A boa notícia é que esse tempo poderá ser muito menor. Nos últimos anos, os seis estados que mais cresceram em vendas são nordestinos: Pernambuco (193%), Alagoas (186%), Paraíba (179%), Ceará (169%), Piauí (186%) e Maranhão (171%).

“O Nordeste deixou de ser um problema para fazer a diferença no processo de crescimento do país”, destacou Paulo Câmara que considera que as questões relacionadas aos desequilíbrios regionais passaram a ser atacadas de fato, na última década, com a criação de políticas sociais, valorização real dos salários e fortalecimento da classe média.

Investimentos

O porta-voz do governo de Pernambuco também apontou como fator importante para o desempenho econômico do Nordeste nos últimos anos, a melhora na disciplina fiscal de estados e municípios e aumento dos recursos para obras de infraestrutura. O conjunto de fatores, refletiu, tem garantido um “crescimento sustentável”, em especial para Pernambuco que, em 2009, cresceu 3,8%, enquanto o PIB brasileiro ficou em -0,2%, por conta da crise econômica mundial.

Em 2011 o país aumentou seu desempenho em 3,1%, enquanto o estado nordestino 5%. Este ano, a previsão é que Pernambuco cresça 3,5%, acima do esperado para o Brasil, de 2,5%.

O estado nordestino possui hoje um dos principais polos de desenvolvimento do Nordeste, Porto de Suape, em Recife, onde vários projetos estão em andamento. Pernambuco já captou R$ 4 bilhões somente para a construção da nova fábrica da Fiat. A localidade também é canteiro de obras do Rnest (Refinaria do Nordeste Abreu e Lima), e a Petroquímica Petrobras.

Outros quatro projetos importantes são o Estaleiro Atlântico Sul, Estaleiro PROMAR, Estaleiro CMO e Companhia Siderúrgica Suape. O total de investimentos em torno dessas obras ultrapassa os R$ 38 bilhões e correspondem, atualmente, por mais de 12 mil empregos direitos no estado.


Da apreseentação de Roberto Abreu Lima de Almeida, Secretário Executivo de Desenvolvimento de Negócios do Estado de Pernambuco, também presente no Fórum

...
O 29º Fórum de Debates Brasilianas.org faz parte de uma série de seminários realizados pela Agência Dinheiro Vivo com o objetivo de abordar um conjunto de temas ligados à modernização do Brasil. No dia 18 de setembro, será realizado o 30º Fórum de Debates Brasilianas.org, com o tema Tecnologia e Segurança Pública. Para saber mais como participar, acesse:http://www.advivo.com.br/seminarios



Paulo Câmara, Secretário da Fazenda do Governo do Estado de Pernambuco/Foto: André Napolitano


» Luis Nassif Online Comentar Link Permanente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.