quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dez meses sem atingir meta do Pacto pela Vida

HOMICÍDIOS Outubro teve 8 mortes a menos do que o mesmo mês de 2010. Redução foi de 3,8%. Estado planejava uma queda de 12%
Eduardo Machadoeduardomaxado@gmail.com

Pelo décimo mês consecutivo, a Secretaria de Defesa Social (SDS) não atingiu a meta de redução de 12% na taxa de homicídios em Pernambuco. Outubro de 2011 teve oito assassinatos a menos do que o mesmo período do ano passado. A diminuição da taxa de homicídios ficou em 3,8%. No acumulado de janeiro a outubro, 2011 registrou 14 crimes violentos letais intencionais (CVLI) a menos do que 2010.

Os dados de outubro de 2011 foram obtidos extraoficialmente pelo JC. Os números oficiais só devem ser informados após o dia 15 de novembro.

A tímida retração da violência contrasta com o grande investimento que a Secretaria de Defesa Social vem fazendo na campanha de “Procurados”. Uma aposta na focalização de recursos para capturar homicidas contumazes. A iniciativa conta com intenso trabalho de propaganda, oferecimento de recompensas, criação de hotsite e distribuição de livros com a ficha criminal de quase 500 criminosos com prisão decretada pela Justiça.

Em setembro do passado, os números tiveram uma sensível melhora com 226 homicídios anotados no mês. No entanto, em outubro, chegaram a 280. O domingo, 16, foi o dia mais violento de outubro, com 18 assassinatos no Estado.

Capital, Região Metropolitana do Recife e interior tiveram respectivamente 61, 86 e 133 homicídios registrados.

Em três meses de 2011, os números de CVLI (soma dos homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) superaram os de 2010. Em evento público no mês passado, o governador Eduardo Campos admitiu que a meta de redução de 12% não deve ser atingida em 2011.

O modelo de gestão de polícia implantado pelo governo do Estado começou a dar resultados em dezembro de 2008. Por 27 meses seguidos, os homicídios recuaram. A sequência foi interrompida em março deste ano, quando houve 13 assassinatos a mais do que em março de 2010.

A assessoria de comunicação da SDS informou, por meio de nota, que o mês de outubro de 2011 teve o menor número de CVLI da série histórica, contabilizada desde Janeiro de 2003. A nota ressalta, ainda, que o Pacto pela Vida vem anotando reduções desde maio de 2007, quando foi implantado. O documento destaca que Estados como Paraná e São Paulo anotaram aumento dos homicídios no terceiro trimestre de 2011, enquanto que em Pernambuco a violência recuou.

Fonte: Jornal do Commercio. Para acessar todo o conteúdo só sendo assinante do UOL ou do próprio JC.

Um comentário:

  1. A verdade ninguém quer ver...

    DESDE QUE FOI EMPURRADO DE GUELA ABAIXO AQUELE AUMENTO DA PMPE, QUE AS COISAS VEM DESANDANDO NO PÁCTO PELA VIDA.OU SEJA ENFIOU OS PÉS PELAS MÃOS POIS QUEM REALMENTE REDUZ OS ÍNDICES DE CVLI É O POLICIAL SATISFEITO NAS RUAS.OS ÍNDICES ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO AO NÍVEL DE SATISFAÇÃO E COMPROMETIMENTO.

    É HORA DO GOVERNADOR ACORDAR PARA ISSO POIS É BEM PROVÁVEL QUE ISTO VENHA ARRANHAR A CANDIDATURA PRESIDÊNCIA DO BRASIL.

    ResponderExcluir

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.