Falta de energia pode ser avisada a Celpe por mensagem de celularServiço foi anunciado nesta quarta-feira (8) pela empresa. Companhia também lançou aplicativo com serviços para smartphones.
Do G1 PE
A partir desta quarta-feira (8), consumidores podem mandar mensagem de celular para avisar a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) sobre falta de energia em determinada localidade do estado. O serviço foi anunciado durante coletiva de imprensa na sede da empresa, no Recife. A companhia também passa a disponibilizar um aplicativo de serviços para smartphones. Através dele, o cliente pode solicitar vias para pagamento da conta e religação de energia, por exemplo.
Para comunicar falta de energia, basta mandar uma mensagem SMS para 27308 com o número da conta contrato. A Celpe garante enviar uma resposta em até três minutos com o tempo de estimativa de volta da energia. “Estamos no século 21. A mobilidade é essencial”, enfatizou o superintendente comercial da companhia, Luis Jorge Lira Neto. O custo do envio da mensagem será pago pelo consumidor.
Na coletiva, a Celpe também anunciou o início das solicitações de mini e microgeração de energia elétrica pelos clientes. Com a nova legislação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a companhia agora pode aprovar novas unidades de pequena geração de energia de fontes renováveis, como eólica, solar, biomassa, hidráulica e cogeração
"Nossa legislação é recente e as normas foram estabelecidas a partir deste ano. Um aspecto relevante disso é o crescimento de geração de energia por fontes alternativas. A capacidade do consumidor de desenvolver energia é um dos pontos mais importantes dessa regulamentação", disse o presidente da Celpe, Luiz Antonio Ciarlini.
Para conseguir a autorização da Celpe, o interessado deve acessar o site da companhia e ler o regulamento. O consumidor que conseguir produzir a energia estabelecida no contrato de geração, não precisará pagar a própria energia gerada. "Ele vai gerar para o consumo próprio e o que sobrar vai injetar na rede da Celpe. Essa energia que ele injetou poderá ser compensada em até 36 meses com futuros consumos, como se fosse um empréstimo de energia à Celpe", explicou o superintendente de engenharia da Celpe, Dário Soares Vale.
Para comunicar falta de energia, basta mandar uma mensagem SMS para 27308 com o número da conta contrato. A Celpe garante enviar uma resposta em até três minutos com o tempo de estimativa de volta da energia. “Estamos no século 21. A mobilidade é essencial”, enfatizou o superintendente comercial da companhia, Luis Jorge Lira Neto. O custo do envio da mensagem será pago pelo consumidor.
Na coletiva, a Celpe também anunciou o início das solicitações de mini e microgeração de energia elétrica pelos clientes. Com a nova legislação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a companhia agora pode aprovar novas unidades de pequena geração de energia de fontes renováveis, como eólica, solar, biomassa, hidráulica e cogeração
"Nossa legislação é recente e as normas foram estabelecidas a partir deste ano. Um aspecto relevante disso é o crescimento de geração de energia por fontes alternativas. A capacidade do consumidor de desenvolver energia é um dos pontos mais importantes dessa regulamentação", disse o presidente da Celpe, Luiz Antonio Ciarlini.
Para conseguir a autorização da Celpe, o interessado deve acessar o site da companhia e ler o regulamento. O consumidor que conseguir produzir a energia estabelecida no contrato de geração, não precisará pagar a própria energia gerada. "Ele vai gerar para o consumo próprio e o que sobrar vai injetar na rede da Celpe. Essa energia que ele injetou poderá ser compensada em até 36 meses com futuros consumos, como se fosse um empréstimo de energia à Celpe", explicou o superintendente de engenharia da Celpe, Dário Soares Vale.
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