domingo, 30 de janeiro de 2011

Armas da Polícia Militar Comprada a Taurus precisam passar por Recall, por apresentarem defeitos incluindo .40

RJ: armas da Polícia Militar precisam passar por recall

Um defeito no guarda-mato (responsável por proteger o gatilho de uma arma) da carabina ponto 30 usada por um policial militar pode ter sido a causa do tiro acidental que feriu, além do próprio PM, outros três policiais na 62ª DP do Rio de Janeiro, na última terça-feira. E, para evitar casos semelhantes, que podem até ser fatais, a Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos (Dfae) da Polícia Civil vai pedir à empresa que vendeu as armas para mudar o dispositivo de móvel para fixo.
 
No entanto, esse não foi o único problema apresentado pela carabina ponto 30 comprada há pouco mais de um ano pela Secretaria de Segurança Pública. Durante os testes, os agentes constataram que as armas fabricadas pela Taurus tinham o diâmetro do cano maior que o padrão estipulado por norma internacional. Isso fazia com que elas soltassem fogo pela culatra, disparassem sem serem acionadas e dessem até rajadas.
 
Por isso, das 1.500 armas adquiridas, 1.321 foram levadas para a Taurus para recall. A compra custou R$ 4,6 milhões, retirados dos R$ 55,3 milhões liberados pelo Ministério da Justiça em 2008.
As armas tiveram os canos, carregadores e percussores (que disparam o tiro) trocados. As mil carabinas da PM só puderam voltar às ruas após um ano da compra. Elas foram distribuídas a vários batalhões, entre eles o 39º BPM (Belford Roxo), onde o policial que usava a arma é lotado. Mas as 231 da Polícia Civil estão em teste. Elas chegaram até a ser enviadas à Divisão de Homicídios (DH) e Polinter, onde ficaram menos de 15 dias.
"Um acidente com uma arma nessas condições poderia matar muita gente", analisou o diretor do Dfae, Claudio Vieira.
Antes de serem mandadas à Taurus, a Dfae enviou as armas com problemas ao Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) onde foram constatados os defeitos. Além disso, o órgão montou uma comissão com cinco policiais que acompanhou o recall por uma semana em outubro de 2010.
 
"O que houve na 62ª DP nos alertou", explicou Vieira. O último teste ainda será feito. Serão usadas três carabinas e nove mil tiros. "Vamos usá-las à exaustão para ter a certeza de que o que foi feito vai funcionar. Só então serão usadas", disse o delegado, que também já informou sobre problemas nas pistolas modelo 24/7 calibre 40, que irão para testes.

Fonte: Portal Terra http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4919133-EI5030,00-RJ+armas+da+Policia+Militar+precisam+passar+por+recall.html

O chamado dos Oficiais para os Oficiais: "Quem não comparecer é um abilolado" Abilolado ou não os Oficiais estão se articulando, e as Praças? As Praças Ó!

QUEM NÃO COMPARECER É UM "ABILOLADO"!‏

Domingo, 30 de janeiro de 2011 14:48:08
SENHORES OFICIAIS, façam o possível para comparecerem.
Quem não for, e não tiver um motivo justo, é um "ABILOLADO". Lembram de Chico Pedrosa?!
"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!"
NILSON TC PMPE.


PMPE/CBMPE: A LUTA PELA INCERTEZA DA VITÓRIA, OU, A CERTEZA DA DERROTA ?
Encaminho o texto do TC EDNALDO CBMPE, lembrando aos OFICIAIS que no dia 08/ FEV/ 11 no CLUBE LÍBANO NO PINA , AS 17:00 HORAS  estaremos juntos com a ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS, PARA TRATARMOS DE ASSUNTOS DE INTERESSE DA CATEGORIA....Ñão deixem de comparecer, Comandantes, Chefes e Diretores juntamente com seus Oficiais... A união de esforços e interesses é a única forma de FORTALECER E LEGITIMAR NOSSOS ANSEIOS, E CONSOLIDAR NOSSA REPRESENTATIVIDADE ATRAVÉS DA ASSOCIAÇÃO... UM FORTE ABRAÇO .... TC PM FLÁVIO

-----Sent: Sáb 29/01/11 10:52
Subject: Fwd: PMPE/CBMPE: A LUTA PELA INCERTEZA DA VITÓRIA, OU, A CERTEZA DA DERROTA ?
PMPE/CBMPE: A LUTA PELA INCERTEZA DA VITÓRIA, OU, A CERTEZA DA DERROTA ?

COMPANHEIROS, BOM DIA !
ESTAMOS NA RETA FINAL DO COMBATE; PORTANTO, NÃO DESISTAM DA LUTA AGORA !
O MEDO E A COVARDIA NÃO COMBINAM COM A OFICIALIDADE TAMPOUCO FAZEM PARTE DO NOSSO DICIONÁRIO NEM DA HISTÓRIA DOS HOMENS E MULHERES DIGNOS E HONTADOS DESSA SECULAR CORPORAÇÃO PM/BM.
"SE LUTARMOS DIGNAMENTE CONTRA OS NOSSOS INIMIGOS TEREMOS A INCERTEZA DA VITÓRIA, MAS SE NÓS ACOVARDARMOS TEREMOS A CERTEZA DA DERROTA - GENERAL CHINÊS SUN TZU, A ARTE DA GUERRA. PORTANTO, FAÇA A SUA PARTE, NÃO RECLAME DA ESCURIDÃO, ACENDA A LUZ.
CULTIVAMOS A ESPERANÇA DE QUE O NOSSO PAI-GOVERNADOR NOS TRATE, IGUALMENTE, COMO UMA MÃE DE VERDADE TRATA TODOS OS SEUS FILHOS; O PAI, TENDE A TER UM FILHO MAIS QUERIDO!
ENFIM, UMA BOA NOTÍCIA ! O GRUPO DE TRABALHO SALARIAL INTEGRADO DA SDS SE MANIFESTOU EM NOTA OFICIAL. O TEMOR SE SUSTENTA NA DECEPÇÃO E NA DESILUSÃO HISTÓRICA.
CRIA-SE UM GRUPO DE TRABALHO E  ESTIMULA-SE UMA GRANDE EXPECTATIVA, EM ANUNCIAR EM NOTA A PREVISÃO DA CONCLUSÃO DE SUAS TAREFAS ANTES MESMO DO PRAZO FIXADO DE 90 DIAS, EM RAZÃO DO AVANÇADO ANDAMENTO DAS ATIVIDADES, E, AINDA INFORMA, QUE O GRUPO ENTREGAR-A AO DR. WILSON DAMÁZIO TRÊS PROPOSTAS !
ATÉ QUE ENFIM; A TROPA JÁ NÃO AGUENTAVA MAIS TANTA EXPECTATIVA E ESPERA AS MELHORES DAS NOTÍCIAS PELA ESCOLHA DA MELHOR PROPOSTA.
ROGAMOS AO PAI CELESTIAL QUE ILUMINE O NOSSO PAI-GOVERNADOR PARA QUE ELE NÃO ESCOLHA, A PIOR PARA OS MILITARES!
NESSE MESMO CENÁRIO, REPITO, A TROPA DO PACTO PELA VIDA, SUCESSO NACIONAL QUER, NO MÍNIMO, A PARIDADE, A IGUALDADE, A ISONOMIA, E A EQUIPARAÇÃO SALARIAL NOS MESMOS MOLDES E PERCENTUAIS CONCEDIDOS
À POLÍCIA CIVIL.

