segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Até isso!

Alerta: Nota de esclarecimento da PM de Juína


A Polícia Militar vem recebendo denúncias dos comerciantes do município de Juína de supostos indivíduos se autodenominando policiais militares, que estão visitando o comércio local, igrejas vendendo rifas alegando ser para a associação da PM.

Tendo conhecimento de tal situação o Comando do 20º Batalhão através de seu Comandante Major PM Prado vêm á público esclarecer que não existe autorização por parte do comando para que pessoas façam esse tipo de ação.

E alerta a sociedade que a Polícia Militar não está realizando qualquer tipo de venda ou pedido ajuda para nenhuma ação.

Sendo assim o Comando do 20º Batalhão pede a atenção da população para que se porventura alguns desses ludibriadores passarem em seu comércio ou em sua residência pedindo ou vendendo algo em nome da instituição, por favor, denuncie ligando no número 190.

A Polícia Militar não permitirá que o nome de sua instituição centenária seja maculado por indivíduos oportunistas que se aproveitando do prestígio da PM usam da boa fé do povo para benefícios próprios.

Fonte: Porto Notícias

Se segura segurança, não tem mais segurança em canto nenhum até mesmo na justiça

Quadrilha invade prédio do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e rouba caixa eletrônico

Valéria Sinésio
Especial para o UOL Notícias
Em João Pessoa (PB)   


Uma quadrilha composta por pelo menos seis homens invadiu a sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN), na madrugada deste domingo (30), em Natal (RN), e arrombou o caixa eletrônico instalado dentro de uma agência bancária que fica no local. Conforme a polícia, a quadrilha rendeu e amarrou os vigilantes do TJ-RN antes de arrombar o caixa eletrônico.

Ainda de acordo com a polícia, os homens passaram mais de três horas dentro da agência, apesar da sede do TJ-RN ficar a poucos metros de uma delegacia. Imagens gravadas por câmeras de vigilância dos prédios vizinhos serão analisadas pela polícia.

Todos os integrantes da quadrilha estavam encapuzados e fortemente armados com pistolas. A quantia de dinheiro levada pelo grupo ainda não foi divulgada. Este foi o segundo caso de roubo a banco em menos de um mês na mesma avenida. No primeiro roubo, o alvo foram caixas eletrônicos do banco Santander. Até agora ninguém foi preso.

Fonte: UOL

Vamos ter cuidado com essas coisas, depois do fato acontecido não tem mais remédio!

Filho de PM é detido com a arma do pai em colégio de Ipatinga

O garoto de 13 anos teria pego a arma no guarda-roupa do militar antes de seguir para a escola

Um garoto de 13 anos, filho de um policial militar de Ipatinga, na Região do Vale do Aço, foi detido com uma arma dentro de um colégio no Centro da cidade. A pistola semi-automática, carregada com 16 cartuchos intactos, foi recolhida por um funcionário do Colégio Tiradentes. A polícia vai apurar se houve descuido do militar ao guardar a arma.

O adolescente informou aos militares que, antes de seguir para o colégio, foi até o quarto do pai e pegou a arma que estava escondida dentro do guarda-roupa e colocou na mochila. Testemunhas informaram, que o menino teria mostrado a arma para um dos colegas de classe e falou que pretendia matar dois estudantes. A polícia, porém, não confirma o fato.

Após ser apreendido, o garoto foi encaminhado à delegacia da cidade, juntamente com a arma. A Polícia Militar informou que tomou todas as medidas legais e preventivas para evitar qualquer incidente no interior da escola. Informou, também, que a polícia judiciária irá apurar os fatos para esclarecer os motivos que levaram o adolescente a levar a arma para o colégio.

Essa não foi a primeira vez que um aluno levou uma arma para o colégio, em que a maioria dos estudantes é filho de militares. No início deste ano, um garoto entrou na escola com uma faca na mochila. De acordo com a PM, o garoto não tinha a intenção de ameaçar ou matar ninguém, apenas queria mostrar o objeto aos colegas.
O em.com entrou em contato com o Colégio Tiradentes, mas um funcionário informou que apenas a polícia está dando informações sobre o ocorrido.


Fonte: O Estado de Minas

PM convoca candidatos a sargento para exame de aptidão física

DA REDAÇÃO

Candidatos aprovados no exame de saúde do Processo de Seleção Interna para ingresso no Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul estão sendo convocados para o exame de aptidão física. Os candidatos foram divididos em oito grupos e deverão comparecer nos dias 3 e 4 de novembro, às 8 horas, no Estádio Pedro Pedrossian (Morenão), entrada pelo portão 20.

De acordo com o edital do processo de seleção, a primeira parte do exame de aptidão física será composta por exercícios de flexão na barra fixa, conjugados e abdominal. A segunda parte acontece no dia 4, no mesmo local, onde os candidatos deverão fazer a prova de corrida.

Os candidatos deverão comparecer com 45 minutos de antecedência, não sendo permitida a entrada após o horário estipulado para o início do exame. Para conferir em qual grupo você está escalado, acesse as páginas 4 e 5 do Diário Oficial do Estado (DOE) de número 8.058. Outras informações referentes ao Processo de Seleção, acesse o site oficial, www.concurso.ms.gov.br na área do candidato.

Fonte: Correio do Estado

Ele é vereador do PT e advogado e após se desenteder com um idoso agrediu o mesmo desacatou a PM e acabou detido.

SP: vereador de Pontalinda agride idoso, desacata PM e é detido

O vereador de Pontalinda (SP) Marcelo Lima Rodrigues (PT) foi detido na madrugada deste domingo pela Polícia Militar após se desentender com um idoso, agredi-lo, e desacatar os policiais. Segundo a PM, Rodrigues, que também é advogado, desentendeu-se com uma pessoa de idade em um bar e, durante a discussão, o atingiu com socos e empurrões.


Uma terceira pessoa teria tentado acabar com a briga e também foi atingida. Com a chegada da PM, o vereador teria se revoltado e ameaçou de morte os policias. "Ele estava fora de si", relatou um policial.

Segundo informações da polícia, Marcelo Rodrigues tem antecedentes criminais. A ocorrência foi registrada na PM, mas será encaminhada também a outros órgão competentes, como o Ministério Público, a Ordem dos Advogados Brasil e a Câmara Municipal.

Fonte: Terra

Soldado do GATI é assassinado em Pernambuco. Veja a foto do assassino e veja a foto do companheiro da PMPE componente do GATI de 27 anos que teve sua vida ceifada por esta alma sebosa.

O destino dele é certo!


Foi ele que matou na covardia nosso companheiro sem oferecer nenhum tipo de reação ou misericórdia.


Durante uma operação para capturar um foragido da justiça em Buíque, no Agreste de Pernambuco, um policial militar foi morto após levar um tiro no pescoço, na tarde dessa quinta-feira (27).
A ação acontecia no Sítio Jatobá, zona rural do município, e tinha o objetivo de prender Dielzo de Lima Silva, idade não informada, acusado de vários roubos e foragido da Penitenciária de Canhotinho.
Na perseguição, o PM Carlos André Campos Lopes, 27 anos, que era lotado no 4º Batalhão da Cidade, levou um tiro de grosso calibre no pescoço. Ele foi socorrido para o Hospital Memorial de Arcoverde, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na Unidade de Saúde.
O corpo do policial foi entregue à família para sepultamento que será realizado na tarde desta sexta-feira (28) na cidade de Custódia..
Dielzo de Lima continua foragido, mas as buscas continuam. Segundo a polícia, o bandido entrou na caatinga, dificultando a captura. Cerca de 80 policiais do Grupo de Apoio Tático Intinerante (GATI), Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (CIOSAC) participam da operação.
 
