Informação policial e Bombeiro Militar

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Recife ganha pacto contra a violência


Recife ganha pacto contra a violência

Lançamento 

Diário de Pernambuco 

Recife terá um plano para redução da violência. O prefeito Geraldo Julio lançará hoje o Pacto pela Vida municipal, no auditório do Banco Central, na Rua da Aurora. A iniciativa é inspirada no programa contra a violência do governo do estado. A meta do projeto é reduzir por ano 12% dos crimes violentos letais intencionais da cidade, mesmo índice utilizado pelo governo do estado em 2007, quando o programa pernambucano foi lançado. O Pacto pela Vida da capital atuará, prioritariamente, em 13 bairros que concentraram 42% dos homicídios registrados em 2012.

Serão quatro eixos de atuação: controle urbano, prevenção, recuperação de situação de risco e participação popular. A Prefeitura do Recife informou que todas as secretarias do órgão estarão envolvidas no desenvolvimento do plano, que irá investir em segurança, infraestrutura, esporte, cultura e lazer. Foram mapeados os grupos de risco, entre eles os adolescentes e jovens maiores de 18 anos que não estudam e não trabalham. Entre as ações a serem implementadas pela gestão municipal estão o reforço na iluminação pública, a interação da Polícia Militar com a guarda municipal e a criação de mais espaços de lazer nas comunidades. As bibliotecas municipais e comunitárias deverão ser reformadas para integrar ações de combate à violência.

De acordo com as informações da prefeitura, haverá reuniões semanais de monitoramento para queda da criminalidade na cidade, com apresentação das ações já realizadas, os resultados e novas ideias.

O bairro dos Torrões, na Zona Oeste da cidade, foi escolhido pela Secretaria de Segurança Urbana como modelo para redução da criminalidade, com investimentos que vão desde mudanças urbanísticas até a inserção dos jovens ao mercado de trabalho. Torrões, que abriga a comunidade de Roda de Fogo, foi considerada uma das cinco áreas mais críticas da capital pernambucana. No ano passado, 18 homicídios foram registrados nos Torrões. Este ano, pelo menos cinco já foram contabilizados pela polícia no local.

Saiba mais

13 é o número de bairros
onde o programa atuará
prioritariamente

12% é a meta do Pacto pela
Vida do Recife

72 era o número de
homicídios para cada 100 mil
habitantes em 2006

38,3 era o número de
homicídios para cada 100 mil
habitantes em 2012

Mapa da Vulnerabilidade
do Recife - Áreas críticas
(CVLI / Percentual de
Jovens / Percentual de
Pobreza)

1 - Guabiraba / Barra de
Guabiraba

2 - Dois Unidos / Água Fria /
Campina do Barreto

3 - Torrões

4 - Joana Bezerra / São José

5 - Cohab / Ibura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.