A ESTRATÉGIA DO GOVERNO DE "TRATAR OS MILITARES COM AS MIGALHAS DO TARECO E MARIOLA, DESTA VEZ NÃO VAI FUNCIONAR".
PERGUNTAR NÃO OFENDE: " POR QUÊ A SDS NÃO CRIOU UM GRUPO INTEGRADO ÚNICO DE TRABALHO PARA TODOS OS SEUS COMPONENTES DOS ÓRGÃOS OPERATIVOS SUBORDINADOS À SDS? NÃO SERIA MELHOR O GRUPO DE TRABALHO PM/BM INCORPORAR AO GRUPO DE TRABALHO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA? POR QUÊ OS SALÁRIOS DOS CORONÉIS E SOLDADOS PM/BM SÃO TÃO VERGONHOSOS DIFERENTES DOS DELEGADOS ESPECIAIS E SEUS AGENTES?
SÓ NÃO VALE SER EM VÃO, O TRABALHO DO GRUPO PM/BM ! TAMPOUCO INÚTIL E JOGADO NO LIXO TODO O TRABALHO REALIZADO!
A ESTRATÉGIA DO GOVERNO EM ENVIAR REPRESENTANTES TÉCNICOS PREPARADOS PARA VENCER PELO CANSAÇO E PELAS MIGALHAS OFERECIDAS, TREINADOS PARA OUVIR EM SILÊNCIO, ATENTAMENTE, ÁS HABITUAIS E EXCELENTES APRESENTAÇÕES DOS MILITARES EM DATA SHOW E, DEPOIS, NUM BLÁ, BLÁ, BLÁ DE SEMPRE ESFREGAR NA CARA, A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, E DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, O PERCENTUAL LIMITE DA FOLHA DE PAGAMENTO E, SINICAMENTE, JOGAR À MESA UM VALOR EM MILHÕES JÁ PRÉ-FIXADOS, COMO SENDO A QUANTIA JÁ DEFINIDA PARA SER DIVIDIDA ENTRE OS OFICIAIS E PRAÇAS DEVOLVENDO O PROBLEMA E OS CÁLCULOS EM PERCENTUAIS PARA SEREM RATEADOS ENTRE OS MILITARES, ARRASTANDO AS NEGOCIAÇÕES PARA 2,3,4... RODADAS DE NEGOCIAÇÃO E AO FINAL DE TODA A BARGANHA, IMPOR A SUA VONTADE E DE QUEBRA REGATEAR, O PERCENTUAL ACORDADO, FRACIONADO EM 4 ANOS, O QUE É INADMISSÍVEL..
JUSTIFICATIVA:
O GRUPO DE TRABALHO, NÃO TERÁ TRABALHO ALGUM NA SUA JUSTIFICATIVA! AS ALEGAÇÕES A SEREM APRESENTADAS NÃO SÃO COMPLEXAS COMO PARECE TAMPOUCO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO !
SÃO SUFICIENTES, E ESSA É UMA SUGESTÃO, APRESENTAREM COMO JUSTIFICATIVA AS MESMAS ARGUMENTAÇÕES UTILIZADAS PELO SR. SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO, RECÉM-EMPOSSADO PELO DR. EDUARDO CAMPOS, DEFENDIDA, TAMBÉM, PELO PRESIDENTE DA ALEPE, DEPUTADO GUILHERME UCHÔA, SEGURO E DECIDIDO NAS SUAS ARGUMENTAÇÕES DIANTE DO CALA BOCA DOS 51,31% DE REAJUSTE SALARIAL CONCEDIDO, APROVADO E SANCIONADO METEORICAMENTE PELO PAI-GOVERNADOR AOS SEUS SECRETÁRIOS DE ESTADO, SERVIDORES DO ALTO CLERO E PESSOAL DOS CARGOS COMISSIONADOS, E, PARA O BAIXO CLERO, APENAS, MEDALHAS, PRÊMIOS, ELOGIOS, CURSOS, PROMESSAS E PROMOÇÕES QUE, CERTAMENTE, DEVE CONSOLIDAR O AUMENTO GARÇON (10%), LEMBRANDO QUE AS ESTRELAS E DIVISAS NÃO PAGAM AS CONTAS NO FINAL DO MÊS, TAMPOUCO INCORPORAM NO MISERÁVEL CONTRA-CHEQUE DOS APOSENTADOS DA RESERVA REMUNERADA; PENSEM NISSO !
CONCLUSÃO:
EM 2010, A POLÍCIA CIVIL TEVE 42% DE REAJUSTE SALARIAL CONTRA OS 10% DA PMPE/CBMPE; ESSA DIFERENÇA DEVE SE SOMAR AO PERCENTUAL DE 2011, SEM FRACIONAMENTO NEM MANOBRAS DE CONCESSÃO DE GRATIFICAÇÕES NÃO INCOPORADAS, EM PREJUÍZO AOS MILITARES ATIVOS, INATIVOS E PENSIONISTAS, AFINAL A APOSENTADORIA VEM AÍ E, CERTAMENTE, O NOSSO PAI-GOVERNADOR, EXPORTADOR DO PROGRAMA PACTO PELA VIDA QUER, A PMPE/CBMPE, SUCESSO DO PROGRAMA, TRABALHANDO FIRME E FORTE NO CARNAVAL/2011 E DURANTE OS 4 ANOS DE GOVERNO TAMBÉM, E, COMO CANDIDATO/2014 DESEJA ESSA BANDEIRA DE CAMPANHA, COMO OS VOTOS DE TODOS OS ELEITORES, CIVIS E MILITARES PARA SE PROMOVER, AINDA MAIS, NO CENÁRIO NACIONAL, POLITICAMENTE ! A GESTÃO MODERNA COM FOCO NOS RESULTADOS.

ABRAÇO FRATERNAL E LEMBREM-SE, A LUTA POR MELHORES SALÁRIOS É NOSSA; PORTANTO, FAÇA SUA PARTE !

FELIZ APOSENTADORIA A TODOS !

RESPEITOSAMENTE.

 TC EDNALDO COSTA,É OFICIAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO/BRASIL.

Sem quebra de Hierarquia: Em São Paulo para ser Sargento tem que ser Cabo!

Para participar do Curso de Formação de Sargentos são necessários: ser cabo da Polícia Militar; ter bom comportamento há dois anos; ser considerado apto em teste de aptidão física e inspeção de saúde; ter concluído o Ensino Médio; ser motorista habilitado nos termos do Código de Trânsito Brasileiro; ter aptidão em digitação; e ter nos últimos quatro semestres conceito considerado no mínimo dentro do esperado para a função.

Polícia Militar de São Paulo forma mais 975 sargentos Alunos passaram nove meses em curso e reforçarão policiamento na capital, interior e litoral

O Estado de São Paulo ganha 975 sargentos de 3ª classe, que reforçarão o policiamento da Capital, de cidades do interior e da Grande São Paulo. Após nove meses, os policiais concluíram o Curso de Formação de Sargentos, ministrado na Escola Superior de Sargentos (ESSgt). Somente no ano passado, 1.247 sargentos se formaram no curso.

Do total de 975 sargentos, 887 são homens e 88 mulheres. Os policiais se apresentaram no dia 27 de dezembro do ano passado e atuaram durante três meses na Operação Verão. Em 22 de março, ingressaram no Curso de Formação de Sargentos, dividido em três grandes módulos: as áreas Geral, Jurídica e Profissional.

Durante 534 horas, os alunos tiveram aulas de diversas disciplinas, como Psicologia da Liderança, Gestão Contemporânea da Qualidade, Direitos Humanos, Medicina Legal e Criminalística, Direito Militar, Doutrina de Polícia Comunitária, Policiamento Ostensivo, Tiro Defensivo na Preservação da Vida "Método Giraldi", entre outras.

Os sargentos escolheram como paraninfo da turma o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Spencer Almeida Ferreira. O patrono é o sargento Paulo José de Lima Monteiro. Ele ingressou na Polícia Militar em 1989 e atuou no Corpo de Bombeiros durante 21 anos. Em homenagem à memória do sargento, a turma que se forma leva seu nome.

Escola Superior de Sargentos e Certificações

De acordo com o decreto nº 54.911, de 14 de outubro de 2009, de reconhecimento da Lei Complementar Estadual 1.036/2008, todos os cursos da Polícia Militar do Estado de São Paulo são de nível superior. A lei é específica para a PM, dadas as peculiaridades da profissão, de acordo com a Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional (LDB).

Com o reconhecimento, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) mudou sua denominação para Escola Superior de Sargentos. A ESSgt conquistou a certificação ISO 9001 em Sistema de Gestão da Qualidade, em 2007; e ISO 14001 em Sistema de Gestão Ambiental, em 2004. Além disso, conquistou o Prêmio Paulista da Qualidade na Gestão em grau bronze por três anos consecutivos - 2007, 2008 e 2009 -, além do Prêmio de Gestão, da Revista Banas Qualidade, nos anos de 2006 e 2007.

Preocupada com a preservação do meio ambiente, a Escola Superior de Sargentos também recebeu o Selo Verde da ONG Ecolméia pelo desenvolvimento de práticas sustentáveis, e o reconhecimento da Secretaria Estadual da Saúde pelo Ambiente Livre de Tabaco.

Para ingressar

Para participar do Curso de Formação de Sargentos são necessários: ser cabo da Polícia Militar; ter bom comportamento há dois anos; ser considerado apto em teste de aptidão física e inspeção de saúde; ter concluído o Ensino Médio; ser motorista habilitado nos termos do Código de Trânsito Brasileiro; ter aptidão em digitação; e ter nos últimos quatro semestres conceito considerado no mínimo dentro do esperado para a função.

Da Secretaria De Segurança Pública


Fonte: SSP/SP e SGT ANDRES http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=212997

Diário de Pernambuco: O CONSIGNADO E OS MILITARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Economia

Consignado é o vilão
Edição de sábado, 29 de janeiro de 2011 


O superendividamento tira o sono dos policiais militares, bombeiros e servidores civis da Polícia Militar de Pernambuco. O vilão é o empréstimo consignado com desconto em folha e o cartão de crédito consignado. A Associação de Direitos dos Policiais Civis e Bombeiros (Adempol) contabiliza 1.200 casos de policiais cujas dívidas se transformaram numa bola de neve.

´Tem soldado cuja dívida é impagável porque está devendo R$ 60 mil ao banco`, comenta o presidente da Adempol, Luiz Neves de França Firmo, primeiro sargento da PM. Ele próprio é uma vítima do e já entrou com um processo administrativo no Procon-Recife para tentar negociar com o banco Itaú. Tem uma dívida de R$ 3.745,75, desconta há dois anos R$ 212,25 mensal no contracheque e o valor do débito só faz crescer.

França explica que os policiais perderam o controle das dívidas porque começaram a se endividar no empréstimo consignado com desconto em folha e no cartão de crédito que receberam do banco, quando fizeram a operação de crédito. Para fugir da margem de 30% de comprometimento da renda prevista na lei do consignado, o débito do cartão é cobrado em boleto bancário. ´É uma questão de consumo. As pessoas têm necessidades, precisam de dinheiro e acabam pedindo empréstimo ao banco`.

A Adempol está pegando a documentação dos associados que estão superendividados para entrar com reclamação nos Procons e forçar o banco a negociar com os policiais. França diz que as pessoas querem pagar, mas se negam a arcar com juros e encargos que extrapolam os salários. A média salarial de um soldado da PM é R$ 1.600. ´A situação é pior nos batalhões do interior porque os soldados pegaram os empréstimos e usaram o cartão sem ter informação sobre os encargos e os prazos de pagamento`. (R.F.)

Fonte: Diário de Pernambuco http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/01/29/economia11_1.asp

A BLINDAGEM NO ÚLTIMO POSTO NA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO

 NÃO ESTOU ADVOGANDO EM CAUSA PRÓPRIA, CONTUDO VEJO QUE EM MINHA CORPORAÇÃO  OS COMPANHEIROS QUE, AO LONGO DESSES ANOS, FORAM PRETERIDOS EM SUAS
 PROMOÇÕES AO ÚLTIMO POSTO, DEVERIAM TER UM TRATAMENTO SEMELHANTE AO QUE FOI
 DADO AOS OFICIAIS QUE FORAM REFORMADOS “*EX-OFFICIO”*, NO INÍCIO DO PRIMEIRO
 GOVERNO EDUARDO CAMPOS NA “Lei Detefon”, QUANDO SETE TENENTES-CORONÉIS FORAM
 COMPULSORIADOS, MAS, NO ATO DE SUAS PASSAGENS PARA A INATIVIDADE, FORAM
 CONTEMPLADOS COM A PROMOÇÃO AO ÚLTIMO POSTO E AINDA LHES FORAM ASSEGURADOS
OS ADCIONAIS DE INATIVIDADE.

