domingo, 13 de maio de 2012
Apelo do Major Maciel irmão do Coronel Marinaldo.
APELO DE UM IRMÃO
Ilustres companheiros, venho recebendo vários mensagens de conforto de todos e isso tem me ajudado; a dor neste momento é grande só não é maior que a bondade do senhor e que nele miro. O momento está sendo difícil por tudo, primeiro pela perda de um ente mais que querido, nenhum familiar esperava jamais a atitude tomada por parte do meu querido irmão, e acredito que os (as) senhores (as) também.
A segunda, e mais dolorosa ainda, é a que vem sendo estampada na imprensa, principalmente a escrita; meus familiares e eu nos sentimos impotentes diante da imagem que esta sendo vendida a sociedade do meu irmão, tenho plena consciência da força dos meios de comunicações em levar a notícia aos receptores, e esse setor sempre foi visto pelo poder, independente da linha filosófica dominante, como fundamental para o controle da situação, e todos (as) senhores (as) sabem disso, por mais que eu tente utilizar do mesmo meio de comunicação jamais terei chance de defesa, pois até o falamos são editados e colocados o que para eles interessam.
Tinha consciência de que muitos poderiam usar do momento e levar para o lado político e tentar atingir o Pacto pela Vida, porém fui firme do início ao fim em não deixar que acontecesse; acredito que cada coisa deve ser colocada nos seus devidos lugares, de maneira equilibrada e serena, mas o que sinto é que a recíproca não é verdadeira, percebo que forças vêm atuando de forma a desfazer o caráter, a personalidade, a bondade e outros atributos mais que sempre vi em meu irmão e que acredito que muitos dos (as) senhores (as) também enxergaram nele, e acho que é devido ao ocorrido ter sido na Secretaria de Planejamento e Gestão, órgão que representa o coração do Pacto Pela Vida, que naquele momento, paradoxalmente, estampava uma morte.
A imagem de Marinaldo esta sendo veiculada, de maneira subliminar, de uma pessoa totalmente desequilibrada, descontrolada, com problemas de toda ordem, numa tentativa de ofuscar toda sua grandeza, numa tentativa de desfazer tudo que ele representou e ainda representa, se isso já não foi desfeito em vossos corações. O mais importante para essas forças atuantes é desacreditar o amigo velho que sequer pode se defender.
Hoje pela manhã minha sobrinha, filha do falecido Marinaldo, me ligou chorando dizendo que estava sentada na calçada, após ter vista a matéria no Diário de Pernambuco, morrendo de vergonha e pedindo para que eu fizesse algo a fim de que a imprensa deixasse de veicular as matérias que vem tentando denegrir a imagem do amigo velho, dizendo não agüentar mais.
Minha mãe me ligou triste e chorosa dizendo que por mais que tente neutralizar a dor que vem sentindo não esta conseguindo pelo fato dos vizinhos comentarem as coisas que o Diário de Pernambuco vem estampando.
Pelo amor do senhor, aqueles que ainda não foram tocados por essa força, peço que ainda vejam no meu irmão a pessoa que ele sempre foi, não deixem transformar o amigo velho num marginal. Não permitam que a frieza das metas justifiquem o tratamento que vem sendo dispensado ao ocorrido e aos familiares.
Peço perdão a todos por não ter condições de continuar escrevendo, pois cada palavra escrita esta saindo embargada face ao choro, emoção, dor e sofrimento pela perda e principalmente pela imagem que estão tentando, subliminarmente, passar de meu ente querido.
Desculpem-me, quem sabe mais à frente eu tenho forças para defender meu irmão e voltar a escrever!!!
MACIEL DE LIMA SILVA
Não se preocupe amigo, pois todos que conheceram o Antigão, superiores ou subordinados, sabem do seu caráter e bondade. Por mais que tentem denegrir sua imagem, sabemos que são inverdades e faremos de tudo para desfazer essa covardia que estão fazendo.
ResponderExcluirMEU AMIGO!! MEUS SENTIMENTOS!! SOU SEU IRMÃO!!E ATÉ ANTES DE LER SUAS PALAVRAS...ACREDITAVA QUE O CEL MARINALDO ,HAVIA MORRIDO POR DÍVIDAS!! COMO DISSERAM OS JORNAIS !!MAS AGORA EU SEI QUE TUDO É PURA MENTIRA!VEJAMOS O FATO OCORREU NO DIA DO ANIVERSÁRIO DO PACTO..SENDO ASSIM...NOTAMOS QUE O CEL MARINALDO JÁ NÃO AGUENTAVA MESMO AS PRESSÕES!! DESSE MODO CONCORDO TOTALMENTE COM O AMIGO!! FALE E DIGA-NO OQUE DEVEMOS FAZER E NÓS LHE AJUDADREMOS COM TODA A FORÇA!!ABRAÇOS,UM AMIGO!!DOS MILHARES QUE O CEL MARINALDO FEZ!!
ResponderExcluirmajor que Deus continue abençoando sua familia e der força naquilo que vocês não pode mudar, mas mesmo sem conhecer vocês eu disse logo, isso é desculpa da sds, estou as ordens aqui em garanhuns, a paz meu amigo.
