domingo, 1 de agosto de 2010

OFICIALATO DA PM: CEMITÉRIO DE BACHARÉIS FRUSTRADOS E MAL REMUNERADOS?

Como é cediço, por força do Art. 42 da Constituição da República, os integrantes das Polícias Militares, força auxiliar e reserva do Exército, são militares dos Estados, incumbindo-lhes , respectivamente a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública.


Assim, verifica-se que a atividade-fim das Polícias Militares está afeta ao exercício da Polícia Ostensiva e a preservação da ordem pública, sendo o exercício da polícia judiciária militar, apenas uma atividade secundária, no campo das diversas atribuições destes profissionais de segurança pública.


Nesta toada, é preciso considerar que o ingresso no Curso de Formação de Oficiais (CFO), resultava de um objetivo institucional de selecionar jovens que seriam preparados, através do ensino profissionalizante, não apenas para o exercício das atividades típicas da organização policial militar, mas principalmente, para o desenvolvimento de uma carreira na profissão.


Convém ressaltar que, com as vantagens que o CFO oferecia, as condições para selecionar pessoas mais capacitadas neste grau de escolaridade, eram bastante favoráveis.


Agora, com a exigência específica do bacharelado em direito para ingresso no Oficialato, o perfil da profissão, poderá sofrer uma mudança cultural significativa, uma vez que, não serão jovens que concluíram o segundo grau, que se submeterão ao CFO, mas bacharéis em direito, que já se encontram numa faixa etária superior a 24 anos.


Emergem, então, os seguintes questionamentos: Estes bacharéis em direito, irão se adaptar a cultura e aos valores militares, ou haverá uma tendência de rejeição, uma vez que a cultura adquirida no curso de direito, privilegia a dialética e o conflito, como características essenciais desta ciência?


Os Bacharéis em direito mais qualificados, irão concorrer ao Oficialato da Polícia Militar para depois de formados, exercerem atividades de polícia ostensiva, ou, serão atraídos para as profissões, que os possibilitem exercerem na sua essência atividades jurídicas, tais como: Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública e Delegados de Polícia?


O Oficialato da PM será uma profissão inicial dos bacharéis em direito, possibilitando-lhes estudar, para posteriormente, migrarem para o Ministério Público, Magistratura ou outros cargos que lhes possibilitem o exercício, na plenitude, de atividades - fins típicas de carreira jurídica, e , obtenção de salários melhores, ou, um cemitério de bacharéis frustrados e mal remunerados, que não lograram êxito nos concursos precitados?


Respeitadas as opiniões em contrário, este “projeto de carreira jurídica militar”, para a Polícia Militar, foi, na verdade, um tiro no pé, uma vez que, a par de não contemplar nenhuma previsão de equiparação de salarial com os defensores públicos ou qualquer outro cargo das intituladas carreiras jurídicas, serviu para desvirtuar por completo a carreira de Oficial da Polícia Militar.


No entanto, se o objetivo não declarado ou oculto, deste projeto visava fornecer combustível para aceleração da desmilitarização das Polícias Estaduais como parte de uma estratégia para viabilizar a Unificação das Polícias Estaduais, dificultarem o acesso de praças no CFO, ou, simplesmente, obstar melhoria no salário dos Delegados da Polícia Civil, ao nosso cuidar, os objetivos certamente serão alcançados, razão pela qual, seremos obrigados a render as devidas loas aos seus idealizadores.


Domingos Sávio de Mendonça


OAB/MG 111515


Fonte: Blog Oficial do Blog Cabo Júlio http://blogdocabojulio.blogspot.com/2010/07/oficialato-da-pm-cemiterio-de-bachareis.html

13 comentários:

  1. Gostei, pois o oficial não faz nada, agora pelo menos têm o ônus de bacharel em direito e meu respeito será verdadeiro e a PM mais humana e menos militar!

