A Polícia Militar deixará de fazer a segurança interna das unidades prisionais e a escolta de presos no estado. De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso (Sejudh), Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, a mudança em alguns municípios já começou, mas a partir do dia 15 deste mês ela se estenderá para todos os presídios. Já as cadeias passaraão a ser monitoradas a partir do dia 31 deste mês.
Segundo o secretário, neste ano, mil agentes prisionais passam por treinamento, mas a partir do ano que vem a capacitação deve atingir a todas as unidades. “Após a capacitação, todos serão empossados e essa segurança já vem sendo substituída gradativamente”, afirmou.
Os 300 policiais que antes atuavam dentro dos presídios devem voltar para as ruas e ajudar na segurança. “Esses profissionais vão voltar porque são treinados especificamente para a contenção na rua e prevenção da violência. Já os agentes penitenciários vão atuar nas cadeias porque eles estão recebendo um treinamento específico para o acautelamento do reeducando”, disse o secretário.
Ainda de acordo com Carvalho, a capacitação dos profissionais será tanto na contenção armada quando na contenção desarmada. “Nas unidades onde já aconteceu a mudança, não teve mais violência, fuga e rebelião porque o treinamento específico já foi feito”, concluiu o secretário.