ResponderExcluirEsse sistema é um vampiro oooo
ResponderExcluirAh ! O sistema é um vampiro oooo
Esse sistema é um vampiro oooo
Todo povo ficou aflito oooo
Esse sistema é um vampiro oooo
Ah ! O sistema é um vampiro
Eh! vive sugando todo povo
Vem cá, meu Deus, desça de novo
Ouça meu grito de socorro
Pai, escuta a voz desse teu povo
Que clama
Um centenário de oh falsa libertação
Cativeiro mental
Estamos metidos nos buracos
Estamos jogados nas favelas da vida
Pendurados lá no morro
Velho pai, só nos resta teu socorro
Ah, sim!
Estamos largados nas calçadas
Nós não temos nem morada
Não temos nada!
Esse sistema é um vampiro oooo
Ah ! O sistema é um vampiro oooo
Esse sistema é um vampiro oooo
Todo povo ficou aflito oooo
Esse sistema é um vampiro oooo
Estamos metidos nos buracos
Estamos jogados nas favelas da vida
Pendurados lá no morro
Velho pai, só nos resta teu socorro
Ah, sim!
Estamos largados nas calçadas
Nós não temos nem morada
Não temos nada!
aro amigo, venho parabenizá-lo pela forma como tem publicado com a verdadeira imparcialidade (que se deve ter os meios de comunicação) o ocorrido com o referido Cel. Marinaldo.
ResponderExcluirCreio que a família sabe melhor que ninguém a dor pela qual passa e talvez esteja bastante sensibilizada e impotente no momento, mas queria deixa alguns esclarecimentos que podem fazer o mínimo de justiça pelo Maj. Maciel que vem sofrendo com a manipulação dos meios de comunicação por parte do governo.
Creio que a sabedoria falará mais alto, mas também creio que pela pouca decência que ainda nos resta, podemos sim ter o direito de resposta a esse estrago que estão fazendo com a imagem de um homem que não pode se defender.
Ao ler o apelo do Maj. Maciel vi que a coisa é mais séria do que eu pensava. Mas já que ela é tão séria a Constituição, Código Civil e outras fontes podem ajudar nessa hora difícil.
Em primeiro lugar, sobre todas as demais normas, a CF de 88 diz no art. 5º inciso v que: “É assegurado o direito de resposta proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.” Como se vê, o que está sendo veiculado pela imprensa está desfazendo a verdadeira personalidade e alterando os fatos do que ocorreu com o referido Cel. E o pior: causando grave dano à família. A justiça pode sim impor que o meio de imprensa publique, em resposta, a verdadeira versão da família, sem edições, mentiras ou excessos.
Já o Código Civil em seu artigo 12 diz que: “Pode-se exigir que cesse a ameaça, ou a lesão, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuízo de outras sanções previstas na lei.”
ResponderExcluirContinua o código: “Em se tratando de morto, terá legitimação para requerer a medida prevista nesse artigo o cônjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral até o quarto gral.”
No artigo 20 preceitua-se que: “Art. 20. Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais.”
“Parágrafo único. Em se tratando de morto ou de ausente, são partes legítimas para requerer essa proteção o cônjuge, os ascendentes ou os descendentes.”
Como se pode ver, é totalmente legítima a requisição da família para que se interrompa o que se veicula do falecido, visto que fere totalmente a sua honra e a de seus familiares.
Não é de hoje que meios de comunicação são obrigados a veicular respostas e pagar indenizações por danos a imagem. O que se nota é que isso não sai na imprensa e se sai são em notas minúsculas. Mas como se vê, o direito de resposta tem de ser PROPORCIONAL ao agravo, fazendo assim que seja conhecido por todos, na mesma proporção, a verdadeira personalidade e motivos do referido Cel.
O cônjuge, ou seja, a esposa e qualquer familiar até o quarto gral, tem legitimidade para requerer em juízo que cesse esse devido dano e reclamar perdas e danos, ou seja: INDENIZAÇÃO pelas mentiras veiculadas a despeito da verdadeira versão da hitória.
ResponderExcluirAlém do mais segundo o código civil “a vida privada da pessoa natural é inviolável...”
Pode se alegar o direito de informação que é livre, mas a partir do momento que isso entra no campo pessoal do indivíduo, de sua família, lhe fere a honra e prejudica familiares, amigos e desconhecido, viola-se aqui a honra e a imagem, duas coisas fundamentais e que nos restam ante as arbitrariedades a que estamos sujeitos todos os dias.
A imprensa no seu papel de “informar”, muitas vezes não vê limites quando se trata dos lucros, dos furos de reportagem ou das ordens vindas “de cima.”
ResponderExcluirClaro, quem ousaria desafiar o poder do Estado de Pernambuco e ousaria se opor ao “Pacto pela vida”?
Vantagens têm os dois lados nesse jogos de interesses. É o velho: “me ajuda que eu te ajudo.”
Não se vê nenhuma reportagens no DP criticando a forma de governo ou seus patrocinadores.