ENTRETANTO, APENAS AQUELE GRUPO OBTEVE TAL BENEFÍCIO, O QUE NÃO VIRIA A
 OCORRER COM OS OFICIAIS QUE VIESSEM A SER ATINGIDOS PELA “DETEFON”. ENTENDO
QUE OS ATOS SÃO LEGAIS, EM SUA PLENITUDE; MAS DEIXA AOS QUE FORAM E AOS QUE
SERÃO ALCANÇADOS PELA COMPULSÓRIA UM SENTIMENTO DE PURA INJUSTIÇA.



 VEJO TAMBÉM QUE A BLINDAGEM NO ÚLTIMO POSTO DA CORPORAÇÃO (CORONÉIS) TRAZ UM
 ALTO NÍVEL DE INSATISFAÇÃO E UM SENTIMENTO DE FRUSTRAÇÃO MUITO FORTE, POR
TER SIDO um TENENTE-CORONEL, COM CONDIÇÕES DE CHEGAR AO POSTO DE CORONEL,
COMPULSORIADO; QUANDO EM UMA SITUAÇÃO DE NORMALIDADE, COM CERTEZA, CHEGARIA
AO POSTO EM QUESTÃO.



A TÍTULO DE SUGESTÃO, PODERIA O GOVERNO DO ESTADO CRIAR UM QUADRO PARA
ABRIGAR ESSES PRESTIMOSOS OFICIAIS, IMPRESCINDÍVEIS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA,
EVITANDO-SE ASSIM ESTE SENTIMENTO DE INJUSTIÇA, COMO TAMBÉM HAVERIA MAIOR
CELERIDADE NA OXIGENÇÃO DOS QUADROS DE OFICIAIS NA CORPORAÇÃO, QUE ORA SE
ENCONTRAM NUM PROCESSO LETÁRGICO.


 TC PMPE Severino BittencourtFonte: Blog do Caxorrão http://blogdocaxorrao.blogspot.com/2011/01/blindagem-no-ultimo-posto-na-policia.html

A ADEMPOL - ASSOCIAÇÃO DE DIREITO DOS POLICIAIS E BOMBEIROS MLITARES DE PERNAMBUCO INFORMA:

ATENÇÃO!!!!! COMPANHEIROS!!!!!


AS AUDIÊNCIAS DE NEGOCIAÇÕES ENTRE OS SERVIDORES JÁ CADASTRADOS E OS REPRESENTANTES DO BNL E BMG, COM A SUPERVISÃO DA ADEMPOL E DOS PROCONS, SERÃO REALIZADAS BREVEMENTE.


LIGUEM PARA OS NÚMEROS:

(81) 32231292/ 86279889/ 99611102.


LIGUEM!!!! PARA MAIORES INFORMAÇÕES NO SENTIDO DA ENTREGA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL  DE TODA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA OS ACORDOS.

DENTRE ELAS:

CÓPIA DO RG E CPF;

CÓPIA DO ÚLTIMO CONTRA-CHEQUE;

CÓPIA DA ÚLTIMA FATURA DO BNL/BMG

CÓPIA DO COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA.


ATENCIOSAMENTE,


COORDENAÇÃO GERAL

ADVOGADOS DO CENTRO DE ASSISTENCIA SOCIAL DA PMPE RECONHECEM QUE AS  AÇÕES PROVOCADAS PELA ASSESSORIA DO CENTRO DE ASSISTENCIA SOCIAL DA PMPE  DIRECIONADAS AO PODER JUDICIÁRIO CONTRA OS CARTÕES BNL, BMG E CRUZEIRO DO SUL,  NÃO SURTIRAM OS EFEITOS JURÍDICOS ESPERADOS NA SOLUÇÃO DAS DÍVIDAS DOS SERVIDORES.

A COORDENAÇÃO JURÍDICA DA ADEMPOL, NOS ÚLTIMOS DIAS, FOI COMUNICADA POR DIVERSOS POLICIAIS MILITARES INDIGNADOS, APÓS LEREM UMA PUBLICAÇÃO NO SITE OFICIAL DO CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA PMPE QUE INFORMA A PARCERIA ENTRE O CAS E O PROCON-PE.

OS POLICIAIS MILITARES SABEM QUE A INICIATIVA FOI ÚNICAMENTE DA ADEMPOL, PARA A REALIZAÇÃO DOS ACORDOS ENTRE OS SERVIDORES E OS REPRESENTANTES DOS CARTÕES BNL E BMG.

A VERDADE QUE O CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA PMPE, EM MOMENTO ALGUM FOI O RESPONSÁVEL PELAS REUNIÕES.

O CAS FOI CONVIDADO PARA AS REUNIÕES NO SENTIDO QUE O COMANDANTE GERAL DA PMPE FOSSE INFORMADO DOS TRABALHOS CLASSISTAS DA ADEMPOL.

A VERDADE É QUE A ADEMPOL FOI A RESPONSÁVEL PELAS  REUNIÕES, E O CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA PMPE SÓ PARTICIPOU DAS REUNIÕES PELO FATO DA ADEMPOL, ANTERIORMENTE, INFORMOU AO CEL LIRA,  COMANDANTE GERAL DA PMPE, DA REUNIÃO NO PROCON-PE.

APÓS O COMANDANTE GERAL TER CIÊNCIA DOS TRABALHOS A LONGO DE MAIS DE TRÊS MESES DA ADEMPOL, FOI DETERMINADO A PRESENÇA NAS REUNIÕES, COMO CONVIDADOS, O TC PM ALCIDES (CHEFE DO CAS) E A DRA. NICOLE BELO (ADVOGADA DO CAS).


CONTEÚDO NO SITE DO CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA PMPE (CAS), SOBRE OS CARTÕES BNL E BMG, NA INTEGRA:


"DÍVIDAS - CAS E PROCON MANTÉM ENTENDIMENTOS SOBREO CARTÃO.


O CHEFE DO CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CAS) DA PMPE, TENENTE CORONEL ALCIDES ROMÃO, JUNTAMENTE COM A ADVOGADA DA ASSESSORIA JURÍDICA DO ÓRGÃO, NICOLE BELO, ESTIVERAM REUNIDOS, NESTA TERÇA-FEIRA (18), COM O CHEFE DO PROCON-PE, ROBERTO FERREIRA CAMPOS, E O REPRESENTANTE DO BANCO ITAÚ, JOÃO CARLOS, NA SEDE DO ÓRGÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.

O OBJETIVO DO ENCONTRO FOI TENTAR CHEGAR A UMA SOLUÇÃO ADMINISTRATIVA SOBRE AS DÍVIDAS DO CARTÃO BNL CARD (UNIBANCO) CONTRAÍDAS PELOS SERVIDORES MILITARES DO ESTADO.

MAIS DE 300 (TREZENTAS) AÇÕES JUDICIAIS VISANDO SUSPENDER O DESCONTO EM FOLHA DE PAGAMENTO E DESCONSTITUIR TAÍS DÍVIDAS DOS POLICIAIS MILITARES FORAM PATROCINADAS PELA ASSESSORIA JURÍDICA DO CAS, SENDO QUE A MAIORIA DELAS, FOI JULGADA IMPROCEDENTE EM DECISÕES DE PRIMEIRA INSTÂNCIA.

O FATO, INCLUSIVE, LEVOU OS ADVOGADOS DO CENTRO A EMITIREM UM PARECER RECOMENDANDO A SUSPENSÃO DO PATROCINIO DE NOVAS AÇÕES CONTRA OS BANCOS BNL, BMG E CRUZEIRO DO SUL.

NA OCASIÃO, O REPRESENTANTE DO BANCO ITAÚ INFORMOU QUE A PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, QUANDO HAVERÁ UMA NOVA REUNIÃO APRESENTARÁ NOVOS DADOS DA NEGOCIAÇÃO ENTRE O BANCO ITAÚ, QUE ADQUIRIU O GRUPO UNIBANCO, E O GOVERNO DE PERNAMBUCO, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO, VISTO QUE A QUESTÃO TAMBÉM ENVOLVE SERVIDORES CIVIS LOTADOS EM OUTRAS SECRETARIAS.


A ADEMPOL, ESCLARECE:

HÁ MAIS DE 03 (TRÊS) MESES QUE OS COMPANHEIROS POLICIAIS, BOMBEIROS E FUNCIONÁRIOS CIVIS  ESTÃO ACOMPANHANDO, DESDE DE NOVEMBRO DE 2010, QUE A ADEMPOL ESTÁ TRABALHANDO INCANSAVELMENTE NA BUSCA DOS ACORDOS ENTRE OS TITULARES DOS CARTÕES INDIVIDADOS E OS REPRESENTANTES DOS CARTÕES BNL E BMG.


A ADEMPOL SEMPRE CAMINHOU NO SENTIDO CONTRÁRIO DAS AÇÕES IMPOSTAS CONTRA O BNL E O BMG DIRECIONADAS AO PODER JUDICIÁRIO.

A ADEMPOL, REALIZOU, PREVIAMENTE, ESTUDOS TÉCNICOS-JURÍDICOS NAS DIVERSAS AÇÕES OFERTADAS AO PODER JUDICIÁRIO, DENTRE ELAS, AS OFERECIDAS PELA ASSESSORIA DO CAS, QUE APENAS, DURANTE UM PEQUENO ESPAÇO DE TEMPO, CONSEGUIRAM AS TUTELAS PARA CESSAR O DESCONTO EM FOLHA, MAS A DÍVIDA DOS POLICIAIS QUE ACREDITARAM NAS AÇÕES, FICARAM MAIS DE 02 (DOIS) ANOS AGUARDANDO UMA DECISÃO DEFINITIVA, ENTRETANTO, AS  AÇÕES NÃO LOGRARAM ÊXITO,  LEVANDO OS SERVIDORES A PATAMARES CADA VEZ MAIS ELEVADOS DAS SUAS DÍVIDAS, QUE TODOS SABEMOS SÓ FAZEM AUMENTAR E NUNCA ACABAM.

A PUBLICAÇÃO DO CAS DA PMPE, SÓ FAZ REFORÇAR O NOSSO ENTENDIMENTO E INTELIGÊNCIA, DESDE DE NOVEMBRO DE 2010, PARA AS NEGOCIAÇÕES COM OS REPRESENTANTES DOS CARTÕES BNL E BMG.