Iformação repassada pelo Sgt Arnaldo

Governo determina que PM nomeie dois mil policiais militares aprovados em concurso público.

Governo do Paraná determina que PM nomeie aprovados

Governador Beto Richa determinou que o comando da Polícia Militar do Paraná inicie imediatamente a nomeação de dois mil policiais militares.


A Agência de Notícias do Paraná noticiou que na última quarta-feira (19/10), o governador Beto Richa determinou que o comando da Polícia Militar do Paraná inicie imediatamente a nomeação de dois mil policiais militares, que foram aprovados em concurso público. Segundo o governador, será feito "o esforço necessário para ampliar as ações de segurança em todo o Paraná”. Na oportunidade, Richa também autorizou a prorrogação, por mais 12 meses, do contrato de 335 auxiliares de carceragem.

Ainda segundo o informe, a nomeação atende ao programa Paraná Seguro, que prevê, até 2014, a contratação de 8 mil novos soldados e 500 bombeiros para a PM; contratação de 2.200 policiais civis, entre investigadores, delegados e escrivães; compra de 3.200 viaturas e outros equipamentos; implantação de 400 módulos policiais e construção de 95 delegacias, entre outras medidas. Para o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, a medida representa o grau de prioridade que as questões de segurança pública têm para o governo estadual.

O comandante da Polícia Militar, coronel Marcos Theodoro Scheremeta, disse que nos próximos dias o primeiro grupo de aprovados em concurso poderá iniciar o curso de formação de soldados. “Com essas contratações, em alguns meses poderemos ativar duas unidades estratégicas para a melhoria da segurança no Paraná, que são o Batalhão de Fronteira, na região Oeste, e o 22º Batalhão da Região Metropolitana de Curitiba”, explica Scheremeta. O Batalhão de Fronteira terá duas companhias, uma em Santo Antônio do Sudoeste e a outra em Guaíra, e o 22º Batalhão, que terá sede em Colombo, se somará ao 17º Batalhão nas operações na Região Metropolitana. O governador Beto Richa já assinou decreto de nomeação de 694 policiais civis (investigadores, escrivães e papiloscopistas) aprovados em concurso público realizado no ano passado. As contratações representam 20% do efetivo atual da corporação, formado atualmente por 3.563 policiais.

Fonte: .http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=66113

sábado, 29 de outubro de 2011

Gratificação de Localidade Especial, liminar caçada.

Para ver clica na palavra ver texto do dia 28/10/2011.

<>
 Data  Fase  Complemento 
28/10/2011 17:54DEVOLUÇÃO DE CONCLUSÃO - Ver textoDIRETORIA CÍVEL
28/10/2011 17:01JUNTADA DEDECISÃO
12/08/2009 13:33CONCLUSÃO PARA DESPACHORELATOR
12/08/2009 13:29JUNTADA DE PARECER
11/08/2009 16:51DEVOLUÇÃO DE REMESSA / CARGA / VISTAÀ PROCURADORIA DE JUSTIÇA
30/07/2009 11:01REMESSA / CARGA / VISTAÀ PROCURADORIA DE JUSTIÇA
28/07/2009 16:08DEVOLUÇÃO DE CONCLUSÃO - Ver textoDIRETORIA CÍVEL
28/07/2009 14:41JUNTADA DEDESPACHO
22/07/2009 16:08CONCLUSÃO PARA DESPACHORELATOR
22/07/2009 16:07CERTIDÃO DEDECURSO DE PRAZO
22/07/2009 16:03JUNTADA DEOFÍCIO
14/07/2009 11:10REMESSA INTERNADIRETORIA CÍVEL P/2ªCC
26/05/2009 10:28REMESSA INTERNADIRETORIA CÍVEL ESTADO - 2ª CC- LOTE Nº 130 - ATENDIMENTO
26/05/2009 10:09CERTIDÃO DEPUBLICAÇÃO DO DESPACHO
21/05/2009 12:57EXPEDIÇÃOOFICIO JUIZ DA 3ª VARA DA FAZ. PUB. DA CAPITAL CIÊNCIA DE DECISÃO
19/05/2009 15:41DEVOLUÇÃO DE CONCLUSÃO - Ver textoDIRETORIA CÍVEL
18/05/2009 18:03JUNTADA DEDECISÃO
13/05/2009 11:20CONCLUSÃORELATOR
13/05/2009 11:19DISTRIBUIÇÃO AUTOMÁTICA

E atenção: Lula é internado as pressas e Hospital informa que o ex-presidente está com câncer.




Ex-presidente Lula é diagnosticado com tumor e vai fazer quimioterapia
Patrícia Scofield -
Publicação: 29/10/2011 11:35Atualização: 29/10/2011 12:14
Lula está internado no Sírio-Libanês, onde iniciará a quimioterapia em breve (STRINGER/MEXICO  26/10/2011
 
)
Lula está internado no Sírio-Libanês, onde iniciará a quimioterapia em breve
O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, 66 anos, foi diagnosticado com um tumor na laringe - órgão fibromuscular situado entre a traquéia e a base da língua. De acordo com boletim médico divulgado na manhã deste sábado pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, “foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias”. Ainda não há a confirmação da "natureza" do tumor - benigno ou maligno.

Lula fazia uso de álcool e tinha o hábito de fumar charutos, fatores que podem ter contribuído para o aparecimento do tumor. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, vinculado ao Ministério da Saúde, o tabagismo é o maior fator de risco para o desenvolvimento de um possível câncer de laringe e, quando a ingestão excessiva de álcool é adicionada ao fumo, aumenta o risco para o câncer supraglótico.

Saiba mais...
No Sírio-Libanês, a equipe médica que assiste o ex-presidente é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

Confira a íntegra da nota divulgada pelo hospital deste sábado:

Sr. Luís Inácio Lula da Silva - 11h00

O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.

Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.

A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira e Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Técnico Hospitalar e Diretor Clínico
 
Fonte: Plantão da Globo e EM.COM.BR

Eles não são ex alunos, eles são soldados da PMPE, e estavam no estrito cumprimento do dever, isso é no meu entender como leigo. Pra mim isso foi um acidente de trabalho e espero que o Tribunal do Júri reconheça isso. Dizendo a expressão ex-alunos já soa a discriminação induzindo o júri a uma outra decisão, ou seja, se a própria Instituição deles achou que eles estavam errado, então porque os jurados iriam achar diferente!

Ex-alunos da PM vão a Júri por morte de adolescente
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
28/10/2011 | 17h43 | Crime



Os ex-alunos do Curso de Formação da Polícia Militar de Pernambuco, Baltazar Arantes e Silva e Eduardo de Souza Xavier serão julgados pelo 1º Tribunal de Justiça do Recife, no Fórum Rodolfo Aureliano, na terça-feira (1º), a partir das 14h. Eles são acusados do assassinato do adolescente Denis Francisco do Santos, na época com 14 anos de idade, ocorrido no dia 13 de janeiro de 2008, durante prévia de carnaval realizado na Avenida do Forte, bairro do Cordeiro, Recife. 


Segundo o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o adolescente foi abordado pelos ex-alunos durante uma prévia carnavalesca. Na ocasião, o adolescente Denis Henrique se divertia na festa quando Baltazar Arantes, na condição de aluno do Curso de Formação de Policiais (CFAP), segurou o pescoço da vítima, num golpe denominado “chave de braço” ou “gravata”. 


O golpe impossibilitou a respiração de Denis, que segundos depois perdeu a consciência e foi arrastado por Baltazar, juntamente com o também então aluno da PM, Eduardo de Souza. O adolescente foi jogado no chão num lugar próximo, tendo sido, minutos depois, constatada a morte cerebral, em razão da asfixia mecânica, conforme laudo da perícia.