    ResponderExcluir
  2. EM RELAÇAO AOS ESTUDOS DA NOVA EXTRUTURA DA SEGURANÇA PUBLICA NACIONAL E COMO DIZIA PAULO MALUF TA UM VERDADEIRO BALAIO DE GATOS.

    ResponderExcluir
  3. PRA QUE CARGO DE DELEGADOS DE POLICIA E POLICIAIS MILITARES BACHAREIS EM DIREITO CARREIRA JURIDICA NA POLICIA ? INQUERITO POLICIAL E APENAS PEÇA INFORMATIVA. NAO TEM VALOR.

    ResponderExcluir
  4. VAMOS LER PELOS MENOS GIBI PRA COMEÇAR A CRITICAR. PRIMEIRO: SE "OFICIAL NÃO FAZ NADA" E VC QUIS SER PRAÇA, NÃO PARECE TER SIDO UMA OPÇÃO INTELIGENTE. SEGUNDO: NÃO É EXIGIDO O CURSO DE DIREITO PARA OFICIAIS, BASTA QUALQUER CURSO SUPERIOR. TERCEIRO: DEVERIA SER EXIGIDO O CURSO DE DIREITO PORQUE FORTALECE O ARGUMENTO PARA SE CONFIGURAR CARREIRA JURÍDICA O QUE BENEFICIA A TODOS.

    ResponderExcluir
  5. VOÇE SO PODIA SER OFICIAL DA PM E LEITOR DE GIBI. POLICIA MILITAR SO PRECISA DE CONHECIMENTO BASICO DO DIREITO COMO TODO CIDADAO COMUM. CARREIRA JURIDICA SO MAGISTRADOS E DEFENSORES PUBLICOS. CONTINUE LENDO, QUE TAL TEX WILLER E KIT CARSON.

    ResponderExcluir
  6. com certaza nosso oficial Pm gosta de ler gibi nao fazem nada mesmo.

    ResponderExcluir
  7. SOU OFICIAL, NÃO FAÇO NADA E GANHO MAIS QUE VOCÊ. QUANDO ABRIR CONCURSO DO CFOA VOCÊ FAZ VAI SER OFICIAL "PEBA"(SE LER PELO MENOS GIBI)

    ResponderExcluir
  8. NAO PRETENDO FAZER MAIS CONCURSO PARA ESSA AREA DE SEGURANÇA POIS SO ENCONTRAREI GENTE COM PENSAMENTOS PEQUENOS COMO VOÇE QUE GANHA MAIS QUE EU. PENSE LONGE DEIXE DE LER GIBIS E SE PREPARE PARA UMA CARREIRA JURIDICA SEJA UM MAGISTRADO QUE COM CERTEZA GANHA MUITO MAIS QUE EU E VOÇE. JUNTE O UTIL AO AGRADAVEL. FAÇA CONCURSO NA AREA JURICA. APROPOSITO JA LEU CAPITAO AMERICA.

    ResponderExcluir
  9. oficial so conheço de marinha, aeronaltica , exercito e de justiça.

    ResponderExcluir
  10. PELO MENOS TEM COINCIENCIA QUE NAO PASSA DE UM OFICIAL PEBA, PARABENS PELA SINCERIDADE. CONTINUE LENDO GIBE.

    ResponderExcluir
  11. trabalho como gari na prefeitura do recife, tenho curso de direito, quero ter tambem darreira juridica.

    ResponderExcluir
  12. sou guarda municipal tenho curso de direito,quero tambem ter carreira juridica minha duvida e se sigo com os nobres colegas delegados ou oficias da policia militar formados em direitp ? .

    ResponderExcluir
  13. Ter nível superior (qualquer area) para o CFO é uma boa, pois talvez assim entre pessoas mais educadas e maduras que saibam tratar melhor as pessoas e assimilar melhor o militarismo. Diferente de garotos de 18 anos inexperiente.

    ResponderExcluir

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.