NOSSA POSTURA NO CAMINHO PLENO NAS NEGOCIAÇÕES, ESTÁ SENDO ELOGIADA POR MUITOS ÓRGÃOS RESPEITÁVEIS, DENTRE ELES: O SIGNIFICATIVO E IMPORTANTE APOIO DO PROCON-RECIFE, REPRESENTANDO PELA DRA. CLEIDE E O PROCON-PEREPRESENTANDO PELO DR. RANGEL, QUE ESTÃO ACOMPANHANDO E COLABORANDO EFETIVAMENTE COM A ADEMPOL, EM PROL DOS SERVIDORES INDIVIDADOS,  NESTE RESGATE FINANCEIRO QUE TANTO É SONHADO POR MUITOS QUE ESTÃO NESTA ARMADILHA DOS CARTÕES BNL E BMG.

NA PRÓPRIA PUBLICAÇÃO SUPRACITADA DO CAS, A ASSESSORIA JURÍDICA DO CAS/PMPE, RECONHECE QUE AS SUAS AÇÕES DIRECIONADAS AO PODER JUDICIÁRIO, TENDO A DRA. NICOLE BELO A FRENTE, DURANTE  02 (DOIS) ANOS, FORAM INSUFICIENTES E NÃO TIVERAM A SUSTENTAÇÃO JURÍDICA NECESSÁRIA, OCASIONANDO A LONGO PRAZO UM MAIOR INDIVIDAMENTO E UM GRANDE PREJUÍZO A CENTENAS DE POLICIAIS MILITARES QUE DIRECIONARAM A SUAS ESPERANÇAS NAS AÇÕES JUDICIAIS DO CAS/PMPE CONTRA O BNL, BMG E CRUZEIRO DO SUL.  

A ADEMPOL FICA  SATISFEITA E ACREDITANDO AINDA MAIS NO TRABALHO SÉRIO E TÉCNICO ATÉ AGORA PELA SUA COORDENAÇÃO GERAL.

O ENTENDIMENTO, EM  RAZÃO DA PRÓPRIA ASSESSORIA JURÍDICA DO CAS/PMPE, APÓS A REUNIÃO DO DIA 18 DE JANEIRO DE 2011, PUBLICAR EM SEU SITE QUE OS ACORDOS É O CAMINHO MAIS INTELIGENTE PARA A SOLUÇÃO DESTAS DÍVIDAS INFINITAS. 

A MUDANÇA DE POSTURA DO CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA PMPE, AMADURECEU,  APÓS UMA LEITURA TÉCNICA-JURÍDICA DO OFERATDA PELA COORDENAÇÃO JURÍDICA DA ADEMPOL, NO DIA 18 DE JANEIRO DE 2011, DURANTE A REUNIÃO EM COMENTO AOS REPRESENTANTES DOS PROCONS E DO BANCO ITAÚ, BEM COMO AOS REPRESENTANTES DO CAS, TEN CEL ALCIDES E A DRA. NICOLE BELO QUE PARTICIPARAM COMO CONVIDADOS DA ADEMPOL, QUE AS AÇÕES JUDICIAIS, ATÉ AS PROVOCADAS PELO PRÓPRIO CAS, NÃO FORAM SUFICIENTES, MAIS O CAMINHO  INTELIGENTE SERÁ PARA AS NEGOCIAÇÕES ENTRE OS SERVIDORES INDIVIDADOS E OS REPRESENTANTES DO CARTÕES BNL E BMG.




ATENÇÃO!!!!! COMPANHEIROS!!!!!

AS AUDIÊNCIAS DE NEGOCIAÇÕES ENTRE OS SERVIDORES JÁ CADASTRADOS PARA AS AUDIÊNCIAS COM OS REPRESENTANTES DO BNL E BMG, COM A SUPERVISÃO DA ADEMPOL E DOS PROCONS, SERÃO REALIZADAS.

LIGUEM PARA OS NÚMEROS:

(81) 32231292/ 86279889/ 99611102,

PARA SEREM INFORMADOS DE MAIORES DETALHES E, PRINCIPALMENTE, PARA A ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA.


NÃO SE PREOCUPEM, A ADEMPOL SÓ ESTÁ COMEÇANDO SEUS TRABALHOS CLASSISTAS, OS ACORDOS SÃO APENAS O COMEÇO DE OUTRAS GRANDES E IMPORTANTE INICIATIVAS, QUE SERVE DE MODELO PARA OUTROS QUE NÃO CONSEGUIRAM ATÉ A DATA PRESENTE OS SEUS DIVERSOS ANSEIOS E PERSPECTIVAS DA CONCRETIZAÇÃO DE SEUS DIREITOS.


COORDENAÇÃO GERAL       


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Atenção Policiais Militares das Escolas 108, 109, 110, 111 mil da PMPE, Comando Geral retifica Portaria anteriormente publicadas sobre as promoções de vocês a graduação de Soldado.

3ª P A R T E
III – Assuntos Gerais e Administrativos
1.0.0. PORTARIA DO COMANDO GERAL
Nº 046, de 19 JAN 2011

EMENTA: Promove Praças, em retificação a Portarias anteriormente publicadas com incorreções nas respectivas datas de promoção.

O Comandante Geral no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 101 do Regulamento Geral da PMPE, aprovado pelo Decreto nº 17.589, de 16 JUN 94, c/c os
Artigos 1º, 2º, 4º, Inciso I, e 32, Inciso IV, da Lei Complementar nº 134 (Plano de Cargos e Carreiras) e, considerando o teor da Nota DEIP/CEMET-l/DE/nº 006/2009, de 15 AGO 09,
conforme fez público o Aditamento ao BG nº 205, de 11 NOV 09, bem como, encaminhamento da Comissão de Promoção de Praças, em face de incorreções quanto às datas de promoção anteriormente publicadas.

PMPE: O Capitão Assis Escreve:

Para que servem cursos no CBMPE e na PMPE?
Nós militares estaduais que passamos tanto tempo a espera de cursos que praticamente ficaram escassos ao longo do tempo nos perguntamos: Para que servem cursos no CBMPE E na PMPE?

Temos conhecimento que esses cursos são para fechar a boca dos militares estaduais quando chegar a hora da negociação salarial.

As Associações e o Comando da Polícia Militar sinalizaram mudança jurídica no regime de remuneração da Polícia Militar na forma de subsídio.

Pouco provável essa modalidade, tendo em vista interesse de um grupo pequeno de Oficiais que estão na reserva remunerada e ganham acima de R$ 14.000,00 (quatorze mil reais) e não querem a igualdade, ou seja, a uniformização de seus vencimentos com o restante da tropa, com o fim das grandes disparidades, o que significaria o fim da segmentação da carreira por grupos de interesse específicos.

Uma das vantagens do subsídio é a paridade para quem se aposentar pelas regras de transição prevista nas emendas constitucionais n° 41 e 47, pois, sendo o subsídio a única forma de remuneração, o reajuste de ativos e inativos deverá se dar no mesmo índice.

Alguns inativos ganham bem mais e chegam a um valor acima do teto estipulado pelo Governo do Estado que é R$ 22.400,00 (vinte e dois mil e quatrocentos reais), porém não levam por existir limite Constitucional que o impedem ao recebimento por completo.

Estes Oficiais da reserva remunerada, ou seja, inativos, são sabedores que com o subsídio, seus vencimentos serão congelados até que ocorra uma uniformização dos vencimentos da categoria. Hoje temos um coronel inativo - Secretario da Casa Militar do Estado de Pernambuco, nestas condições e, quem sabe, não quer a aprovação do subsídio para se igualar aos pobres mortais.

Igualmente, o que ocorre hoje, não era de se esperar que nossos ex-Comandantes Gerais, ex-chefes de Estado-Maior e ex-chefes da Casa Militar do Estado de Pernambuco lutassem por melhores salários para Corporação, uma vez estarem presos a cargos comissionados que a época percebia e também não querem o subsídio em detrimento de toda vontade de uma Corporação.

Tudo isso vem acontecendo do mesmo modo com uma pequena diferença: hoje não se estabiliza ou incorpora, pois o estatuto da estabilidade financeira foi revogado, desde 1996. Vão sair apenas com as estrelas de coronéis full.

“Nunca neste Estado”, segundo o jargão utilizado por autoridades fez tanto efeito. É um jargão tão bom que fies do menor escalão pronunciam como se estivessem em êxtase: “Nunca neste Estado se promoveu tantos cursos na Polícia Militar de Pernambuco”.

Abertura de cursos e promessas de promoção hoje é a êxtase do Governo do Estado para enganar Praças e Oficiais no momento da negociação salarial.

Vocês já viram quantos cursos foram iniciados? O intuito é deixar um grande efetivo preso aos cursos e as promoções, haja vista no mês de abril vindouro não ocorra uma pressão com vistas a uma paralisação do efetivo e se negocie por baixo nossos salários e esqueçam de uma vez por todos os inativos que construíram ao longo do tempo essa nosso Polícia Militar que foi desmontada e fragilizada.

Pois é, meus amigos militares estaduais, não se enganem com o que vai acontecer.
Com certeza seremos traídos pelo nosso líder menor e maior, Comandante Geral da Polícia Militar e Governador do Estado de Pernambuco, respectivamente. Afinal de contas a comissão para tratar do assunto já começou a se esfacelar. Dança das cadeiras como circula na internet.
Apesar de contas nosso Comandante e todos os cargos em comissão destinados à Polícia Militar já tiveram um aumento de 51% (cinquenta e um por cento).
Para que servem cursos no CBMPE e na PMPE?
Se após tanto esforço o Comandante Geral opta por escolher os que não possuem habilitação legal para o desempenho dos cargos, conforme determina a Lei nº 10.426, de 27 de abril de 1974, a qual transcrevo ipsis litteris:

“Art. 11 - O servidor militar no exercício de cargo ou comissão, cujo desempenho seja privativo do posto ou graduação superior ao seu, percebe a remuneração inerente àquele posto ou graduação, observados a precedência hierárquica e os requisitos da capacitação profissional exigidos para o seu desempenho.” (grifo nosso).