No Júri de terça-feira, o Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) vai atuar como assistente de acusação do MPPE, através dos advogados Marcelo Santa Cruz e Aryanne Vasconcelos. A entidade acompanhou o caso desde o início, através de seus advogados e junto ao Conselho Tutelar.

Fonte: Pernambuco.com/Diário de Pernambuco

O que você acha?

Morte da juíza: cresce polêmica sobre carta em defesa de presos

Deputado e família da magistrada criticam pedido de coronel ao comando-geral

POR GABRIELA MOREIRA

Rio - Embora criticada pelo Ministério Público e parlamentares, a carta enviada pelo tenente-coronel da PM Roberto Alves de Lima defendendo que os policiais acusados da morte da juíza Patrícia Acioli sejam transferidos de Bangu 1 ganhou adesão na corporação.

No documento, enviado ao comando-geral da PM, para o Estado-Maior e oficiais que comandam unidades operacionais, Lima afirma que a prisão dos acusados, entre eles o tenente-coronel Cláudio Oliveira — apontado como mandante do crime — é “absurda” e “ilegal”. Então chefe do Estado-Maior quando Oliveira foi preso, coronel Álvaro Garcia, defende a transferência para o Batalhão Especial Prisional (BEP).


Foto: Lucas Figueiredo / São Gonçalo
Os policiais suspeitos de matar a juíza se apresentaram com uniformes de detentos em audiência | Foto: Lucas Figueiredo / São Gonçalo

O deputado estadual Marcelo Freixo questiona os argumentos. “O quanto tem de legal no BEP que permite a entrada de cerveja, laptop, de onde os presos ordenam crimes e fogem quando querem? Concordo que as prisões tenham de cumprir a lei, mas para onde seriam transferidos os acusados de um crime tão grave como a morte de uma juíza? Não seria para o BEP”, afirmou.

Para o primo de Patrícia, Humberto Nascimento, a atitude do oficial é uma afronta à família da juíza e à sociedade. “Quanto à alegação de que o regime diferenciado não caberia aos réus em questão, considero um argumento repulsivo e corporativista”, avaliou.

Fragilidade

O promotor Rubem Vianna, que pediu a transferência dos PMs para Bangu 1, disse que levou em conta a fragilidade das unidades prisionais militares. “Conforme fartamente noticiado, têm se constituído em ‘colônias de férias’”, argumentou. Ele nega que os réus estejam em regime diferenciado, já que a Justiça ainda não apreciou o pedido. E informou que os militares estão submetidos ao ‘rigor de preso provisório’ e que a Justiça autoriza a permanência de preso militar em unidade comum. Alguns do PMs estavam presos anteriormente no Batalhão Especial Prisional (BEP). Um deles foi flagrado em escuta telefônica dizendo que seria fácil fugir de da unidade.

Oficial diz que medida abre precedente

O tenente-coronel Roberto Alves de Lima alega que a prisão abre precedente. “(...)Estaremos todos, de V.Sª ao mais moderno soldado PM, expostos à execração pública (...) basta que se forneça uma ocorrência em que o resultado fuja do esperado”, escreveu Lima.

Segundo o oficial, o coronel Erir Costa Filho não respondeu, mas colegas de farda já se mobilizam para tentar reverter a prisão.

A assessoria de imprensa da Polícia Militar afirmou que o comandante-geral não tem atribuição sobre decisões da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e da Justiça.

A juíza foi assassinada em 11 de agosto com 21 tiros, quando chegava em casa, em Piratininga, Niterói.

Fonte: O Dia online

Associação oferece recompensa por informações de acusado de matar PM no RN

Acs PM RNA Associação de Praças de Mossoró e Região (APRAM) está oferecendo a recompensa de R$ 1 mil para ao cidadão que fornecer informações precisas sobre o responsável pela morte do Soldado PM Rômulo na última sexta-feira (21), no município de Assú.

O suspeito pela morte do policial militar é Elizeu Pedro da Fonseca, 49 anos. Informações preliminares dão conta que Elizeu teria atirado contra os policiais militares Rômulo Gabriel e Carlos Cavalcante após uma discussão de trânsito na cidade de Assú. Na ocasião, o soldado Rômulo não resistiu aos ferimentos e faleceu.

A atitude da APRAM é inédita e busca agilizar a prisão do suspeito de ocasionar a morte do PM. As informações podem ser dadas pelos telefones (84) 8703-7440, 8853-3381, 8752-1011 e 3316-2692. A identidade do comunicante será preservada e mantida em absoluto sigilo.
DN Online





Fonte: ACSPMRN

Atenção você que bebe os refrigerantes de baixas calorias ou dietéticos cítricos, esses refrigerantes tem substância cancerígina na sua composição, são eles:Fanta laranja, Fanta Laranja light, Sukita, Sukita Zero, Sprite Zero, Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet.

Fabricantes terão de reduzir substância cancerígena em refrigerantes

UOL

Fabricantes de refrigerantes de baixas calorias ou dietéticos cítricos vão reduzir a quantidade de benzeno (substância cancerígena) das bebidas no prazo de até cinco anos, conforme acordo fechado com Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG). As informações são da Proteste Associação de Consumidores.


O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com a Ambev, a Coca-Cola e a Schincariol prevê que a quantidade máxima deverá ficar em cinco microgramas por litro.

A presença do benzeno nas bebidas foi detectada em 2009 pela Proteste ao realizar exames em 24 amostras de diferentes marcas. O Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado agora, dois após o MPF instaurar inquérito civil público para apurar o caso.


Ao analisar 24 amostras de diferentes marcas, a Associação detectou a presença do benzeno em sete delas: Fanta laranja, Fanta Laranja light, Sukita, Sukita Zero, Sprite Zero, Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet. Em duas das amostras – Fanta laranja light e Sukita Zero – a concentração estava acima dos limites considerados aceitáveis para a saúde humana. Foram encontrados limites aceitáveis de benzeno no Dolly guaraná tradicional e light, na Fanta laranja tradicional, Sukita tradicional e no Sprite Zero.


De acordo com o MPF, a legislação brasileira, em especial o Código de Defesa do Consumidor, estabelece que os produtos colocados à venda no mercado não poderão trazer riscos à saúde ou à segurança dos consumidores, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hipótese, a fornecer as informações necessárias e adequadas a respeito.


Já que as bebidas testadas traziam ácido benzoico, era possível que algumas também tivessem benzeno, uma substância cancerígena que resulta da combinação dos ácidos benzoico e ascórbico, mais conhecido como vitamina C.Estas duas substâncias juntas, sob certas condições de exposição à luz e ao calor, podem reagir e formar o benzeno.


Como não existe um limite fixado pela Anvisa para refrigerantes, a Proteste utilizou o parâmetro de água potável que é de 5 micrograma por litro. Como a OMS e as autoridades sanitárias estrangeiras e nacionais não estabeleceram um limite de benzeno para refrigerantes e sucos, considera-se que, no mínimo, deve ser adotado o mesmo limite utilizado para a água potável. As marcas reprovadas estavam acima desse limite.


O MPF também expediu recomendação para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária realizasse os estudos necessários para determinar a concentração máxima, tolerável, da substância nos refrigerantes comercializados no país.


Enquanto isso, o MPF reuniu-se com os fabricantes para tentar uma solução amigável e definitiva, que pudesse proteger os consumidores. Desde o início, três deles, que representam quase 90% do mercado, dispuseram-se a acatar as orientações do Ministério Público.


