domingo, 6 de maio de 2012

Tudo começa em Pernambuco inclusive a Delta!



Escândalo

Pernambuco é a terra da Delta

Empresa envolvida na CPI do bicheiro Carlinhos Cachoeira só cresceu, 50 anos atrás, à sombra do governo estadual

Publicado em 06/05/2012, às 00h05

Giovanni Sandes

A construtora Delta tem um vínculo antigo e entranhado com o poder público em Pernambuco. O Estado é sua terra de origem. E a empreiteira só virou a sexta maior do Brasil porque, há meio século, teve o trampolim da extinta Telecomunicações de Pernambuco (Telpe). Décadas depois, um dos capítulos no meio do atual escândalo em que está envolvida coloca em cena, novamente, a ligação da empresa com o Estado.


A empreiteira é acusada de cometer irregularidades graves por Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e Polícia Federal. Além de estar implicada na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Curioso é que tudo só está aparecendo agora, depois do crescimento meteórico da Delta, maior executora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), criado em 2007 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A empresa foi montada por ex-servidores do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, entre eles o engenheiro Inaldo Soares, pernambucano pai do atual presidente do conselho de administração da Delta, o recifense Fernando Cavendish. A Delta já nasceu fazendo seus famosos tapa-buracos, questionados pela CGU por questões diversas. Mas, apesar das obras e manutenção de estradas, a primeira grande arrancada veio de um contrato com a Telpe, antiga operadora pública de telefonia do Estado.
“Em seus primeiros trabalhos, um grupo de quatro a cinco pessoas saía diariamente em um caminhão de material pré-misturado, conhecido como asfalto frio, para tapar buracos nas estradas próximas, prestando serviços ao governo estadual. Anos depois, a partir do contrato firmado com a Telpe, operadora de telefonia do Estado, a Delta teve seu primeiro grande impulso para o sucesso. Em um período de cinco anos, realizou obras em praticamente todos os bairros de Recife e em quase todo o Estado de Pernambuco”, registra a própria Delta, no documento sobre os 50 anos da companhia.
Com o tempo, Pernambuco e Nordeste eram insuficientes. Em 1994 a Delta mudou para o Rio de Janeiro, atrás de contratos federais, como os da Petrobras. Àquela altura, a empreiteira já havia passado para o comando de Cavendish.
Parecia que ela tinha se afastado de Pernambuco. Nos governos Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Mendonça Filho (DEM), ela recebeu R$ 5,5 milhões. Mas o PAC e a execução local de obras com dinheiro federal fez a Delta voltar forte a Pernambuco.

Fonte: jconline.ne10

Um comentário:

  1. Termina um escândalo,aparece outro,eleições a cada 2 anos,e o eleitor elegendo a maioria desses caciques políticos ladrões desse país.
    Por isso que muitos,a maioria mal intencionados, almejam ser político,porque sabe que vai entrar numa mamata,ter prestígio,e meter a mão no dinheiro público,e mesmo que seja descoberto não acontece nada no final de cada episódio,pois,a maioria desses canalhas ladrões conseguem peixada e influência até no poder judiciário,que infelizmente também tem safadões e bandidos de toga,assim como afirmou certa vez, a então ministra do conselho nacional de justiça ELIANA CALMON.
    Cada vez que vejo nos noticiários escândalos envolvendo políticos,juízes,desembargadores etc...,que são os responsáveis direto pelo rumo do nosso país,me dar ainda mais nojo.
    Tanta gente necessitada que precisa de ajuda,gente morrendo nas filas dos hospitais etc...,e esses safados roubando o dinheiro público de nós contribuintes,mas felizmente a maioria dos cidadãos brasileiros são honestos,pagam suas contas,apesar de suas dificuldades.
    sd 31 mil do 22BPM(Surubim)

    ResponderExcluir

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.