sábado, 4 de agosto de 2012
PMDF adquire 300 tablets e 1.100 aparelhos de GPS militares para as viaturas
Policiais poderão conferir, em tempo real, dados e mandados de prisão de todo o Brasil
A partir da próxima segunda-feira (6), os policiais vão começar a receber treinamento para usar os equipamentos
A PMDF (Polícia Militar do DF) anunciou a compra de 300 tablets de última geração e 1.100 aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) para as viaturas da corporação. A intenção é permitir que os policiais possam conferir, em tempo real, todos os mandados de prisão abertos em todo o País no momento das abordagens. Também podem ser verificadas placas de veículos e carteiras de habilitação.
A partir da próxima segunda-feira (6), os policiais vão começar a receber treinamento para usar os equipamentos, que devem ser instalados até o mês de setembro em todos os carros da PM, que serão distribuídas em pontos estratégicos de toda a capital federal.
Os aparelhos contam com uma ferramenta instalada, em parceria com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que permite acesso dos policiais a 65 mil mandados de prisão abertos em vários estados brasileiros.
O conselho disse que o projeto está implementado em alguns estados para teste e que a intenção é fazer um banco de dados nacional, atualizado automaticamente, até o final do ano.
O capitão Olavo Mendonça, um dos responsáveis pelo projeto, explica que a ideia é facilitar a identificação de foragidos durante as abordagens.
— Os equipamentos militares são todos da mais última geração. São da mesma linha usada por toda a polícia e Forças Armadas dos Estados Unidos. Com isso, poderemos prender foragidos de qualquer lugar do país durante as nossas abordagens, além de checar todas as informações necessárias.
Mendonça disse ainda que todos os aparelhos são resistentes ao frio, ao calor, poeira, à prova de água e resistentes a fortes impactos.
— São desenvolvidos exatamente para isso, para enfrentar situações extremamente hostis.
Como acontece atualmente
Hoje as equipes da PMDF fazem rondas e abordagens em todos os lugares da capital federal, no entanto, a principal forma de olhar o histórico dos suspeitos é ir até a delegacia mais próxima e conferir.
Atualmente, apenas a PCDF (Polícia Civil do DF) possui um sistema que checa a ficha criminal das pessoas e, muitas vezes, os PM´s acabam liberando os suspeitos por não conseguir checar as informações em tempo hábil.
Mendonça disse que isso muitas vezes faz com que os policiais liberem pessoas perigosas e procuradas por crimes graves.
— Com o aparelho teremos mais autonomia e poderemos agir de forma mais efetiva, evitando que esses bandidos consigam fugir.
Cinco anos de pesquisas e investimento
Para adquirir os materiais, a cúpula da PMDF pesquisou por dois anos os melhores equipamentos para deixar as viaturas e os profissionais capacitados a agir em qualquer situação. Além disso, foram gastos mais dois anos em processos de licitação e um ano na instalação dos equipamentos.
Mendonça acredita que foi feita uma pesquisa detalhada para permitir uma ação mais rápida e efetiva na segurança da cidade.
— Isso é fundamental. O sistema foi testado e homologado. Agora Brasília estará bem equipada no quesito segurança pública e está um passo a frente dos demais estados.
Como fazer as pesquisas
Os tablets e aparelhos de GPS militares contam com diversos recursos que ajudam no monitoramento, fiscalização e prisão de pessoas. Entre as funções está a possibilidade de constatar se existe algum tipo de condenção no nome do suspeito e por qual motivo.
Para fazer isso, basta digitar o nome completo, incompleto ou simplesmente apelidos, caso existam, ou os números dos documentos pessoais, como RG e CPF que todas as informações aparecerão, na hora, para o policial.
Londres 2012
O R7 transmite os Jogos Olímpicos de Londres em cinco canais exclusivos, 24 horas. E durante os Jogos, além da transmissão ao vivo e com sinais exclusivos, você encontra no portal os vídeos de todos os melhores momentos da maior disputa esportiva do mundo. Até o dia 12 de agosto, Olimpíada é no R7, Record e Record News, os canais oficiais de Londres.
Fonte: r7
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.