Os fabricantes informaram que a formação do benzeno decorre de um processo químico geralmente desencadeado nos refrigerantes light/diet, já que a presença do açúcar inibe a formação da substância. Disseram ainda que “a eventual identificação de traços mínimos de benzeno em determinado produto pode se dar por razões diversas e alheias aos esforços da empresa, como, por exemplo, em decorrência da quantidade de benzeno pré-existente na água”.

Fonte: UOL e Correio do Estado

PLEBISCITO: Como sugeriu Sgt Arnaldo e vem sendo divulgado pelo Ten cel Nilson Torres, cinco Policiais Militares estão disputando para serem indicados em plebiscito para disputar a eleição de 2012, para a Câmara de Vereadores, mas isso é em ourtro Estado, o Espirto Santo. Em Pernambuco e outra história.

Militares na disputa das câmaras


Com a defesa da educação como forma de combater a violência, eles vão às ruas pedir votos nas eleições de 2012



Escolhidos por meio de plebiscito de entidades representativas da categoria - como a Associação de Cabos e Soldados (ACS), a de Subtenentes e Sargentos (ASSPM) e a de Oficiais (AOPM) - os candidatos fardados que vão disputar as eleições de 2012 têm um objetivo em comum: defender a corporação.

O presidente da ACS, Flávio Gava, explicou que o candidato submete o nome à corporação. Quem perder, apoia o escolhido. "Nã o abrimos mão do projeto político da corporação e a escolha vai ser o mais democrática possível" disse.

Segundo o candidato a vereador em Vila Velha, Aurélio Robson da Silva, o Robinho PM, um parlamentar pode fazer pouco pela Polícia Militar, mas a representação política é importante. "O que falta dentro da tropa é alguém que possa representar a categoria politicamente", afirmou.

Confira a reportagem completa no jornal A Tribuna de hoje.

Polícia Militar inicia greve branca em Natal e 10 cidades do RN

Os policiais militares deram início à greve branca em Natal e outras 10 cidades do estado nesta sexta-feira (28). A informação é do presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS) da PM potiguar, o cabo PM Jeoás Nascimento.

Segundo informações do cabo Jeoás Nascimento, policiais de vários batalhões de Natal e do interior não saíram para o patrulhamento com as viaturas, alegando que elas não apresentam condições de circulação.

No entanto, o comandante da corporação, o coronel PM Francisco Araújo Silva, nega a paralisação e garante que todas as viaturas estão em ordem e circulando.
 
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do repórter Paulo de Sousa
Leia mais na edição do Diário de Natal deste sábado
 
Fonte: DN On line

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

De Nilson Torres

REPASSANDO, COMPARTILHANDO...

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Coronel JOÃO DE MOURA
Data: 27 de outubro de 2011 09:02
Assunto: FW: SAIU NA IMPRENSA: CAMINHADA PELA LEGALIDADE PMs e BOMBEIROS DE PERNAMBUCO
Para:


Parabéns, Coronel João de Moura, pela coordenação, parabéns a todos que direta ou indiretamente buscam respirar justiça dando cota de contribuição para o sucesso de eventos como este.

A presença de fortes parlamentares em oposição, em meio a grãos-mortais do Elefante Branco, dá um tom de força bem maior a singelas, justas, democráticas e legais  e impactantes manifestações cívicas como estas; acordemos: já é hora de pensarmos nisto e darmos armaduras (imunidade parlamentar) a nossos próprios, verdadeiros, leais, extremamente corajosos e visíveis guerreiros de sempre... sejamos justos, coerentes e inteligentes...



A extinção dos Qüinqüênios, dita por incorporação, de nós, Policiais Militares, de fato, representa a maior aberração jurídica proposital criada no Estado de Pernambuco nos últimos  dias, por atinge de morte a estabilidade  das relações jurídica, que deveria imperar entre administrador e administrados, por atinge de morte os institutos constitucionais  axiomáticos federais que pregam como direito fundamental do cidadão a inviolabilidade do Ato Jurídico Perfeito e  a inviolabilidade do Direito Adquirido, por mais que se tente criar, vergonhosamente, teses jurídicas em sentido contrário, traindo juramentos, para tentar  em vão esconder isso...



Se a extinção dos Qüinqüênios não atentou contra os citados institutos jurídicos constitucionais, nada mais atentará..., pois não se terá nos livros jurídicos-acadêmicos mais nenhum outro exemplo para dizer o que seria então violação a Atos Jurídicos Perfeitos, a Direito Adquiridos (cômico, mas puramente verdadeiro).



Em, 26 de outubro de 2011.



SEVERINO FERREIRA



From: coroneljoaodemoura@hotmail.com
Subject: FW: SAIU NA IMPRENSA: CAMINHADA PELA LEGALIDADE PMs e BOMBEIROS DE PERNAMBUCO
Date: Thu, 27 Oct 2011 00:41:11 +0100



 

       SAIU NA IMPRENSA.        

  CLICK=>   http://www.youtube.com/watch?v=3ydfrtSDous

 

      Militares estaduais de Pernambuco ativos, inativos e excluídos ex-ofício no período da ditadura militar que obtiveram na justiça direito à reintegração mediante sentença com trânsito em julgado, realizaram no dia 21 deste mês sob coordenação de quatro entidades classistas da categoria (UMB, FORÇA ÚNICA, ASPRA e UPMEPE) a primeira “Caminhada pela Legalidade”.


                    Deliberada no II Encontro do Fórum Permanente dos Militares Estaduais de Pernambuco do dia 1º deste mês, a marcha teve objetivo de chamar atenção da sociedade civil organizada para a necessidade de cumprimento das leis por todos, a partir do exemplo que deveria ser dado pelo governador do estado.


                 Teve inicio às 15h ao lado do quartel do Derby, seguiu pelas avenidas Conde Boa Vista, Guararapes e Dantas Barreto, até a Rua Imperador Pedro II, bairro de Santo Antônio, encerrando-se às 17h e 30min com ato público em frente à sede da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco.


                 Os manifestantes entregaram ao presidente da Ordem, Henrique Mariano, documento com as denúncias dos militares e com pedido de Intervenção Federal no Poder Executivo de Pernambuco, para encaminhamento ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco - TJPE.


                 Segundo os organizadores do evento, foram convidados a participar representantes do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares – GAJOP, Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Partido Militar Brasileiro - PMB (em fase de coleta de assinaturas de apoio), todos os senadores e deputados federais e estaduais de Pernambuco, bem como todos os pré-candidatos a prefeito do Recife nas eleições majoritárias do próximo ano, objetivando discussão de alternativas à insegurança no estado a partir do município.


                  Com presença dos pré candidatos a prefeito da cidade do Recife Raul Jungmann - presidente do PPS, Daniel Coelho - deputado estadual pelo PSDB e de várias organizações da imprensa pernambucana (Jornal do Commércio, Folha de Pernambuco, TV Clube, Brasil Urgente, etc), apoiados por dois carros de som, centenas de militares ostentaram faixas e gritaram palavras de ordem, exigindo ao governo de Pernambuco respeitar a Constituição Federal e as decisões judiciais.


                 Os manifestantes também lembraram ao povo nas paradas de ônibus lotas nas avenidas e ruas por onde passaram que insegurança não se resolve com propaganda na TV, onde o programa “Pacto pela Vida” transparece, segundo eles, um mundo de sonhos; e que a insegurança é uma realidade assustadora nas ruas do Recife e da maioria das cidades do estado, merecendo motivação e atenção dos poderes públicos e melhor relação polícia povo a partir de muito maior participação do município.