Tenentes coronéis PM são alçados para o exercício de cargo do posto de coronel PM, sem possuírem os requisitos legais para o desempenho do cargo do posto de coronel PM, como é o caso do Tenente Coronel PM Flávio e Henrique, que assumiram a Diretoria de Apoio Logístico e o Colégio da Polícia Militar, respectivamente.

Não causa bastante estranheza? Isso não configura atos de improbidade administrativa? Parece que sim, segundo o que assevera o Art. 10º, inciso VII: “conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie” da Lei de Improbidade Administrativa.

A constituição Federal prevê no seu Art. 37, §4º, na suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

Não adianta pedir providência legal a qualquer autoridade, não vai dá mesmo em nada. Vai dá sim, em Pizza como sempre ocorre com pessoas que tiveram a votação expressiva igual a do nosso Governador de Pernambuco.

Ninguém vai apurar é nada. Que época ruim que estamos vivendo. É ditadura perfeita. Afinal de contas não temos oposição em canto nenhum do Estado, nem mesmo na Casa de Todos Pernambucanos – Assembleia Legislativa de Pernambuco. Que lindo! Todo mundo é amigo do rei, desde que tenha uma pequena vantagem. Vale lembrar que a grande Roma caiu assim de podre que estava.

Finalmente, cursos e promoções servem para o Governo do Estado, algemar seus militares estaduais, e torturá-los psicologicamente e financeiramente até a morte. Isso é o verdadeiro crime de genocídio


Fonte: Blog do Capitão http://capitaoassis.blogspot.com/2011/01/para-que-servem-cursos-no-cbmpe-e-na.html

CONTINUAÇÃO:

A PMPE é legalista? Parece que o comando não



PENSAR PM

O Comando Geral encontra-se, em tese, em flagrante ilegalidade, cometendo atos de improbidade administrativa os quais atentam contra os princípios da administração pública.

O Art. 11 da Lei nº 8.429, de 02 de junho de 1992, diz: “Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

...II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;”

Expliquemos: O Comandante Geral da Polícia Militar se encontra na flagrância da ilegalidade uma vez que não quer cumprir ordem judicial, na ação promovida pela Associação dos Militares do Estado de Pernambuco contra os “blindados”, que tem como impetrado: Comandante Geral da PMPE.

Temos conhecimento de que há o interesse em desligar o O Presidente da AME (Capitão Assis) do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, como uma forma de retaliação por defender os anseios dos seus associados.

Jamais pensávamos que um governo, que se diz democrático, aceitasse tamanha insistência e injustiça, deixando praticamente explicitada a perseguição político-ideológica que vigora nos Quartéis...

Nós, audaciosamente tivemos a coragem de acionar a justiça pedindo uma solução ao conflito existente entre interpretações diversas dadas à legislação.

Pena que não vemos mais (ou não temos) homens de suficiente coragem para que esta sentença seja cumprida, ou talvez, não seja de interesse do Governo do Estado em fazer cumprir também as decisões judiciais proferidas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco - o qual desejamos ser independente do Poder Executivo.

O que sabemos é que já foi veiculada nos blogs tal matéria, tornando pública e notória, e nenhuma providência é tomada sobre tal mister.

Acreditamos que tal medida deva ser da alçada do Conselho Nacional de Justiça, e faremos isso, já que não existe força suficiente no Estado para que seja cumprida a determinação judicial, haja vista ter a proteção do Governante Maior, o qual, ainda, sob o manto que teve uma votação expressiva, julga, quem sabe, poder fazer o que bem entende e quer.

Essa votação expressiva que os eleitores pernambucanos deram está servindo para ser implantado o poder implacável da ditadura que vivenciamos no passado, no regime militar, disfarçada pelo seu Partido Socialista Brasileiro (PSB) – a ditadura do socialismo (ver “O ESTADO E A REVOLUÇÃO”, de Lenin, 1917).

Que pena! Quantos militares estaduais perderam o voto pesando que o seu sufrágio e a sua dedicação fossem fazer com que houvesse reconhecimento, consideração e respeito por parte do Comandante em Chefe das Forças Policiais do Estado?!...

Por isso, se faz mister existir o controle externo dos Órgãos Públicos, inclusive, da Magistratura e do Ministério Público, que é uma negação da autonomia do judiciário e do supostamente quarto Poder, justamente pelas crises que passam esses poderes, minando com isso o Estado Democrático de Direito.

A ação já foi julgada pelo Tribunal de Justiça e ganha unanimemente pelos votos dados pelos Desembargadores integrantes do 1º Grupo de Câmaras Cíveis, contra a interpretação de que os cargos comissionados de natureza militar alocados na Polícia Militar estavam sob a égide do Art. 2º da Lei Complementar nº 110, de 03 de junho de 2008.

Diante dessas posturas, quer o Governo de Pernambuco diminuir a criminalidade com o argumento falacioso e demagógico de “Pacto pela Vida”, aceitando tamanha ilegalidade que deve ser rechaçada na sua origem, desnaturando essa improbidade administrativa, em tese, praticada pelo Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco.

Esse é o nosso Estado Democrático de Direito em que a sociedade está presa às vontades particulares, pessoais daquele que governa.

Este exemplo marca toda uma Instituição secular que trabalha com base nos princípios constitucionais, tanto na área operacional como administrativa, tendo, inclusive, como pilares a hierarquia e a disciplina, pilares esses sendo destruídos pelos nossos supostos lideres.

Estamos em estado de depressão institucional, onde pouco é feito ou realizado, esperando apenas a extinção chegar e talvez quem sabe, vaporizar-se por ter sido queimada no mármore da história.

Fonte: Blog do Capitão
 http://capitaoassis.blogspot.com/2011/01/pmpe-e-lgalista-parece-que-o-comando.html

ASSEMBLÉIA GERAL UNIFICADA

ASSEMBLÉIA GERAL UNIFICADA



O FÓRUM PARAIBANO DE ENTIDADES DE SEGURANÇA PÚBLICA, CONVIDA TODOS OS ASSOCIADOS DAS RESPECTIVAS ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS, CIVIS E MILITARES, A COMPARECEREM A ASSEMBLÉIA GERAL UNIFICADA MARCADA PARA ÀS 14:00HS DO DIA 02 DE FEVEREIRO DE 2011, NO GINÁSIO DE ESPORTES DA CAIXA BENEFICENTE DA POLÍCIA MILITAR, À RUA RODRIGUES CHAVES, N.º 324 – CENTRO EM JOÃO PESSOA, POR TRÁS DA EMBRATEL.

“FAÇA SUA PARTE, COMPAREÇA!”

CLUBE DOS OFICIAIS PM/BM
CAIXA BENEFICENTE DOS OFICIAIS E PRAÇAS DA PM/BM
ASSOCIAÇÃO DOS SUB-TENENTES E SARGENTOS DA PM/BM
ASSOCIAÇÃO DOS CABOS E SOLDADOS DA PM/BM
SINDICATO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA CIVIL DA PARAÍBA
SINDICATO DOS SERVIDORES DA POLÍCIA CIVIL DA PARAÍBA
ASSOCIAÇÃO DOS PERITOS OFICIAIS DA PARAÍBA
ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA POLÍCIA CIENTÍFICA DA PARAÍBA
ASSOCIAÇÃO DA DEFESA DAS PRERROGATIVAS DOS DELEGADOS DA PARAÍBA
ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA CIVIL DA PARAÍBA
SINDICATO DOS AGENTES E SERVIDORES PENITENCIÁRIOS DA PARAÍBA

Boas Maneiras não são aceitas na Polícia Militar (Militarismos Arcaicos), isso não foi apenas um dia de mau humor desse rapaz não? Se ele não teve um bom dia é problema dele, mas ele não pode impedir que outras pessoas tenham e repassem para as outras essa satisfação.

"BOM DIA" CAUSA TRANSTORNOS NO CIOSP

Na manhã desta quinta-feira, 27, ocorreu um fato inusitado para quem escutava a frequência do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o CIOSP, em Natal.

Um operador de rádio, ao assumir o serviço no CIOSP, cumprimentou a todos os companheiros que estavam saindo, como os que assumindo o serviço, com um simples "Bom dia" e procedendo o cadastramento normal das viaturas de serviço.

Entretanto, alegando que a linguagem seria inadequada para uso militar, o Tenente-Coronel Saulo de Tasso, proibiu o uso do "Bom dia" no rádio. "Isso não existe! Somos militares e não existe isso de 'bom dia' via rádio!", exclamou o coronel na frequência.

O policial, contudo, ao escutar aquilo do Oficial Superior, procurou o seu comandante imediato, no CIOSP, o Major Rodrigues, o qual afirmou que não existe legalmente nenhuma proibição do uso da expressão. Ao contrário, o Major declarou, via orkut, que "dar 'bom dia' é um ato de cortesia e educação e deve ser concedido a qualquer pessoa". E concluiu: "Independente de ser Coronel, TC, Major ou detentor de qualquer outra patente, eu defendo o pensamento de alguns doutrinadores do âmbito administrativo, que quando se refere ao ato de administrar, ao exercício de atividade pública, defendem que deve prevalecer a vontade da Lei e não a vontade de uma autoridade, independente de quem seja ela".

O Tenente-Coronel Tasso, no entanto, manteve a proibição do uso da expresão via rádio, utilizando-se das suas prerrogativas hierárquicas.

O fato chegou ao conhecimento do Comandante Geral, Coronel Araújo, por intermédio do Cabo Jeoás, Presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS/PMRN). Para falar do ocorrido, o Comandante Geral mencionou o filme "Good Morning, Vietnã", no qual o comandante da tropa todos os dias anuncia na frequência "Bom dia, Vietnã", e os soldados todos os dias esperam o "bom dia" de seu comandante para que o dia seguisse normalmente.

O nosso Estatuto, entretanto, prevê que o "sentimento do dever, o pundonor policial-militar e o decoro da classe impõem, a cada um dos integrantes da Polícia Militar, conduta moral e profissional irrepreensível" e complementa que entre a ética policial-militar estão o respeito a dignidade da pessoa humana, a prática da camaradagem e o desenvolvimento permanente do espírito de corporaçãom além de observar as normas da boa educação.

