quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Policiais Militares fazem greve branca.

Policiais fazem greve "branca" e insegurança preocupa população


Da Redação - Pollyana Araújo

Policiais Militares de Cuiabá decidiram paralisar as atividades nesta segunda-feira (11), véspera de feriado, quando aumenta o número de ocorrências, por reivindicações de melhorias salariais, entre outras. O protesto segue em forma de “greve branca”, a chamada greve de braços cruzados, sem represálias e manifesto público da categoria.

Segundo fontes do Olhar Direto, como há entendimentos jurídicos impedindo a greve geral da classe, os policiais estão atuando em ritmo “lento”, deixando de atender devidamente os chamados de ocorrência, o que preocupa a sociedade. “Cuiabá está sem segurança nenhuma”.

A mesma fonte adiantou ainda que nesta quarta-feira (14) as esposas dos militares devem fazer um protesto em praça pública para cobrar melhorias aos respectivos maridos. Hoje, há cerca de sete mil policiais militares atuando em todo o Estado. Destes, aproximadamente 2 mil estão concentrados na Baixada Cuiabana.

O Supremo Tribunal Federal (STF) advertiu no ano passado que os policiais não podem fazer greve porque deixam de prestar um serviço essencial à sociedade e colocam em risco a segurança, já que estão armados. O entendimento foi externado durante greve de agentes em São Paulo.

Comandante contesta greve branca da PM e aponta dados

Da Redação - Pollyana Araújo


O comandante geral da Polícia Militar, coronel Osmar Lino Farias, alegou, por meio de assessoria, que nenhum policial militar vem atuando em ritmo “lento” e contestou haver “greve branca”. Dados parciais da corporação apontam que o atendimento feito pelos profissionais da corporação tem sido feito de maneira permanente.

Segundo ele, em Cuiabá, por exemplo, entre os últimos dias 8 e 1O, foram registradas 552 chamadas, conforme dados do Sistema Integrado de Operações Segurança Pública (SIOSP). Já no 4º Batalhão de Polícia Militar, em Várzea Grande, entre os dias 8 e 12 passados, foram registrados 89 boletins de ocorrências.

“Esses números demonstram que nossos policiais estiveram presentes de forma bastante atuante durante o feriadão, contrário do que foi noticiado”, disse o comandante.

Apesar de considerar a notícia sem procedência, o coronel PM Farias determinou que o Serviço de Inteligência da corporação apurasse qualquer indício de que tal notícia tivesse alguma veracidade. “Nós checamos em todas as regionais, principalmente de Cuiabá, e não constatamos nenhum sinal de que tal afirmação feita pelo site fosse verdadeira”, disse o comandante geral.

De acordo com o coronel, a Polícia Militar tem cumprido seu papel em proporcionar segurança à população. “Tanto é que temos tido êxito em diversas ações. Na madrugada de hoje, em Chapada dos Guimarães, por exemplo, a Companhia Independente da PM conseguiu prender dois em flagrante, enquanto tentavam arrombar o caixa do Banco do Brasil.

Nas estradas, o policiamento foi reforçado, e que os acidentes graves foram ocasionados por imperícia e imprudência dos condutores e não por falta de policiamento”, salientou.

O comandante geral esclareceu ainda que, a Polícia Militar está pronta para servir a população no que for preciso. E que, sempre que solicitada, procura atender a sociedade de maneira ampla e segura. “Recentemente tivemos o pleito eleitoral, que decorreu de maneira tranquila, sem maiores danos. Em breve, teremos o segundo turno, do qual a Polícia Militar se fará presente mais uma vez, para garantir total lisura e segurança no momento da votação”, destacou.

Fonte: Olhar Direto http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=25&id=135715

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.