                 “Queremos compromissos sérios dos pré-candidatos a prefeito para com os servidores militares e a segurança do povo no município, uma vez que o Estado não está resolvendo. Os militares estão discriminados e desmotivados ao trabalho. É preciso valorizar a categoria e respeitar o Estado Democrático de Direito, como por exemplo, cumprir a determinação judicial para reintegrar de imediato os que foram arbitrariamente excluídos por faltas disciplinares no período da ditadura militar sem direito ao devido processo legal, à ampla defesa e ao princípio do contraditório; restabelecer a vantagem financeira conquistada com anos de trabalho, relativa aos quinquênios subtraídos por Lei Complementar de maio de 2011; cumprir o princípio constitucional da igualdade salarial entre ativos e inativos; e aprovar os projetos de lei sobre promoções, que dormem na Assembléia Legislativa de Pernambuco – ALEPE”, disse o coronel João de Moura, presidente da União dos Militares do Brasil - UMB.                 


                    “Entendemos que a legalidade é o principal instrumento dentre os que defendem a democracia e, por conseguinte, no Estado Democrático de Direito é inadmissível que o representante máximo do Poder Executivo no estado – o governador - não cumpra determinação judicial, desconhecendo a existência harmônica, porém independente do Poder Judiciário, fundindo esse Poder ao Poder Executivo, sob sua tutela”, disse o sargento Severino Alves, coordenador geral da FORÇA ÚNICA.


                    Para o presidente da União dos Policiais Militares Ex-Ofício de Pernambuco, soldado Newton Roberto, é um verdadeiro absurdo que o governador prefira estar pagando com dinheiro público a multa de 2 mil Reais ao dia, imposta pelo TJPE, a obedecer a determinação Judicial para reintegrar os militares que ganharam esse direito em todas as instâncias do Poder Judiciário do Brasil.      

Major do bombeiro que estava paraplégico há nove anos, após sofrer uma queda volta a andar após tratamento com células tronco.

Geral

Paraplégico volta a andar na BA após tratamento inédito

Por Tiago Décimo

Salvador - Nove anos após sofrer uma violenta queda durante uma viagem em família, que lhe causou um trauma raquimedular - lesão que causa comprometimento da função da medula espinhal -, que tirou a sensibilidade e os movimentos das duas pernas, o major da Polícia Militar Maurício Borges Ribeiro está andando novamente. Por enquanto, Ribeiro ainda precisa ser amparado por um andador e por uma órtese no tornozelo, por causa da atrofia muscular sofrida em suas pernas em nove anos de imobilidade. Mas as perspectivas são boas.

"Estamos fazendo um trabalho de fortalecimento muscular, para que o paciente possa, futuramente, se sustentar em pé e andar sem a ajuda de aparelhos", afirma Claudia Bahia, a fisioterapeuta e pesquisadora da Clínica de Atenção à Saúde (Casa), do Centro Universitário Estácio da Bahia (Estácio-FIB) - onde o policial realiza as sessões de fisioterapia uma vez por dia. "Há pouco tempo, ninguém acreditava que seria possível que um paciente paraplégico com lesão completa pudesse voltar a andar. É uma conquista imensurável".

Ribeiro foi o primeiro homem a participar de um tratamento experimental, desenvolvido por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz na Bahia (Fiocruz-BA), com o apoio dos hospitais Espanhol e São Rafael e de universidades baianas, para melhorar a qualidade de vida de pacientes que, como ele, tiveram ruptura total da medula espinhal por causa de traumas - e, com isso, perderam completamente a sensibilidade, o controle e os movimentos de quadris e pernas.

O tratamento consiste na aplicação de células-tronco mesenquimais, retiradas da medula óssea da bacia dos próprios pacientes, diretamente na região onde ocorreu o trauma. O procedimento começou a ser estudado em 2005 e foi testado inicialmente em animais domésticos, a partir de 2007, com melhorias em graus diferentes em todos os casos.

Depois de Ribeiro, mais cinco pacientes foram submetidos ao tratamento - e outros 15 devem passar pelos mesmos procedimentos até o fim do primeiro semestre do ano que vem. "Até agora, todos os pacientes tiveram algum nível de melhora e não houve nenhuma intercorrência médica", comemora um dos coordenadores da pesquisa, o neurocirurgião Marcus Vinícius Mendonça. "Em alguns, por enquanto, há apenas melhoras de sensibilidade, em outros, há avanços na parte motora. Um dos objetivos desta pesquisa é saber por que um paciente responde melhor que outro", disse.

Mendonça afirma que, depois que os 20 primeiros pacientes passarem pelo procedimento, serão colhidos os dados relativos aos testes para que sejam realizados mais estudos sobre o tratamento. "O período estimado de pesquisas é de cinco a dez anos", explicou. Para o policial militar, porém, o tratamento já pode ser visto como bem-sucedido. "Depois de nove anos, você perceber que pode se sustentar sobre as próprias pernas é uma sensação muito boa", afirma. "Já estou muito feliz, mais ainda porque meu progresso traz esperança para outras pessoas que passam pelo mesmo problema", acrescentou.

Agência Estado - Uma empresa do Grupo Estado - Copyright © 2011 - Todos os direitos reservados.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Isso é lá mas vai servi pra cá, excedeu tem que pagar. Ninguém é burro de carga ou relógio para trabalhar sem receber, excedeu amigo tem que pagar e ponto final.

Estado pagará horas extras a bombeiros que excedeu 40 horas mensais

O ESTADO, EM APELAÇÃO, ALEGOU QUE MILITARES NÃO TÊM DIREITO AO PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS
Fonte | TJSC
A 4ª Câmara de Direito Público do TJ manteve sentença da comarca da Capital, que condenou o Estado de Santa Catarina ao pagamento, em benefício de M. C., de horas extras despendidas no trabalho. O autor, bombeiro militar, sustentou em juízo que teve de exceder, por mais de cinco anos, o limite de 40 horas mensais de trabalho, sem receber por isso. O Estado, em apelação, alegou que militares não têm direito ao pagamento de horas extras.

“Comprovado o trabalho além da jornada normal, tem o militar estadual o direito ao pagamento pelas horas extras realizadas, mesmo aquelas que excedem as quarenta (40) horas mensais previstas como limite máximo, em decreto limitador, uma vez que o Estado não pode locupletar-se indevidamente à custa do trabalho alheio sem quebrar o princípio da moralidade”, sentenciou o relator da matéria, desembargador Jaime Ramos. A votação foi unânime.

Ap. Cív. n. 2011.062155-4
Veja a Sentença, nós temos o mesmo Direito em Pernambuco e em outros Estados do Brasil



Bombeiros do Brasil

Que azar tanto carro para esse cara pedir carona, ele vai pedir carona logo a quem!

Foragido pede carona em rodovia a carro de polícia e é recapturado na BA
Preso fugiu na noite de terça e foi achado na madrugada de quarta-feira.
"Eu não sou foragido não", relata polícia como primeira fala do suspeito.
Do G1 BA


Comente agora
Poucas horas depois de completar 24h de fuga da cadeia de Brumado, a 555 Km de Salvador, ocorrida na noite de terça-feira (25), um preso provisório acabou sendo recapturado após pedir carona na BA-262, na madrugada de quarta-feira (26).
A surpresa ocorreu quando o veículo parou e o detento percebeu que se tratava de um carro da polícia. Assim que a equipe da Polícia Militar atendeu ao sinal, o suspeito falou: “Não sou foragido não”, conta o major da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) em Brumado, o major Arthur Mascarenhas.
“A viatura estava retornando para Aracatu, os policiais tinham vindo ajudar na recaptura dos presos. Como estava escuro, o farol ofusca a visão e ele não percebeu que o carro era da polícia”, conta o major.
Além desse suspeito, detido há um ano enquadrado por homicídio, outros 12 presos custodiados na delegacia de Brumado escaparam através de uma escada humana e cordas de lençóis, chamada de ‘tereza’. “Ele ainda estava com o peito ralado, porque raspou no concreto no momento da fuga. Estava meio sem ter para onde ir”, comenta o major.
saiba mais
Quatro presos serram grade e fogem do conjunto penal de Serrinha
Presos fogem de delegacia por buraco de ar-condicionado na BA, diz polícia
Dos presos que fugiram, dez continuam soltos, segundo a polícia. O major acrescenta que os presos alegaram que a fuga foi motivada pela notícia de que eles seriam transferidos de Brumado para presídios em Jequié, Salvador e Vitória da Conquista.
A delegacia de Brumado passará por reformas. A previsão para a chegada dos materias de construção é para esta quinta-feira (27).
Libertação em massa
Vinte presos foram libertados da delegacia de Brumado na quarta-feira (26) por meio de alvará de soltura da Justiça. Eles ainda não haviam cumprido o regime e, segundo o major Mascarenhas, respondiam por homicídio, tráfico de drogas, roubos e furtos. Em nota, a Secretaria de Administração Prisional e Ressocialização da Bahia informou que o objetivo da soltura é desafogar os presídios e evitar fugas dos presos.