Matéria criada pela Sd Glaucia

A Luta continua.

CAMINHADA NACIONAL DE APOIO A PEC 300/446:

Acs PM RNEntidades representativas nacionais e do Ceará de policiais e bombeiros militares realizam no próximo dia 29, CAMINHADA NACIONAL DE APOIO A PEC 300/446, com concentração às 08h00min, no aterro da praia de Iracema seguindo pela Av. Beira Mar.

O objetivo é em um ato público e passivo, com a participação de militares, policiais civis, familiares, parlamentares estaduais, lideranças sindicais e comunitárias; se consiga chamar a atenção da sociedade e dos parlamentares federais para as questões da segurança pública, entre elas a necessidade da conclusão da PEC 300/446 que institui um piso nacional para policiais, militares, civis e bombeiros militares.

A PEC 300/446 foi aprovada na câmara em julho, no entanto, precisa ser votada ainda em segundo turno antes de seguir para o Senado.

A manifestação é organizada pela Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará - ASPRAMECE, Associação de Cabos e Soldados Militares do Ceará- ACSCE, Sindicato dos Policiais Civis de Carreira no Estado do Ceará - SINPOCI e Associação das Esposas das Praças Militares PM e BM do Estado do Ceará – ASSEPEC e conta com o apoio e a participação das entidades nacionais da categoria; Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis - COBRAPOL, Associação Nacional de Entidades Representativas de Praças Militares - ANASPRA.

P. Queiroz

Contato: 87393608/86963605

Presidente da Aspramece/ vice-presidente ANASPRA


Adriana Adeodato

Contato: 8893 0127/ 32216636

Assessoria de Comunicação/ASPRAMECE

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Militar saiu Cabo contava com mais de 19 anos de serviço prestado a sua Corporação e requereu administrativamente que fosse promovido a 3º Sargento. Como sempre o Governo negou ele recorreu a Justiça e a Justiça mandou promovê-lo.

Portanto não espere tempo ruim, se você preenche os requisitos, ou seja, é cabo, tem tempo suficiente para ser sargento, o governo é obrigado a promover mesmo se não existir vagas. Isso não é só no Exército não, na PM, também é do mesmo jeito. Eles fazem com a gente porque nós não requeremos o nosso Direto. Veja a Sentença.

Pacto pela segurança segue para Pernambuco e Bahia

Brasília, 25/01/11 (MJ) – Mais dois Estados serão visitados pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, nesta quarta-feira (26) com o objetivo de discutir a construção de uma aliança com o governo Estadual no enfrentamento à violência e ao crime organizado.

O primeiro encontro será em Recife (PE) com o governador Eduardo Campos e acontece às 13h30, na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do estado. Um dos assuntos a serem abordados, além do pacto de segurança pública, é o projeto Pacto pela Vida (PPV) – programa de combate à violência que reduziu em 40% os índices de homicídios no Recife e em 28% em todo o estado entre dezembro de 2006 e dezembro de 2010.

No decorrer do dia o ministro e a secretária seguem para Salvador (BA), onde irão participar de uma reunião com o governador, Jaques Wagner, que irá propor a união das esferas Estaduais e Federais para a criação do projeto “Pacto Pela Vida”, uma iniciativa que vai mobilizar o conjunto da sociedade, ouvir críticas e opiniões para melhorar o serviço de Segurança Pública. Este será realizado no Centro Administrativo da Bahia, na sala de reunião da governadoria, às 17h30 (horário local).

A partir destes encontros do ministro José Eduardo Cardozo com governadores dos estados será definida a pauta e a proposta de um pacto entre o governo federal e os governos estaduais, que serão posteriormente apresentados à presidenta da República, Dilma Rousseff, em reunião com os governadores, em Brasília.

Fonte: Ministério da Justiça http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJ7CBDB5BEITEMID1CF89B3FAB334F6F96FE9BD57A17CDA1PTBRIE.htm

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Quando a cabeça não pensa o corpo padece!

Três policiais militares tentam roubar distribuidora de bebidas; um é morto

De Rondonópolis - Dayane Pozzer
 
Um policial militar foi preso na manhã deste domingo (23) e outro morto com um tiro na cabeça. Os dois participaram, durante a madrugada, de uma tentativa de roubo frustrada a uma distribuidora de bebidas localizada às margens da Rodovia do Peixe, em Rondonópolis.

De acordo com o comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar de Rondonópolis, major Moura, os três dos envolvidos no crime são policiais militares. Genival Ferreira de Souza, de 29 anos, há sete na PM, foi preso em flagrante e confessou sua participação e ainda apontou detalhes da ação e o nome de mais policiais participantes.

Julierne Franklin Anacleto, de 28 anos, foi encontrado morto na Avenida João XXIII, às margens do córrego Canivete, no bairro Jardim Luz D’Ayara. Ele foi ferido durante a tentativa de assalto, mas a Polícia acredita que posteriormente foi executado pela própria quadrilha, já que teria que ir a um hospital e o esquema seria descoberto.

Um terceiro policial militar envolvido no crime está foragido. Identificado apenas como soldado Duarte, ele foi apontado pelo soldado Ferreira em seu depoimento. Segundo o policial preso, Duarte teria feito um convite a ele para participar do assalto. Ferreira teria aceitado, pois assim iria quitar uma dívida com Duarte.

O assalto

Ao chegarem à distribuidora, por volta de 4h30, os assaltantes foram recebidos por dois vigilantes a tiros. De acordo com os vigias, o grupo era formado por cinco homens, todos encapuzados. Os vigias se esconderam em uma sala e ligaram para o 190. O soldado Franklin conseguiu fugir, mas os vigias acreditam que ele estava ferido. O soldado Ferreira foi preso ainda no local pela Polícia Militar.

Um pouco mais tarde, a PM recebeu via 190 a informação sobre um corpo jogado às margens do córrego Canivete. Conforme as primeiras investigações da Polícia Militar e Civil, o soldado pode ter sido executado, pois estava ferido com um tiro na cabeça, disparado a queima roupa de pistola calibre 380 ou 765.

A Polícia acredita ainda que sua execução aconteceu em outro local e o corpo foi deixado próximo ao córrego propositalmente, já que é circunscrição da Delegacia da Vila Operária que tem menos efetivo e apenas um investigador.

A Polícia também já sabe que um veículo Ranger foi utilizado na ação criminosa. Seu proprietário esteve nesta manhã no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) para registrar o furto da camionete.

No entanto, o homem permaneceu detido, pois segundo investigação anterior da Polícia Militar, ele teria emprestado o carro para um policial há cerca de uma semana. Já é de conhecimento também que o veículo era conduzido pelo soldado Duarte.

Investigação

Conforme o tenente coronel Evandro Roxo Medeiros, a PM não recebeu com surpresa a prisão do policial e o envolvimento de pelo menos mais dois no crime. Isso porque os soldados já eram investigados pela suspeita de praticarem outros roubos.

“A investigação vai continuar e vamos levantar os roubos mais recentes e analisar todas as possibilidades de participação dos policiais”, declarou. O tenente coronel pontuou ainda que essa é uma situação isolada dentro da corporação e que deve ser extinta. “Quando foram chamados, nossos policias atenderam a ocorrência normalmente e prenderam o bandido independente de ser policial. O trabalho da Polícia é prender bandidos, então prendemos mais um”, ressaltou.

No Cisc, houve manifestação de outros policiais militares. Até mesmo alguns que estavam de folga compareceram para demonstrar a indignação sobre o fato. Colegas de trabalho do policial morto disseram que não iriam ao velório de bandido.

Fonte: Olhar Direto http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=25&id=154430

domingo, 23 de janeiro de 2011

Salários PMPE e CBMPE: Passaram-se dois meses desde que foi criado o Grupo de trabalho para debater acerca de nosso rejuste e até hoje nada...

22 de Janeiro de 2011

Prezados amigos militares estaduais de Pernambuco. Passaram-se dois meses desde que foi criada a Portaria GAB / SDS Nº 2372, de 22/11/2010, que instaurava um prazo de 90 dias para que a comissão designada pela SDS-PE (Grupo de Trabalho integrado por representantes da Secretaria de Defesa Social - SDS/PE, da Polícia Militar do Estado de Pernambuco - PMPE e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco - CBMPE), com a finalidade de debater temas de interesse das corporações, especialmente o Plano Estratégico-2011 e questões relacionadas à Política Salarial. Após esses dois meses nenhum resultado foi apresentado pela comissão nem as entidades representativas de nossa classe se manifestaram no tocante ao assunto. Ao que tudo indica o elástico prazo vai ser cumprido à risca. Tal prazo é uma afronta à nosso compromisso com a segurança pública no estado, tendo em vista que em situação similar o prazo que a SDS-PE estipulou para o grupo de trabalho apresentasse relatório sobre o reajuste da Polícia Civil foi de apenas 45 dias, ou seja, metade do prazo estipulado à PMPE. Não temos nada contra a Polícia Civil, pois nossa vontade é que todas as polícias sejam valorizadas, porém não entendemos o motivo da diferenciação no tratamento entre ambas forças policiais por parte do governo, tendo em vista que pertencem à mesma secretaria. Portanto, já que as entidades que tem a obrigação de nos defender se mantém caladas e aguardando o fim do elástico prazo, nos resta também aguardar. A minha intenção com esta postagem foi somente lembrar aos companheiros que o prazo está findando e que até agora o governo não se manifestou no tocante à valorização dos profissionais que fazem do seu famoso e invejado "Pacto pela vida", um sucesso, com reduções inéditas nos índices de homicídio. No entanto, apesar desses guerreiros, verdadeiros heróis da vida real, darem suas vidas pela segurança pública de Pernambuco, o estado insiste em continuar pagando um salário incompatível com o risco da profissão e os deixa à mercê da própria sorte, sem o apoio merecido por parte do governo, não só em relação ao salário, mas também peca por não dar uma assistência médica de qualidade através de um bom plano de saúde para esses que arriscam suas vidas praticamente com "a cara e a coragem". Nos resta aguardar, pois o Grupo ainda tem quase 1 mês para apresentar o relatório circunstanciado, com o impacto financeiro das suas conclusões com, pelo menos, três alternativas para resgatar a dignidade da família Policial e Bombeiro Militar do Estado de Pernambuco. Que Deus ilumine as mentes dos componentes desse grupo, assim como, também as mentes do nosso Secretário de Defesa Social e consequentemente do nosso Governador, para que dessa forma tenhamos resgatada nossa dignidade e se evite um movimento reinvidicatório que causaria sérios transtornos ao lindo e vitorioso "Pacto pela Vida".

