terça-feira, 2 de novembro de 2010

PM oferece atendimento com padrão internacional

Turistas europeus e norte-americanos podem pedir ajuda em SP pelo número de emergência de seus países

Cristina Christiano

A Polícia Militar alcançou padrão internacional e hoje facilita a vida de milhares de turistas que vêm a São Paulo. A partir de agora, quem estiver em situação de emergência pode acionar o Centro de Operações da PM (Copom) mesmo sem conhecer o "190": basta ligar para o número que chamaria em seu próprio país, como determina a conferência mundial de radiocomunicação: 911 (Estados Unidos e do Canadá) ou 112 (Comunidade Europeia).  A ligação cai diretamente no 190.

Segundo o major Ulisses Puosso, chefe do Copom, se o operador que receber a ligação não for bilíngue, ele diz uma frase convencional, decorada por toda equipe: "a moment please (um momento, por favor)", e transfere a ligação para um colega que fala o idioma.

O serviço conta com 25 policiais militares, que se revezam em turnos, para atendimento 24 horas. Dezesseis falam inglês, e nove, espanhol.

Mesmo dominando dois ou mais idiomas, os policiais bilíngue fazem atendimento normal à população em geral.
O serviço já está em operação desde fevereiro, mas durante a Fórmula 1 será ampliado para atender mais turistas. No autódromo e no entorno, o viajante encontrará PMs que falam inglês, espanhol, italiano, francês e japonês, além de português.

Em época de grandes eventos, como Carnaval, Fórmula Indy, feiras, eventos de negócios ou Parada Gay, a média de chamados de turistas, segundo o major Ulisses, é de 30 por dia. "A maioria para pedir informações como localização de consulados ou ruas ou pessoas perdidas querendo saber como voltar para o hotel", explica.

Segundo o major, o único caso até agora em que houve a necessidade de deslocar viatura ocorreu em um hotel. "O turista foi vítima de furto, e o gerente, que não conseguia entender o que ele falava, ligou para o 190. O PM bilíngue que atendeu, além de intermediar a conversa, também identificou e prendeu o ladrão lá mesmo. Era um boliviano", conta.

Caso o turista precise de ajuda em outro ponto da cidade e o PM que o atender não souber falar o seu idioma, a equipe de poliglotas será acionada pelo rádio da viatura para servir de intérprete ou, em situações mais graves, se deslocar até o local da ocorrência.

Um milhão por mêsApenas na capital, o Copom recebe em média um milhão de ligações por mês. Desse total, mais de 20% referem-se a atendimentos sociais. No estado, são aproximadamente 150 mil chamados diariamente.

Os policiais que trabalham no Copom recebem treinamento igual aos de quem está em serviço nas ruas. Nos últimos meses, ajudaram inclusive a salvar várias crianças engasgadas com leite ou algum objeto, orientando os pais por telefone até a chegada do Resgate.

"O policial que faz esse tipo de trabalho precisa ser calmo para poder transmitir segurança a quem está do outro lado da linha", diz o tenente Cleodato Moisés do Nascimento, que atuou durante muitos anos no Copom e hoje integra a equipe de comunicação social da PM.

Segundo Moisés, o policial que atende emergências é privilegiado. "Poder ajudar uma pessoa no momento em que ela mais precisa traz uma sensação inexplicável de bem estar, de dever cumprido", resume.

Fonte: Diário de S. Paulo http://www.diariosp.com.br/_conteudo/2010/11/11991-pm+oferece+atendimento+com+padrao+internacional.html

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