Transferência
Segundo o delegado coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) Leonardo Rabelo, dez presos foram transferidos na quarta-feira (26) para o presídio de Vitória da Conquista  e outros três homens devem ser transferidos para o mesmo presídio, mas a polícia não informa a data por medida de segurança. Ainda conforme o delegado, outros 19 homens permanecem na unidade aguardando a ordem de transferência para presídios e delegacias da região e da capital.

Fonte:
G1 Bahia

Veja o que o Jornal Cearense Diário do Nordeste escreveu sobre a possível ida da Volkswagen para Pernambuco

MAIS UMA MONTADORA

Fábrica da Volks ficará em PE

Publicado em 27 de outubro de 2011


Clique para Ampliar
Modelo elétrico do compacto Up! será produzido na unidade pernambucana da Volkswagen
DIVULGAÇÃO

Estado vizinho obtém mais um projeto automobilístico, com investimento estimado em R$ 3,5 bilhões
O estado de Pernambuco mostra, novamente, sua força política e econômica e leva mais um empreendimento de grande porte para o Complexo Industrial Portuário de Suape. Depois de conseguir uma unidade da montadora Fiat, nossos vizinhos receberão, segundo informações do jornal Valor Econômico, uma fábrica da Volks. Com isso, Pernambuco desbanca estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que estavam no páreo para receber o projeto automobilístico.

A instalação da planta da companhia alemã deverá demandar investimentos da ordem de R$ 3,5 bilhões. Se somados aos R$ 3 bilhões da unidade da montadora italiana, serão R$ 6,5 bilhões aportados no estado para geração de emprego e renda em empreendimentos há muito sonhados pelo Ceará.

Prospecção
De acordo com o governador Cid Gomes, a Volks não chegou a manifestar interesse em implantar o empreendimento no Estado. Só neste ano, duas outras montadoras anunciaram a abertura de fábricas no Brasil, nenhuma delas no Estado. No passado, tentou-se prospectar a chinesa Chery. O governador viajou à China ainda em 2008 para pleitear o projeto, e reuniões com a cúpula da empresa para a América Latina foram realizadas, entretanto, em setembro, foi anunciado que a unidade da companhia ficaria em Jacareí, em São Paulo.

A JAC, outra chinesa que anunciou planta no Brasil, tal qual a Volks, não chegou nem a conversar com o governo cearense, e já definiu que sua fábrica ficaria na Bahia, em companhia a Ford que já existe por lá.

Para o economista e consultor internacional Alcântara Macedo, a falta de uma laminadora no Ceará é uma das motivações que impedem a vinda da montadora. "Como uma empresa forte na área metalmecânica pode colocar uma fábrica se não tiver matéria prima perto?", indaga. Segundo ele, isso deve mudar com a chegada dos empreendimentos de laminação que estão sendo negociados pelo Governo do Estado.

Uma planta de tal envergadura poderia ajudar o Ceará na consolidação de um polo metalmecânico. "O Ceará não está parado, tem mostrado capacitação de negociação grande", garante.

Ceará só tem a Troller
Por enquanto, o Ceará segue apenas com a sua unidade da Troller (subsidiária da Ford), cuja produção é de cerca de 150 veículos por mês. Para se ter uma ideia, a Volks que chegará a Pernambuco poderá fabricar quase 17 mil automóveis a cada 30 dias, mais de nove vezes a produção anual da Troller.

E mais: será justamente na unidade pernambucana que a Volks produzirá o modelo elétrico do Up!, compacto da montadora alemã.

Os R$ 3,5 bilhões que serão aportados pela Volks terão financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

A escolha pelo Nordeste - e no caso, pelo Complexo de Suape - estaria relacionada às vantagens logísticas e à facilidade de exportação dos veículos para toda a América Latina.

Oficialmente, a Volkswagen ainda não confirma a instalação de uma montadora no estado de Pernambuco, mas que avalia meios de ampliar a produção brasileira, seja por uma nova unidade ou pela ampliação das já existentes.

Investimento
6,5 bi de reais é o montante que será aportado em Pernambuco para a implantação das fábricas da Volks e da Fiat

SONDAGEM EM ANDAMENTO
Laminadora do CE custará US$ 1 bilhão
A laminadora que está prestes a se instalar no Ceará terá um investimento de US$ 1 bilhão. A informação é do economista e consultor internacional Alcântara Macedo, que atualmente é presidente interino do projeto do grupo espanhol Añon. O Diário do Nordeste, inclusive, já tinha informado, na edição de 13 de dezembro de 2010, sobre o interesse dos estrangeiros em implantar o empreendimento no Ceará, o que foi confirmado pelo governador Cid Gomes na semana passada.

Segundo Macedo, a empresa quer dar velocidade à instalação do projeto, pois não há mais pendências, e o terreno já foi comprado. "Já contratou-se empresa americana na área de tecnologia para dar suporte, e já se tem apoio de acompanhamento de gestão. Agora é dar velocidade. A coisa já está acontecendo", garante o economista.

Estudos no terreno
No momento, o grupo está realizando as sondagens na área onde ficará encravada a laminadora, no município de Caucaia, próximo a BR-222; e pesquisando a construtora que poderia erguer a planta siderúrgica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

"O Ceará em breve, dentro do tempo necessário para se instalar um projeto de tamanha evergadura, poderá prospectar sua montadora. A nossa ação de atração de investimento não teve um processo de evolução maior não por conta do governo, mas devido aos atrasos da refinaria e da siderúrgica. Isso não é esforço de um só governo. Nosso sonho de implementar um polo metalmecânico vem lá de trás, com Virgílio Távora, que queria dar ao setor industrial maior participação no PIB cearense. (DB)

DIEGO BORGESREPÓRTER

A Articulação é Nacional já foram presos 23 PMs (só praças). Alem do Mato Grosso do Sul, participaram ainda os estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Goiás e Amapá.

