sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fifa exige garantia de segurança aos turistas, delegações e autoridades e PM tem de aumentar seu efetivo em 65%, até a Copa do Mundo de 2014



PM tem desafio de aumentar efetivo em 65% até 2014

De Rondonópolis - Débora Siqueira

Mato Grosso

O comandante da Polícia Militar, coronel Osmar Lino Farias, anunciou novo concurso público para a Polícia Militar ainda neste ano. No próximo ano também deve ocorrer um novo certame. A previsão é de que até 2013, na Copa das Confederações, mais três mil policiais militares entrem na corporação. Hoje o efetivo é de 7,2 mil entre praças e oficiais. Para a Copa do Mundo, o governo deve chegar ao número de 11 mil policiais.

A garantia de segurança aos turistas, delegações e autoridades é uma das exigências impostas pela Fifa para o Mundial. “Esperamos colocar o edital do concurso público ainda neste ano. Esperamos o ingresso de 1,5 mil policiais em 2012 e outros 1 mil a 1,5 mil em 2013”, comentou.

Do último concurso público realizado em 2010, foram aprovados mil soldados e hoje estão em treinamento. Outros 120 oficiais estão na academia da PM.

Insegurança Pública

Rondonópolis vive uma onda de roubos e furtos, já em Cuiabá crimes de homicídio tem preocupado a sociedade. O coronel Farias diz que em Rondonópolis, a PM vai reforçar o policiamento na região central. “O coronel Valdivino (comandante regional) e major Moura (comandante do 5º Batalhão) vão colocar mais efetivo nas ruas com a vinda de mais 53 policiais militares para Rondonópolis”.

Em Cuiabá ele reconhece o grande número de mortes é uma preocupação. Em julho foram registrados 22 assassinatos em Cuiabá e 11 em Várzea Grande. “Só a PM matou seis pessoas. Eram casos que colocavam em risco a vida de reféns”.

Mais da metade das mortes que ocorrem na capital está relacionado ao tráfico de drogas. O combate às drogas é o maior desafio da Polícia Militar para assegurar a segurança pública durante a Copa do Mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.