Diniz K-9...
 

sábado, 22 de janeiro de 2011

CONSIGNADO

STJ proíbe percentual maior

Empréstimos com desconto em folha não podem ultrapassar os 30% previstos em Lei


Vívian Lessa
Da Redação


Empréstimos e financiamentos consignados não podem comprometer mais do que 30% da renda dos trabalhadores, aposentados e pensionistas. A determinação, que está em vigor desde 2003, amparado pela Lei 10.820, foi reforçada em uma decisão da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao atender o recurso de uma servidora pública gaúcha contra uma instituição financeira, que aplicava um percentual próximo dos 50%. O fato serve para reiterar o percentual permitido, já que alguns bancos acabam não obedecendo a determinação e a soma mensal das prestações com desconto em folha muitas vezes ultrapassa 30% da remuneração mensal.



Conforme o presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), José Geraldo Tardin, em duas situações distintas os bancos não respeitam o limite. A primeira ocorre quando o banco se recusa a rever a situação do contratante, que muitas vezes já tem parte do rendimento comprometido. "Há casos também em que o trabalhador que antes tinha 2 empregos, perde um. Com isso, o valor dos empréstimos e financiamentos passam a exceder os 30%".



Em outro caso, conforme Tardin, os bancos concedem 30% no contra-cheque e outros 30% no empréstimo consignado, o que também é proibido. "O consumidor, na maioria dos casos, não é o responsável por controlar esse limite". Dessa forma, o Ibedec orienta ao trabalhador ou pensionistas do INSS que já comprometeram boa parte da renda com consignados a procurar o banco para um acordo amigável ou recorrer à Justiça. Vale lembrar ainda que os empréstimos não podem superar 60 meses; e as taxas de juros não podem ser maiores que 2,5% ao mês.



A aposentada Maria Alves sabe o que entrar em uma situação complicada decorrente de empréstimos consignados. "Fiquei sem poder comprar outras coisas que estava precisando". Já outra aposentada, Edite Dias, diz que nunca precisou fazer empréstimos ou financiamentos, mas conta que se precisar vai recorrer à modalidade de empréstimo. Ela afirma que suas amigas já passaram por situações em que ficaram sem dinheiro porque teve que pagar prestações. "Chegava a pensão e a maior parte já estava comprometida. A gente que recebe pouco deve gastar dentro limite, principalmente, porque há muitos gastos, principalmente com remédios".



O economista e superintende da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo, avalia que o excesso de crédito concedido pelos bancos, ao invés de ajudar o trabalhador sair das dívidas, provoca o endividamento. Ele acredita que a medida reiterada pelo STJ não diminuirá a quantidade de consignados, mas deve equilibrar a concessão de crédito. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Nacional das Entidades de Crédito, Financiamentos e Investimentos (Acrefi) foram procuradas para comentar o assunto, mas não retornaram.


Fonte: Gazeta Digital http://www.gazetadigital.com.br/materias.php?codigo=282107&codcaderno=2&GED=6987&GEDDATA=2011-01-22&UGID=5cc4fe0edd657fe0c7278e867e59aee1

Não dar pra ser feliz, não dar pra ser feliz, não dar pra ser feliz...

Assim fica difícil ser herói


Apesar do investimento de R$ 30 milhões, em 4 anos, em reformas e construção de quartéis, militares sofrem com a péssima condição dos alojamentos

João Valadares
jotavaladares@gmail.com

Não é apenas a falta de equipamentos e viaturas que envergonha, expõe e trava o Corpo de Bombeiros de Pernambuco. Mesmo com o investimento de R$ 30 milhões, nos últimos quatro anos, somente em reforma e construção de novos quartéis, a péssima condição dos alojamentos impressiona. Difícil ser herói assim. No Grupamento de Salvamento e Ações Táticas (GBsat), no município de Abreu e Lima, no Grande Recife, bombeiros passaram quase seis meses dormindo no chão do refeitório, porque o único ar-condicionado do quarto estava quebrado. As mesas ainda estão no corredor de entrada do local. Há um mês, o comandante do GBsat, Almir Rocha, retirou o aparelho da sua sala e colocou no alojamento para amenizar a situação.

“Passamos muito tempo dormindo no chão do refeitório. Só agora, depois que o comandante colocou o ar aqui, há aproximadamente um mês, voltamos”, afirmou um bombeiro, que preferiu não ser identificado por temer represálias. Na tarde de ontem, o JC conseguiu ter acesso a todas as dependências do GBsat. O alojamento feminino não tem ar-condicionado e não há cama para todas. Uma delas tem que dormir com o colchão no chão.

Os armários de ferro, utilizados pelos bombeiros para armazenar roupas e objetos pessoais, estão quase todos enferrujados. Do lado de fora, é possível atestar o improviso. Um pedaço de madeira escora o antigo aparelho de ar-condicionado.

Um bombeiro fotografou dez ratos mortos dentro do lixeiro do alojamento. “Aqui tem rato por todos os lados. Acho que nunca fizeram uma dedetização. É um absurdo o que a gente sofre aqui.” No quartel de Olinda, a situação é semelhante.

Um oficial, que preferiu não ser identificado, informou que, no interior, os alojamentos são ainda mais precários. “Veja só. Se a gente tem um alojamento de um grupamento importante como esse aqui no Grande Recife, imagine a estrutura do interior. Falta absolutamente tudo. Muitas vezes, não tem nem cama. O grande problema é que os praças, aqueles que mais sofrem, têm medo de repassar as informações, porque eles podem ser perseguidos. Mas a insatisfação é generalizada. Reconhecemos o esforço do governador Eduardo Campos, no entanto, há um problema grave de gestão do comando do Corpo de Bombeiros.”

Outro coronel declarou, em reserva, que, mesmo com o investimento, não é possível recuperar toda a estrutura. “Tem muita coisa para ajeitar. Quem vai querer pagar a taxa de bombeiro? A população paga e não tem o retorno quando precisa. Isso tem que ser resolvido urgentemente.”

O governo comunicou, na quinta-feira, que “foram arrecadados, nos últimos quatro anos, R$ 150 milhões por meio da Taxa de Prevenção e Extinção de Incêndios, recursos totalmente aplicados na corporação, totalizando R$ 390 milhões os recursos disponibilizados para o Corpo de Bombeiros”. Só no ano passado, houve investimento de R$ 115 milhões e arrecadação de R$ 42 milhões, dados repassados pelo comandante em exercício, Marco Antônio da Silveira.

MOTOS PARADAS

Dez motocicletas estão paradas na frente do Grupamento de Atendimento Pré-Hospitalar, em Olinda, desde o ano passado. Informações extra-oficiais apontam que não há motociclistas dos Bombeiros para pilotar os veículos, que deveriam ser utilizados no socorro a vítimas de acidente.

“Não posso falar sobre esse assunto. Você precisa falar com o comando”, informou o oficial que liderava o grupamento ontem pela manhã. O Corpo de Bombeiros não justificou o motivo de os veículos estarem parados, sem utilização.

Secretário evita falar sobre as novas denúncias
O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, informou, ontem, por meio da assessoria de imprensa, que não iria se pronunciar sobre os problemas no Corpo de Bombeiros. A assessoria também não emitiu nenhuma resposta em relação às denúncias de precariedade nos alojamentos.

Pela manhã, durante cerimônia de nomeação de 657 novos policiais civis, no Centro de Convenções, em Olinda, no Grande Recife, o secretário, em seu discurso, classificou de tendenciosas as notícias publicadas. “Essas notícias que saíram na imprensa são tendenciosas e não condizem com a realidade e a responsabilidade do Corpo de Bombeiros.” O governador Eduardo Campos também discursou, no entanto, não falou sobre o Corpo de Bombeiros. Na quinta-feira, durante entrevista no Palácio do Campo das Princesas, sede do Executivo, Eduardo, questionado por repórteres, se negou a falar sobre o assunto. Disse apenas que a Secretaria de Defesa Social iria emitir uma nota oficial.
 
Em entrevista após a cerimônia, Damázio assegurou que, ainda este ano, 400 novos bombeiros vão entrar na corporação. Ele ressaltou que é normal existirem carros quebrados e em manutenção numa instituição como o Corpo de Bombeiros. O déficit estimado, levando em consideração padrões internacionais, é de mais de cinco mil homens.
 
Na quinta-feira, um dia após a publicação de denúncias de sucateamento e insatisfação de comandantes de grupamentos em razão da estrutura precária, o governo do Estado anunciou investimento de R$ 21 milhões.
De acordo com nota oficial, publicada ontem nos principais jornais de Pernambuco, o dinheiro vai ser empregado na compra de 76 veículos (incêndio, salvamento e resgate) e embarcações operacionais. A Secretaria de Defesa Social assegurou que os processos licitatórios foram iniciados.
 
A SDS comunicou que “vem investindo fortemente no Corpo de Bombeiros, principalmente no reforço e modernização do Sistema de Resgate. Até 2007, ele contava com apenas cinco ambulâncias. Atualmente, dispõe de 45 veículos, além de duas UTIs móveis e de um helicóptero aeromédico.”

Fonte: Jornal do Commercio http://jc3.uol.com.br/jornal/2011/01/22/not_409017.php

Mais dois mil PMs nas ruas até o Carnaval

Anúncio foi feito, ontem, pelo secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, na cerimônia de nomeação de 459 agentes e 167 escrivães da Polícia Civil

Até o fim de fevereiro, 2.009 alunos do Curso de Formação da Polícia Militar serão efetivados e vão reforçar a segurança do Estado, já nas prévias de Carnaval. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, durante a cerimônia de nomeação de 459 agentes e 167 escrivães da Polícia Civil, no Teatro Guararapes, do Centro de Convenções, em Olinda. A corporação conta agora com 6.156 profissionais entre delegados, escrivães, agentes, legistas, peritos, datiloscopistas e auxiliares.
“Temos a pretensão de convocar outros mil aprovados no último concurso para soldado e 650 aprovados no concurso para agente. Além disso, vamos abrir seleção para delegado”, asseverou o secretário de Defesa Social.