Gaeco divulga balanço e não descarta envolvimento de oficiais da PM em esquema

Jeozadaque Garcia

Coletiva de imprensa realizada no final da tarde desta quarta-feira (26) na Procuradoria-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul com representantes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), MPE (Ministério Público Estadual) e Polícia Militar, divulgou um balanço das operações Holambra e Fumus Malus, desencadeadas esta semana para combater o contrabando de cigarros e que levou para trás das grades, até o momento, 23 policiais militares acusados de ‘facilitar’ a passagem de contrabando nas rodovias do sul do Estado.
Conforme a promotora Jiskia Sandri Trentin, do Gaeco, as operações fazem parte de uma articulação nacional que visa o combate ao contrabando. Participaram ainda os estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Goiás e Amapá. Somente em Mato Grosso do Sul foram expedidos 60 mandados de busca e apreensão em domicílios e 34 mandados de prisões temporárias e preventivas. Além disso, vários veículos foram apreendidos e contas bancárias foram sequestradas.
Na segunda-feira, na operação Holambra, oito PMs foram presos e um continua foragido. Hoje pela manhã, na região sul do Estado, outros 15 foram para trás das grades. “Se a participação deles [no esquema] for confirmada, não farão falta para a corporação”, decretou o Comandante-geral, coronel Carlos Alberto David dos Santos.
Organização
O bando era dividido em duas alas: uma atuava em Sidrolândia e outra na região do Conesul do Estado, com base no 12º BPM (Batalhão de Polícia Militar), em Naviraí. Em Sidrolândia, havia dois grupos bem delimitados: um atuava somente com o cigarro e outro com diversos tipos de contrabando, como pneus e roupas. Já na no sul de MS, como o efetivo policial é maior, não havia um espaço marcado entre os militares.
Além disso, a operação descobriu PMs que extorquiam contrabandistas para facilitar a passagem de mercadorias, outros que faziam o serviço de ‘batedor’ e um outro, que não teve o nome divulgado, buscava mercadorias contrabandeadas no Paraguai. Inicialmente, havia a suspeita de que os policiais participavam, passivamente, do transporte de drogas nas regiões, o que foi descartado após investigações.
Participação de oficiais no esquema
A participação de oficiais da Polícia Militar no esquema não está descartada, segundo o Gaeco. Até o momento, somente praças da instituição foram presos.
David também não duvida que esteja sendo vítima de ‘fogo amigo’. Questionado se algum oficial próximo poderia ser o autor das ameaças que sofreu há cerca de um mês, ele foi sucinto.
“Recebi essa notícia através do serviço de inteligência da PM. Estamos investigando”, resumiu. “Vamos investigar para ver se a ameaça saiu mesmo de dentro da corporação, o que é um absurdo”, completou.
O grupo que ameaça o Comandante seria o mesmo que ameaçou o major Joilson Queiroz Sant’Ana, da PMR (Polícia Militar Rodoviária), há cerca de um mês. Na época, o major passou a andar escoltado por policiais da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) para sua proteção.
As ameaças contra Joílson foram feitas devido às intensificações nos trabalhos de fiscalização nas rodovias contra o tráfico de drogas e o contrabando de mercadorias do Paraguai e da Bolívia.
Operações
“Se a participação deles [no esquema] for confirmada, não farão falta para a corporação”, diz David
Cerca de 120 pessoas, dentre policiais, auditores fiscais e Promotores de Justiça, participam das operações, cumprindo os mandados judiciais respectivos e desenvolvendo a investigação com o objetivo de reprimir condutas delituosas praticadas por agentes públicos encarregados da segurança pública.
Fonte: Midiamax

Volkswagen em Pernambuco.

Volks em Pernambuco

Volkswagen deve investir US$ 2 bilhões com fábrica em Pernambuco.

Rafaella Magna - Diario de Pernambuco
Publicação: 26/10/2011 15:37Atualização: 26/10/2011 16:28

Nesta quarta-feira (26), o jornal Valor Econômico, divulgou que o governo de Pernambuco e a Volkswagen já acertam os últimos detalhes para a instalação da primeira fábrica da montadora alemã aqui no Nordeste. Segundo o jornal, serão investidos até US$ 2 bilhões na unidade que deverá ser erguida no município de Cabo de Santo gostinho, dentro do Complexo Industrial e Portuário de Suape. A instalação da fábrica será no mesmo local escolhido pela Fiat antes de a empresa anunciar a mudança para Goiana, na Zona da Mata do estado.

Agora, de acordo com a notícia, as duas devem trabalhar na montagem da engenharia financeira que vai permitir o investimento. "Nos últimos dias, a Volks apresentou novas exigências, entre elas um financiamento de R$ 2 bilhões, com prazo de 30 anos, que seria concedido pelo governo federal por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou por linhas específicas para a região, com recursos dos fundos constitucionais da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Caberá ao governo do Estado atuar com a União na modelagem da operação".

Há duas semanas, mais precisamente na edição do dia 16 de outubro, do Diario de Pernambuco, o Vrum falou à respeito do assunto, através da coluna do editor do caderno, Jorge Moraes. No final deste mês a montadora deve se pronunciar após uma reunião que acontecerá na Alemanha, na Europa.Confira na íntegra:

O namoro da Volks

A Volkswagen namora com Pernambuco e Geraldo Júlio, secretário de Desenvolvimento Econômico, é um dos cupidos desse processo. Torce como ninguém para que o estado receba a sua segunda grande montadora de automóveis e, vamos falar baixinho porque os alemães contam com motivos de sobra para lançar a pedra fundamental da fábrica do Up por aqui. “O estado tem uma equipe e tanto, bem preparada”, palavras do empresário Pedro Schwambach. A equipe dos cupidos de Geraldo é capacitada e sabe mimar com informações e depoimentos preciosos o ilustre convidado. A comitiva da Volks de 14 integrantes esteve no Palácio, na segunda-feira passada, e foi recebida para um jantar com o governador Eduardo Campos, secretários e empresários de sucesso do mercado pernambucano. Fontes já asseguram que se a decisão não for ampliar Taubaté, por exemplo, a Volks pernambucana estará no ar em 2014. Fornecedores, traduzidos como sistemistas, estão prontos para viver essa nova multiplicação onde o Nordeste cresce mais que o resto do Brasil.
 
Fontes: Jornais Valor Econômico/Diário de Pernambuco e O Estado de Minas

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Governador determina que servidores públicos e dependeres passem aderir atendido no hospital da PM

Hospital da PM vai atender servidores públicos da RMC e do Litoral


O governador Beto Richa determinou nesta quarta-feira (26) que os servidores públicos estaduais, familiares e dependentes que moram em Curitiba e região metropolitana recebam atendimento médico no Hospital Geral da Polícia Militar a partir da próxima sexta-feira (28). O atual contrato do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) aos servidores do Estado com a Fundação de Estudos das Doenças do Fígado (Funef) será encerrado.

A decisão foi tomada durante reunião com o secretário da Administração, Luiz Eduardo Sebastiani, o superintendente do SAS, José Fernando Macedo, e o diretor de Saúde da PM, coronel Rogério Kfouri. “O governo sempre terá uma relação de respeito e diálogo com os servidores públicos, pautada pela transparência e por ações concretas que produzam resultados práticos”, disse o governador.

Ainda nesta quarta-feira o governador Beto Richa recebeu uma comissão de representantes de sindicatos de servidores no Palácio das Araucárias. Ele afirmou que tem um compromisso com a valorização do funcionalismo e que a administração estadual está fazendo tudo que é possível para promover avanços nas carreiras do funcionalismo. “A boa relação entre o governo e os servidores é que vai produzir os avanços que todos queremos”, disse.

CONVÊNIO - Nos primeiros 30 dias do convênio, o Hospital da PM vai cobrir os atendimentos de urgência e emergência, enquanto a atenção à gestante permanece na Maternidade Santa Brígida. Na seqüência começarão os atendimentos ambulatoriais, serviços de exames e consultas. O calendário do início das consultas em especialidades médicas será divulgado nos próximos dias. “É uma felicidade poder anunciar que o atendimento começará no dia 28, pois coincide com o Dia do Servidor Público”, afirmou o secretário de Administração, Luiz Eduardo Sebastiani.

