quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Linha Direta

Morador de Goiás tem telefone celular do PM que faz ronda no bairro


A ideia parecia simples: investir em tecnologia para combater a criminalidade. Em Goiás, o trabalho dos policiais ganhou mais agilidade.


De dentro do carro da polícia, um aparelho é capaz de identificar por meio da placa se algum veículo ao redor, estacionado ou não, é roubado ou está irregular no Detran. Esta não é a única tecnologia nos carros da Polícia Militar. A outra é mais simples: o celular. É com o auxílio de um aparelho celular que muitos PMs estão enfrentando o mundo do crime. O número fica estampado na viatura e disponível no site da Polícia Militar.

Ao todo, 10% dos atendimentos da Polícia Militar de Goiás já não passam por uma central do 190. O contato é feito direto, por meio do celular. Assim é possível encurtar o tempo de espera por uma equipe no local da ocorrência. De acordo com um levantamento da Polícia Militar, o serviço diminui em quatro minutos o tempo médio para chegar ao local do crime. Cada carro tem um celular.

“Nós temos 1,6 mil aparelhos em todo o estado. Cerca de 80% das nossas viaturas dispõem desse aparelho. Os 20% restantes são onde não há cobertura”, explica o tenente-coronel Divino Alves, assessor de comunicação da Polícia Militar em Goiás.

Uma mulher diz que usou o serviço por causa de um assalto. “Eu cheguei em casa muito assustada com o que tinha acontecido. Mas como é uma viatura do bairro mais próxima e que poderia me atender prontamente, eu preferi ligar para eles”, comentou.

Paulo Renan Borges trabalha em uma lotérica, assaltada duas vezes em menos de um mês. Na primeira, ele ligou para o 190. Na segunda vez, falou direto com os policiais do bairro. “Quando chegaram aqui, eles fizeram a ocorrência”, disse.

Mas, ao contrário do 190, o serviço não é de graça. Custa uma ligação comum para celular, o que pode impedir muita gente de ligar direto para o policial. Até o fim do mês, os telefones vão ser trocados por aparelhos mais modernos, com acesso à internet, para que o policial possa checar antecedentes criminais e os dados dos veículos.

Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br/brasil/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=13136

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.