Mas é isso que se diz ser a imprensa imparcial. É isso que vemos todos os dias nos semáforos sendo vendido como verdade. É isso com que a sociedade se satisfaz: A desgraça alheia! O jogo de futebol, a garota do bundão na contra capa. Ninguém quer saber. Ninguém se questiona.
Vocês da imprensa fazem o que lhe convêm e ainda posam de imparciais, donos da verdade, intelectuais e críticos com o slogan de fazer um serviço de utilidade pública. Seria utilidade pública ou política? De que lado vocês estão? Do estado de Pernambuco ou do “Governo do estado”?
Triste de quem ainda vê em vocês algo de credibilidade ou de moralidade, pois a maior prova de sua incompetência é o alarde que fazem a casos isolados, a casos importantes para as vendas. Todo dia morrem pessoas de formas horrendas, todo dia há corrupção, todo dia empresas fazem o que querem e vendem um serviço desproporcional a qualidade devida, mas isso NUNCA é descrito por vocês.
Mas especificamente para o diário de Pernambuco: Cá pra nós... Seria um erro não é? Seria um erro publicar o depoimento de um familiar do Cel. Marinaldo na integra não é? Vocês não poderiam jamais publicar o que realmente aconteceu naquela reunião. A melhor saída é publicar o que diz o governo e sua secretaria: Dívidas! Sim, dívidas! O que mais poderia fazer um pobre homem atirar em si próprio? Dar cabo da própria vida? Alguns citam traição, doenças e muito mais absurdos que podem se frutificar na mente humana...
ResponderExcluirVocês são espertos: Deixam o espaço para o homem médio tirar suas conclusões. Sim, para ele ter um pouquinho do gosto de ser juiz e na roda de amigos dizer: “Claro que o motivo foi x! Evidente! A imprensa não mentiria...” “São palavras de uma autoridade”. “Sim, é o que a perícia, o secretário ou o febre do rato disse!”
Como dizia Chico Buarque: “Hoje é você quem manda, falô tá falado...” Criticam tanto a ditadura mas não consigo ver diferença entre vocês dois!
O Raul já citou também em alguns versos: “Eu não preciso ler jornais, mentir sozinho eu sou capaz, não quero ir de encontro ao azar...” Quem se oporia contra vocês? Quem ousaria desafiar tamanho poder?!
Mas uma coisa é certa: Mesmo que não se possa fazer nada, mesmo que fique como está, mesmo que não passe de um tempo perdido de minha parte, eu e você sabemos de uma coisa: A verdade não é essa! Quando você põe a cabeça no travesseiro, você sabe que não é bem assim não é? Quando teus filhos veem a tua publicação se orgulham de você não é mesmo? Mas será que eles se orgulhariam da verdade? Será que eles iriam te olhar da mesma forma? Ou será que você os já preparou para isso? Possivelmente eles já sabem que é assim que as coisa funcionam... Que é assim que o papai tem de agir para ganhar prestígio!
Neste mundo meu caro, nem todas as pessoas são bobas. Nem todas se vendem e nem todas desejam te comprar.
Tua dignidade ficou lá trás, se é que algum dia você teve alguma... Você esculacha presidiários e assassinos mas veicula noticias que fazem morrer o senso crítico. Você mata a liberdade e os bons costumes. Exagero? Acho que não meu amigo.
Obs, não sou advogado... não tenho nenhum interesse a não ser ver um pouco de justiça diante desse fato. Deus abençoe a todos!
ResponderExcluirA exemplo disso,está aí o PT de "Lulinha não sei de nada" e sua corja,juntamente com alguns partidos políticos de governadores e parlamentares ladrões safados,tentando a todo custo abafar o envolvimento com o bandido bicheiro Carlinhos Cachoeira,que tem em sua defesa,o EX-MINISTRO DA JUSTIÇA da primeira gestão de "Lulinha não sei de nada",MÁRCIO THOMÁZ BASTOS(esse velho escroto e cara de pau).
ResponderExcluirISSO ME DÁ CADA VEZ MAIS NOJO DESSES POLÍTICOS BRASILEIROS,pois,um cara que foi ministro da justiça do país há pouco tempo,defendendo na maior cara de pau um bandido de colarinho branco. Aí vem a pergunta: Esse ex-ministro "DA JUSTIÇA" de LULA,está ali defendendo o bandido bicheiro por intermédio de quem??? ACHO QUE ESSA PORCARIA DE CPI NÃO VAI DAR EM NADA,POIS,OS LADRÕES DO PT,OUTROS PARTIDOS,E POLÍTICOS ALIADOS,ESTÃO NA PARADA.
Por outro lado,aquele meio de imprensa ou jornalistas que não foram comprados,os verdadeiros imparciais,esses colocam a verdade,mas,sobram sempre os que têm seus rabos preso co políticos e são manipulados por esses ladrões safados. É A REALIDADE DE PARTE DE UMA IMPRENSA PODRE.
Ô PAÍS PRA TER CORRUPTOS,LADRÕES,E CANALHAS!
Desculpem o desabafo! sd 31 mil do 22BPM(Surubim)