A secretaria de Administração e Previdência e a superintendência do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) dos servidores estaduais do Paraná firmaram um acordo com o Fundo de Assistência Social da Polícia Militar (FAS-PM), que é mantenedora do Hospital da PM, que já fazia o atendimento pelo sistema para cerca de 40 mil policiais militares e seus familiares na região de Curitiba. A partir de agora, também prestará serviços médicos aos 118 mil beneficiários civis do SAS. Não há necessidade de licitação em razão da unidade já pertencer ao Estado.

O Governo do Paraná manterá o mesmo modelo de pagamento atual, com o repasse de cerca de R$ 3,2 milhões ao mês para o FAS-PM. Paralelamente, a administração estadual dará continuidade ao processo licitatório para contratação emergencial de um novo prestador de serviços para o SAS Curitiba. A primeira licitação, no dia 10 de outubro, terminou sem interessados e um novo certame deverá ser marcado nos próximos meses.

“O projeto de um novo modelo de assistência à saúde continua sendo construído”, afirma o superintendente do SAS, José Fernando Macedo. Segundo ele, os estudos técnicos são baseados na coparticipação financeira entre o Governo do Estado e os servidores, e estão sendo acompanhados por representantes das entidades sindicais. “O resultado desses estudos será consolidado em propostas, que serão levadas à discussão aberta com os servidores estaduais e submetidas à decisão final do governador Beto Richa com relação ao novo modelo”.

No modelo atual, os serviços são pagos integralmente pelo Governo do Estado, num valor mensal fechado calculado por pessoa, independente do número e do tipo de atendimentos realizados. Em todo o Paraná, o SAS tem 424 mil beneficiários, dos quais 214 mil são servidores ativos e aposentados, e 210 mil são familiares dependentes. Na região de Curitiba, incluindo os 36 municípios que formam a macrorregião do SAS, são cerca de 120 mil beneficiários, que realizam uma média de sete mil consultas e 15 mil procedimentos médicos ao mês.

SAS – macrorregião Curitiba
Municípios pessoas beneficiadas
Adrianópolis 202
Agudos do Sul 193
Almirante Tamandaré 1.670
Antonina 863
Araucária 1.276
Balsa Nova 326
Bocaiúva do Sul 301
Campina Grande do Sul 846
Campo do Tenente 205
Campo Largo 2.649
Campo Magro 370
Cerro Azul 349
Colombo 3.534
Contenda 303
Curitiba 78.070
Doutor Ulisses 44
Fazenda Rio Grande 960
Guaraqueçaba 275
Guaratuba 1.164
Itaperuçu 258
Lapa 2.224
Mandirituba 364
Matinhos 986
Morretes 609
Paranaguá 6.451
Piên 189
Pinhais 2.846
Piraquara 2.810
Pontal do Paraná 682
Porto Amazonas 160
Quatro Barras 749
Quitandinha 337
Rio Branco do Sul 735
Rio Negro 876
São José dos Pinhais 4.289
Tijucas do Sul 210
Tunas do Paraná 53
TOTAL 118.428*
* Não incluídos os 40 mil beneficiários da Polícia Militar, que formam uma categoria segmentada dentro do SAS.

Quadrilha planeja matar comandante da PM

Quadrilha do cigarro planejava matar comandante da PM
Quarta, 26 de Outubro de 2011 - 08:00 hs

O comandante da PM (Polícia Militar) coronel Carlos Alberto David dos Santos foi ameaçado de morte pela quadrilha presa nesta segunda-feira na operação Holambra.

De acordo com fontes do Campo Grande News, a informação inicial era de que o bando teria contratado pistoleiros paraguaios para matar o comandante, mas, depois foi constatado que as ameaças eram feitas por policiais que integravam o bando envolvido no contrabando de cigarros.

Conforme apurado pela reportagem, os militares queriam ‘apagar' o comandante porque a PM intensificou o trabalho de fiscalização nas rodovias e com isso o número de apreensões aumentou, situação que prejudicou a quadrilha.

O bando também fez ameaças ao comandante da Polícia Militar Rodoviária, major Joilson Queiroz Sant'Ana, que está sob escolta da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais).

A partir das ameaças ao major, o Serviço de Inteligência da PM verificou que o coronel David também era alvo do grupo.

Ao contrário do que a quadrilha esperava, as ameaças fizeram a instituição ‘fechar o cerco' ao bando, resultando nas prisões e apreensões desta segunda-feira.

Segundo apurado pelo Campo Grande News junto à pessoas que acompanham o caso, além dos militares presos, há indícios de envolvimento de integrantes de outros órgãos da segurança pública no contrabando. Procurado pela reportagem, o coronel David não quis falar sobre o assunto.

Operação Holambra - A ação cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão em Campo Grande, Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia e Rondonópolis, Mato Grosso.

Oito policiais militares foram presos e um está foragido. Ele pode ter sido avisado da operação e por isso fugiu. Todos os militares já respondem a processo disciplinar e podem até ser expulsos da corporação.

Do total de militares presos, quatro atuavam em Sidrolândia e três em Campo Grande. Eles receberiam propina para facilitar a entrada de mercadorias paraguaias no Brasil.

Além deles, outras 13 pessoas foram presas na operação Holambra Foram nove prisões em Campo Grande, 10 em Sidrolândia, uma em Dois Irmãos de Buriti e uma em Rondonópolis.

Entre os civis está o motorista da prefeitura de Sidrolândia, Diovane dos Santos. Na casa dele, policiais encontraram munições de diversos calibres: ponto 50, ponto 762, ponto 44 e a maioria 22.

Diovane também é motorista de um jornal de Sidrolândia e foi autuado em flagrante por posse de munições.

Também estão presos dois comerciantes. Um deles é o dono de uma loja de revenda de produtos a R$ 1,99 que foi fechada por policiais e fiscais da Receita Federal.

Enem vaza de novo e Ministério Publico vai pedir a suspensão do exame.

Procuradoria pedirá suspensão do Enem por vazamento
O Ministério Público Federal no Ceará pedirá o cancelamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) após indícios de que estudantes de Fortaleza tiveram acesso a questões antes da prova. A prova foi realizada no último fim de semana.

Segundo o procurador Oscar Costa Filho, um simulado de uma escola da cidade continha 13 questões idênticas às do exame realizado neste fim de semana em todo o país. Ainda segundo ele, o simulado foi impresso antes da realização do Enem.

Os indícios de vazamento das questões começaram a circular em redes sociais na noite desta terça-feira (25). Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram no Enem.

O procurador disse que notificará o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (instituto do governo federal responsável pelo Enem). Caso o pedido não seja aceito, tentará suspender o exame na Justiça.

O MEC declarou, via assessoria de imprensa, que acionou na manhã desta quarta-feira a Polícia Federal para investigar o caso.

A prova do Enem é usada para a classificação dos candidatos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferecerá ao menos 87 mil vagas nas universidades federais para o próximo ano.

HISTÓRICO

As provas do Enem registraram problemas nos dois últimos anos. Em 2010, a prova amarela teve questões embaralhadas, o que fez com que alguns estudantes marcassem as respostas no campo errado.

Já na edição do Enem de 2009, exemplares da prova foram roubados. A fraude adiou a realização do exame, que acabou marcado por abstenção recorde e erro no gabarito oficial. Quatro dos cinco envolvidos no vazamento foram condenados pela Justiça Federal.

Neste ano, cerca de 1.100 candidatos foram informados por telefone que o local da prova indicado no cartão de confirmação de inscrição estava errado.

Segundo o Inep, o problema atingiu apenas candidatos do Rio e consistiu na digitação errada do número do prédio onde será feita a prova. Os cartões indicaram o prédio da reitoria da Unirio, cerca de 200 metros de distância do prédio onde ocorreu a prova.

Fonte: Folha.com