Presente à cerimônia o governador Eduardo Campos destacou os investimentos que o Estado vem fazendo na área de segurança pública.



“Não costumo ser daqueles que fica fazendo comparativos com outros governos. Mas puxei a responsabilidade da segurança para mim. Fizemos várias contratações de pessoal e melhoramos estruturas físicas e de inteligência. Elaboramos o Pacto pela Vida e estamos servindo de exemplo para outros Estados”, disse o governador, na cerimônia.



Eduardo Campos afirmou que na próxima terça-feira o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, virá a Pernambuco para conhecer um pouco mais do Pacto pela Vida. “Vocês (dirigindo-se aos novos policiais) agora fazem parte do Estado. Gostaria que tratassem a população como gostariam de ser tratados quando estavam do outro lado do balcão”, completou.



O chefe de Polícia Civil, Manoel Carneiro, destacou que, nos últimos quatro, anos foram realizadas 70 operações de repressão ao crime organizado em Pernambuco. “Tivemos mais de mil integrantes de quadrilhas responsáveis por tráfico, homicídios e assaltos presos, neste período”, reforçou Carneiro.

Wilson Damázio fez questão também de recordar os números de homicídios nos últimos quatro anos. Principal índice de avaliação de desempenho da política de segurança, o número de assassinatos em Pernambuco vem recuando há quatro anos.



“Em 2007, a redução foi de 2%. Em 2008, 2,4% e em 2009, atingimos a meta com 12% de queda. No ano passado, ultrapassamos a previsão e chegamos a 14% de diminuição na taxa de homicídios. São quase duas mil vidas salvas entre 2007 e 2010”, finalizou o secretário.



O curso de formação dos novos policiais civis custou R$ 7,8 milhões. Em 2010, a Secretaria de Defesa Social investiu mais de R$ 30 milhões na formação e capacitação de seu efetivo. O orçamento da SDS é de R$ 2,1 bilhões por ano, sendo R$ 1,5 bilhão para o pagamento de salários, R$ 500 milhões para custeio e R$ 100 milhões para investimentos.

Fonte: Jornal do Commercio http://jc3.uol.com.br/jornal/2011/01/22/not_409016.php

E o Salário Ó!

Eduardo diz que Estado será referência em segurança pública nesse País

Pacto pela Vida nacional
 
Alcançar o patamar de referência na área de segurança pública até 2014. Esse foi o desafio lançado pelo governador Eduardo Campos na manhã desta sexta-feira (21), durante solenidade de nomeação de 626 policiais civis, no Teatro Guararapes, em Olinda.

Com o reforço no quadro, o aumento no efetivo da instituição chega a 2.652 novos servidores em quatro anos.

Para o curso da turma de escrivães e agentes, terceira formada na atual gestão, foram investidos mais de R$ 7 milhões. O governador ressaltou a valorização do servidor público para conquista das metas do Pacto pela Vida.

“Queremos crescer não só em quantidade, mas em qualidade. É importante compreender o quanto é fundamental não só reconstruir a economia, mas o aparelho de Estado, a capacidade de servir ao povo”, disse.

Eduardo explicou aos novos policiais que o momento é de firmar o Pacto pela Vida.
“Hoje, a SDS tem um planejamento estratégico. A gente sabe aonde quer chegar. Vamos nos tornar uma referência em segurança pública nesse País. Queremos ter, até 2014, a polícia mais respeitada do Brasil, e vamos conseguir. Vamos ser a subsede da Copa do Mundo mais segura”, afirmou.

O governador ressaltou ainda o prestígio conquistado pela categoria ao longo de sua gestão, e motivou os novos profissionais na caminhada do serviço público. “Quando começamos em 2007, essa era uma das instituições mais desacreditadas. Hoje, é uma das mais prestigiadas, só perdendo para a Igreja. Ser policial não é uma tarefa fácil, é uma vida de sacrifícios. Vocês estavam de um lado do balcão, agora estão conosco do lado de cá. O importante é que se lembrem de quando precisavam do serviço público”, observou.

Já o secretário de Defesa Social, Wilson Damásio, destacou o trabalho da Polícia Civil pernambucana, especialmente na repressão à criminalidade organizada. “No passado, éramos visto como um lugar onde as coisas não funcionavam, os números da criminalidade eram os piores do País. Hoje, fico feliz em saber que, na próxima semana, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, virá aqui conhecer o nosso Pacto pela Vida”, disse Damásio.

Com a nova turma efetivada nesta sexta-feira, a Polícia Civil conta hoje com um efetivo de 6.156 profissionais, entre delegados, médicos legistas, agentes, escrivães, peritos criminais e datiloscopistas.

Fonte: Blog do Jamildo
http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2011/01/21/eduardo_diz_que_estado_sera_referencia_em_seguranca_publica_nesse_pais_89925.php

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Deputado Federal quer o fim da P-2 (2ª Seção), Serviço Secreto da PM

Deputado federal paraibano quer o fim da P2 e punição para grupos de extermínio

Documento será enviado para o ministro da Justiça.

Por: Redação/ParaibaemQAP
 
Por: Redação/ParaibaemQAP


As informações que seguem abaixo são de autoria do jornalista Giovanni Meireles, do portal PBagora. Pelo conteúdo, nota-se que são de grande interesse para os profissionais da segurança pública.
***
Se depender somente do deputado federal reeleito Luiz Couto (PT, na foto ao lado), o governador Ricardo Coutinho (PSB), decretará mesmo o fim das operações do Serviço Secreto da Polícia Militar, conhecido na caserna como P-2 (2ª Seção).

Governador assumirá P-2

Luiz Couto me disse nesta terça-feira, que as funções de inteligência militar devem ficar restritas à comunidade de informações montadas apenas em três setores estratégicos do governo estadual:

1) Gabinete do secretário de Segurança Pública e Defesa Social;

2) Gabinete Civil do Governador do Estado;

3) Gabinete do comandante-geral da PM, sediado no Quartel General da corporação.

Extinção nos Estados vizinhos

Para o parlamentar, Ricardo deve extinguir imediatamente os setores de inteligência instalados em todos os batalhões e demais frações de tropa da Polícia Militar (Choque, Canil, Gate, Rotam, BP-Tran, Florestal, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª Cia, etc), assim como foi feito pelos seus colegas governadores dos Estados vizinhos do Ceará,
Pernambuco e Bahia, todos aqui na região Nordeste, com absoluto grau de sucesso.

Informando aos próprios bandidos
O deputado acha que as informações colhidas pelos policiais que trabalham na P-2 acabam indo parar nas mãos dos traficantes de drogas, por descuido e displicência no manuseio das mesmas ou simplesmente por colaboração criminosa, em troca de propina e extorsão, por parte da chamada “Banda Podre” da PM, ligada também aos Grupos de Extermínio.Prendendo a “Gang Fardada”

Em relação à denúncia de existência de gangs fardadas compostas por matadores de aluguel, que atuam de forma clandestina dentro dos quartéis executando pessoas a mando do crime organizado e do narcotráfico, Luiz Couto revelou que ele já pediu ao governador Ricardo Coutinho a reabertura do inquérito que apura o envolvimento de 17 policiais nesses assassinatos ocorridos aqui na Paraíba, a partir do ano 2000.

Ex-comandante deu contra-ordem

Segundo o deputado, houve uma determinação dissimulada para que a Corregedoria Geral da Polícia Civil e o próprio Comando Geral da PM dessem marcha-a-ré, para travar a tramitação do processo no âmbito judicial e também no tocante às sindicâncias administrativas internas, no governo passado.

Investigando a morte de “Ninão”

Ele também revelou que vai solicitar formalmente ao secretário de Segurança Pública, delegado da Polícia federal Claudio Lima, que investigue as circunstâncias em que foi morto o presidiário do regime semi-aberto Edmilson Paredes, mais conhecido pelo apelido de “Ninão”.

Pistolagem e crimes de encomenda

Ex-comerciante, ele era acusado de ser um dos mandantes do assassinato do ex-prefeito municipal de Santa Luzia, Itó Morais, executado durante uma emboscada armada na porteira de uma chácara pelo pistoleiro Everaldo Domingo (“Galego”), no dia 26 de maio de 2002, quando a vítima chegava para dormir, acompanhado pelo seu motorista (também assassinado na ocasião).

Fábrica de propina nas penitenciárias

Luiz Couto me disse que essas investigações podem ajudar a comprovar a existência de uma “indústria da propina” instalada dentro do Sistema Penitenciário, a partir da compra e venda de “licenças especiais” para que apenados possam deixar as casas de detenção sem serem notadas as suas ausências na cadeia, criando um álibi perfeito para quem quiser cometer crimes fora da prisão e depois retornar às suas celas como se nada tivesse acontecido.

Lista atualizada dos matadores de aluguel

O deputado petista disse que está recolhendo novos depoimentos de pessoas envolvidas com os Grupos de Extermínio, para poder atualizar sua relação de policiais militares (de soldados a coronéis), investigadores civis, delegados de carreira, agentes penitenciários, ex-detentos, presidiários e matadores de aluguel envolvidos com crimes de pistolagem, na Paraíba.

Ricardo vai ao ministro da Justiça

Esta lista atualizada será entregue pelo próprio governador Ricardo Coutinho ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, junto com o Diretor-Geral da Polícia Federal, Leandro Coimbra, durante uma audiência que Luiz Couto está marcando para os próximos dias, em Brasília-DF.

PF contra explosões nos bancos

Quando houver essa reunião de trabalho, também será pedida ajuda do Governo Federal para combater os constantes ataques a caixas eletrônicos e agências bancárias, feitos com uso de bananas de dinamite e outros tipos de explosivos de grande poder destrutivo, sobretudo nas pequenas cidades do interior paraibano.
Fonte: PBagora http://www.paraibaemqap.com.br/noticia_destaque.php?id=6203