segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ministério irá atuar junto com PM e Disque Denúncia; Polícia recebe mais reclamações de som alto na época de prévias carnavalescas

MPPE lança campanha para combater poluição sonora

Da Redação do pe360graus.com

Um problema que incomoda os ouvidos e pode provocar até doenças: A poluição sonora. Nesta segunda-feira (25), o Ministério Público de Pernambuco vai lançar uma campanha para combater esse transtorno, que conta com a ajuda do Disque Denúncia e da Polícia Militar (PM). A PM, inclusive, já trabalha com a Operação Sossego nas praias e em outros locais públicos.

Só nos primeiros 20 dias de 2010, a Central recebeu 146 reclamações de sons ou ruídos abusivos, uma média de sete ligações por dia. “A Operação Sossego trabalha de forma integrada com o BPTRAN, Dirman, Dircon, Prefeitura e Delegacia do Meio Ambiente e, dependendo da denúncia, nem precisa de equipamento para comprovar o crime, apenas a prova testemunhal da contravenção penal, ambiental e de trânsito”, explicou comandante Policiamento da Capital, Coronel Paulo Cabral (foto).

De acordo com o comandante, nesta época de prévias carnavalescas, o número de denúncias aumenta. “Nós registramos muitos problemas nessa época com festas, som alto de carros. Nesse caso, a PM deve pedir para o infrator abaixar o volume do som e se ele voltar a infringir a lei pode ser multado e/ou preso. A gente tenta conscientizar a população para evitar que nós deixemos de atender prioridades, como assalto e roubo, para cuidar de som alto”, disse.

OLINDA
No carnaval de Olinda, ligar o aparelho de som em alto volume no foco da folia pode acarretar multa de R$ 7 mil e apreensão do equipamento. A cidade conta com uma lei municipal que proíbe a utilização de aparelhos de som com a intensidade igual ou superior a 70 decibéis. A lei começou a ser aplicada, em 2001.

Segundo a Prefeitura, o som alto causa aglomeração de pessoas que se concentram em frente ao lugar para ouvir a música, o que atrapalha a passagem dos blocos carnavalescos pelas ruas da cidade. Uma equipe de funcionários vai fiscalizar a medida.

De acordo com o Governo municipal, na primeira vez o infrator vai ser alertado para abaixar o som, mas se voltar a elevar o volume será multado e terá o equipamento de som apreendido. Quem insistir na irregularidade terá de pagar uma multa do dobro do valor da inicial.

SERVIÇO
Disque Denúncia - Região Metropolitana: (81) 3421-9595
Disque Denúncia – Agreste: (81) 3719-4545

Fonte: Pe360graus

Um comentário:

  1. Existe outro número de disk denúncia (casos de som alto) para ligar??? Já liguei mais de cem vez em dias e horários diferentes e não atendem neste numero 3421.9595. Isto funciona?

    ResponderExcluir

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.