segunda-feira, 2 de abril de 2012
PMs da reserva voltam ao batente para que PMs da ativa deixem o setor administrativo e vá trabalhar nas ruas.
Militares da reserva voltam ao trabalho nesta terça
Associações criticam medida do Governo
A primeira turma de agentes especiais de militares da reserva começa o trabalho nesta terça, 03 de abril. Esses policiais vão substituir militares que deixam a área burocrática para atuar no trabalho ostensivo em Maceió e no interior do Estado. No entanto, a iniciativa vem recebendo críticas de associações que apontam falhas na estratégia aplicada.
Para o sargento Teobaldo Almeida, da Associação de Sargentos e Subtententes Militares de Alagoas, o projeto falha na aplicabilidade. Segundo ele, “esses militares poderiam atuar nas escolas, onde a ação dos traficantes tem sido um problema sério. Na ronda escolar o efetivo é pequeno e não atende a necessidade”, disse.
Em entrevista ao Primeira Edição, Teobaldo falou ainda que a remuneração oferecida é muito baixa. Para ele, o ideal é que esses policiais recebessem pelo menos a metade do valor pago a um militar na reserva. “A remuneração é muito inferior ao que deveria ser pago. O valor de R$ 700 é irrisório para um policial executar o serviço”.
Ele explica que a baixa remuneração não conseguiu atrair os militares. “A procura foi baixa devido ao valor que não chamou a atenção dos policiais”, contou. “Das vagas oferecidas e com todo o anúncio feito pela Secretaria de Defesa Social, apenas 32 homens se prontificaram. Isso sinaliza que não foi atraente a proposta”, completou.
Outro lado
Já o tenente coronel, Louvercy OLiveira, diretor de pessoal da Polícia Militar, acredita que o projeto é de grande utilidade à medida que vai reforçar o efetivo da corporação enquanto não se realiza concurso público.“Estes homens estavam em casa, com a aprovação da lei, a PM pode convocar ate 750 policias da reserva para assumir funções administrativas”, falou.
Oliveira lembra também que os militares da reserva que não se apresentou hoje ao serviço, não sofrerá punição. Assim como, a qualquer momento pode pedir exoneração das funções. Os policiais no serviço administrativo cumprirão expediente em horário comercial, enquanto que o militar recrutado para a guarda patrimonial irá trabalhar por escala de plantão.
Para os interessados em voltar ao serviço militar, as inscrições continuam abertas. Segundo o diretor de pessoal da PM, no período entre 1º e 15 de abril, os voluntários podem apresentar os documentos no Quartel Geral.
Esse Comando de Alagoas,deve em visita a Pernambuco ter recebido copia de como funciona a nossa Guarda Patrimonial,Poia até na desvalorização salárial é parecido conosco,como a Policia Militar de Pernambuco é a Policia mais diferente do nosso Pais,nosso Governante e seus adiministradores (da Policia )fazem tudo pra piorar a situação do pobre Praça. Temos um Comandante Ditador na Guarda faz anos que não recebemos aumento salárial além de material de trabalho a altura do exigido para o trabalho ( é aquele velha hitória veio porque quis ).Pelo o pouco que entendo a Guarda foi criada para auxiliar o trabalho ativo no tocante ao patrimônio Estadual e não pra trabalhar em Carnaval,tomar conta de Presidios e trabalhar em eleições,não sei se a Guada Patrimônial tem um estatuto próprio nem sei as suas diretrizes vou procurar saber pra melhor saber o que é que eu tô fazendo aqui pois só acatamos ordens e recebemos um salário que não condiz com o trabalho realizado,o nosso Governador é tido como ditador e acho que quer gente trabalhando com ele da mesma forma como trabalha,antigamente o Praça vinha trabalhar na Guarda pra receber 51% do que ganhava sem interessar o Posto ou Graduação,mais um Capitão inteligente da Guarda resolveu inovar,achando que estava havendo injustiça entre as Graduações e postos menores fez um levantamento e criou uma planilha e de acordo com o Comandante da Guarda a enviou a Adiministração Estadual que foi aprovada de imediato pois se tratava de menos verbas para o Estado gastar e deu no que deu,o velho 720,00 pra todo mundo. Imagino que todos estavam satisfeitos com os cinquente e um por cento do salário que recebiamos pois ganhavamos muito mais do que é pago hoje,issso nunca mais vai voltar e nem sabemos quando receberemos aumento salárial pois somos esquecidos até pela tropa ativa mais atualmente rem chegado na Patrimonial oficios e mais oficios solicitando nossso pessoal pra trabalhar em diversas atividades,estamos fazendo serviços que são atribuidos ao pessoal da ativa e sem nenhuma consideração,então porque já que estamos trabalhando em serviços da atividae não recebemos iguais a eles e concorremos aos mesmos direitos trabalhistas e como incentivo concorremos as promoções,eu concordo com o serviço nas escolas eu concordo em trabalhar na burocracia como também concordo em trabalhar tomando conta dos prédios Estaduais que ao meu entender foi pra isso que a Guarda Patrimônial foi criada,mais ultimamente está havendo o famoso desvio de funções,espero esta enganado.
ResponderExcluirFica registrado aqui o meu desabafo e peço desculpas se ofendi alguém ou a Instituição mas a verdade seja dita.
Um abraço a todos.
Adeilton,
ResponderExcluirNão concordemos com este tipo de ação do governo de Alagoas, por que será uma vergonha para o militar que se submeter a um trabalho, onde o homem fica escanteado, isolado da Própria corporação, pois é uma diretoria extra. Não podemos esquecer ainda que esta alternativa isenta o governo de dar oportunidade aos jovens que precisam de trabalho, bem como não haverá qualquer onus para o governo, pois o home já é aposentado. Lembremos também que 70% dos que se aposentam por idade tem problemas psicológicos e ou demais problemas de saúde.