Câmeras de segurança flagram assalto no Rosarinho, no Recife
Ladrões abordam duas mulheres que saíam de um carro e levam tudo. Vizinhos afirmam que suspeitos já sabem os horários da patrulha do bairro.
Do G1 PE
As câmeras de segurança de um edifício do bairro do Rosarinho, na Zona Norte do Recife , flagraram a ação de dois ladrões, no último final de semana. Uma mulher, que prefere não se identificar, viveu momentos de pânico durante o assalto. A vítima dirigia um carro vermelho. Ela estacionou na rua Caio Pereira, às 21h36. Às 21h41, cinco minutos depois, ela saiu do carro um uma amiga. Dois homens se aproximam e são rápidos, levando tudo das mulheres: bolsas, carteiras, celulares e o carro.
Na imagem gravada pela câmera de segurança de um prédio, é possível ver bem o rosto de um dos ladrões. Em seguida, eles dão marcha a ré e passam pelas mulheres que foram assaltadas. Elas pedem ajuda e entram num dos prédios da rua. Neste momento, um morador que ia sair com o carro do edifício fica sabendo o que aconteceu e vai atrás dos bandidos a pé, mas eles conseguem fugir pela Avenida Norte.
O porteiro do prédio, que viu toda a ação dos ladrões pela câmera de segurança conta que fechou o portão do prédio para impedir que acontecesse alguma coisa também com o morador que ia sair. "O homem saiu do carrro, correndo, até a esquina", afirma o porteiro, que pede para não ser identificado.
O porteiro de um outro prédio da rua disse que a área tem uma viatura da patrulha do bairro que passa com frequência pela Rua Caio Pereira. Mas, ele acredita que os ladrões estão monitorando o horário que os policiais militares passam. "A viatura sempre passa aqui de 15 em 15 minutos, mas ele [o ladrão] fica na esquina, observando o tempo que a viatura passa e o outro [ladrão] aborda. À noite eles sabem que aqui é bem movimentado, tem restaurantes, sabem que o pessoal estaciona", conta o porteiro Antônio Fragoso.
A mulher que teve o carro roubado enfrenta, além do trauma, muitos prejuízos. O veículo foi encontrado na Avenida Norte, batido, com o painel destruído e sem o aparelho de som. Muito danificado, nem parece mais um carro novo. Um estrago de mais de R$ 2 mil.
Ela contou também que não recebeu um bom atendimento na Delegacia de Casa Amarela, onde prestou queixa. "Os policiais agiram de forma muito natural dizendo que era sexta-feira e era costumeiro acontecer isso, como se fosse uma coisa muito banal", disse.
O assalto vai ser investigado pela Delegacia do Espinheiro. O delegado Sérgio Ricardo vai solicitar as imagens do circuito de segurança dos edifícios para tentar descobrir quem são os ladrões. "Nós observamos a dinâmica do crime, observamos o modus operandi [modo de operação], a forma como as vítimas foram abordadas. Nós vamos fazer o máximo desempenho para ver se descobrimos o mais rápido possível a autoria desse delito", afirma o delegado .
Ele disse ainda que a Polícia Civil conta com o apoio da Militar. "Vamos também fazer um trabalho com a Polícia Militar, haja vista que há uma programação de policiamento ostensivo no local, tanto é que existia uma patrulha do bairro nas proximidades que não conseguiu visualizar o crime
A Polícia Civil informou que em casos de mal atendimento, sem respeito ao cidadão, a população deve procurar a Ouvidoria da Secretaria de Defesa Social, que fica na Rua São Geraldo, 111, no bairro de Santo Amaro. O telefone é 0800.081.5001.
Os moradores do bairro do Rosarinho contam que vivem há tempos a rotina estressante de conviver com os assaltos. A área do bairro que inclui as ruas Regueira Costa e Caio Pereira e as avenidas Norte e Santos Dumont cresce em ritmo acelerado, por causa dos prédios que são construídos em quase toda esquina. E o bairro sofre com a violência.
O comerciante Gilberto Reis tem uma banca de revistas na região e já foi assaltado cinco vezes. A última foi no início deste ano. "Um ficou dentro do carro, outro fingiu que estava no orelhão telefonando e dois entraram. Me deitaram no chão, me roubaram e foram embora", lamenta.
É pra isso que inventaram o cartão programa, não é?
ResponderExcluirOra, e quem ordenou o cumprimento do cartão programa não sabia disso não? Isso já era mais do que esperado. Pergunta para quem teve essa ideia genial se ele consutou quem vivencia a atividade policial, se ele chamou quem está na rua e perguntou se isso iria funcionar. A criminalidade evolui, ela pensa, se utiliza do elemento surpresa. Já a policia, retroage e desfila nos grandes corredores urbanos. Nos dias de hoje está mais pra exibição eleitoral do que pra combater a bandidagem.
ResponderExcluirPura politicagem. Os nossos patroes politicos ficam dando gargalhadas da policia.
ResponderExcluirO objetivo da Patrulha do Bairro é passar a população uma "Sensação de Segurança".Não sei se o governador sabe como funciona o patrulhamento das PB's, Porque o carro chefe do governo é o pacto pela vida, porém as PB's na área do 6ºBPM não atuam nos pontos críticos de homicídios e sim nos grandes corredores. seja na frente de Hotéis, Bancos,Restaurantes e Colégios (Ricos) entre outros. Os cartões programas são muito mal feitos. A criminalidade sabe... e a policia e a população se tornam alvos fáceis.
ResponderExcluire muuuuita politicagem.... aff é mutio nojento isso!
ResponderExcluirAqui também temos o nosso cartão programa no velho sertão do pajeú e não podemos nem atender ocorrências depois da meia noite, pois se sairmos da área bancaria seremos presos em flagrante.
ResponderExcluir